Dia do Quarto de banho: Saneamento e águas subterrâneas
Os quartos de banho são especialmente importantes para manter as crianças saudáveis, seguras e na escola.
19 de Novembro é o Dia Mundial do Banheiro. Um 🚽 quarto de banho é muito mais do que um lugar para 💩 defecar - dá às crianças a oportunidade de crescer em um ambiente saudável e viver com a dignidade que cada pessoa merece!
Pare por um segundo e imagine como seria a vida sem um quarto de banho. O Dia Mundial do Quarto de banho celebra os banheiros e promove a conscientização sobre os 3,6 bilhões de pessoas que vivem sem acesso a saneamento gerido com segurança. É uma ação para enfrentar a crise global do saneamento e alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6: água e saneamento para todos até 2030.
Os quartos de banho são especialmente importantes para manter as crianças saudáveis, seguras e na escola.
Tornar o invisível visível
Enfrentamos uma crise global de saneamento. Hoje, 3,6 bilhões de pessoas ainda vivem com quartos de banho de baixa qualidade que fazem mal à saúde e poluem o ambiente. Todos os dias, mais de 800 crianças morrem de diarreia ligada a água insegura, saneamento e má higiene. Este ano, o Dia Mundial do Quarto de Banho tem como foco o impacto da crise do saneamento nas águas subterrâneas. Sistemas de saneamento inadequados espalham resíduos humanos por rios, lagos e o solo, poluindo os recursos hídricos sob nossos pés. Porém, esse problema parece ser invisível. Invisível, pois acontece no subsolo. Invisível, pois acontece nas comunidades mais pobres e marginalizadas.
A água subterrânea é a nossa fonte mais abundante de água doce. Ele abastece nossos suprimentos de água potável, sistemas de saneamento, o sector agrícola, a indústria e os ecossistemas. À medida que as mudanças climáticas pioram e as populações crescem, as águas subterrâneas se tornam cada vez mais vitais para a nossa sobrevivência. O saneamento gerido com segurança protege as águas subterrâneas da poluição de resíduos humanos. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6.2 é a promessa mundial de banheiros seguros para todos até 2030. conseguir que todos tenham um banheiro seguro até 2030.
A relação entre saneamento e águas subterrâneas não pode ser ignorada. O tempo urge. Precisamos tornar visível o invisível.
Em Angola, o programa de “Saneamento total Liderado Pelas Comunidades e Escolas em Angola” liderado pelo Ministério do Ambiente com o apoio técnico do UNICEF, não olha somente a defecação ao ar livre, mas tem a habilidade de atingir outros campos sociais nas comunidades em que se trabalha. A abordagem integra, registo de nascimento, vulnerabilidade nas familias lideradas por mães solteiras e idosos, assim como idosos que ficaram com os netos por morte dos seus filhos por VIH/SIDA ou abandono na procura de melhor vida e malnutrição em crianças. Procura melhorar o acesso a água a nível comunitário, postos de saúde e escolas.
Esta integração e trabalho de saneamento procura apoiar serviços sociais cooperando na luta contra a pobreza, criando comunidades mais resilientes as mudanças climáticas. O saneamento vai além de um quarto de banho tem uma implicação enorme no desenvolvimento económico e social das sociedades.
Consciência e liderança no saneamento
Em todo o mundo, 494 milhões de pessoas ainda praticam defecação a céu aberto e 80% das águas residuais retornam ao ecossistema sem serem tratadas ou reutilizadas, contaminando seus ambientes e fontes de água e espalhando doenças como diarreia, uma das principais causas de morte de crianças.
Para que o saneamento se torne numa realidade, é necessário um compromisso político e económico para suster programas de planos nacionais que, possam ser dirigidos, as instituições como escolas, hospitais e as comunidades, apoiados por educação ambiental forte. Sem estes elementos de liderança não teremos oportunidades de mudar o cenário actual de Angola.
