Competências verdes transformam vidas de jovens e as suas comunidade.
Para celebrar o dia Internacional da Juventude, Jovens partilham suas ideias e experiências sobre Competências Verdes no contexto angolano.

Em alusão o dia Internacional da Juventude, observado globalmente no dia 12 de Agosto, o UNICEF e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), realizaram no dia 11 de Agosto, na União dos Escritores Angolanos uma conversa de jovens sobre “Competências Verdes no contexto angolano”.
O tema escolhido para esta data procura realçar a importância da juventude para o progresso da sociedade e para o desenvolvimento sustentável. As Competências verdes para a juventude ou competências ecológicas são relevantes para todos, no entanto têm uma importância acrescida para os jovens, porque podem contribuir para a transição ecológica durante um período de tempo mais expressivo.
Dividida em três painéis a conversa teve como objectivo promover um diálogo aberto sobre o tema do dia Internacional da Juventude, traze informação e dados relevantes, promover discussões e troca de ideias sobre Competências Verdes para a juventude angolana e contribuir para incluir este tema na agenda pública.
Durante o evento, os jovens apresentaram as suas experiências, e demonstraram que depois de adquirir as devidas competência e coloca-las em prática, podem transformar as suas vidas e, algumas vezes é possível obter recursos financeiros desenvolvendo trabalhos verdes. Uma das participantes do evento é Rebeca Bento Luís, membro de uma cooperativa de catadores COLIMPA, que trata da recolha de resíduos e produz materiais reciclados. Rebeca contou a sua experiência como catadora e não escondeu a sua satisfação.
“Sinto-me muito feliz, pois realizei alguns dos meus sonhos com o dinheiro ganho no trabalho de reciclagem de resíduos. Actualmente não existe lixo, apenas material em local mal depositado, de onde podem ser recuperados, reciclados e reutilizados”.
Em representação da Fundação Otchiva que trata das questões de protecção e restauração dos Mangais, Marco Romero viu o evento como uma oportunidade de interagir com outras organizações que também lidam com questões ambientais. Disse que ”notou o interesse de todos em poder procurar mecanismo para a resolução dos problemas que afligem o meio ambiente, é sempre bom estar em ambientes do género, pois conseguimos colher, trocar experiência e conhecer os trabalhos de cada organização”.
O evento conversa de jovens, teve como destaque temáticas muito abrangentes ligadas ao meio ambiente, como mudanças climáticas, educação ambiental, reciclagem de resíduos...
Por sua vez, Ana Carina representante do Centro Dom Bosco, salientou que devem existir mais momentos como estes “acho este momento de reflexão não é o suficiente para se falar de tudo ligado as competências verdes, porque ainda há muito que se falar sobre temáticas relacionadas ao meio ambiente”.
O evento foi marcado pelas presenças do Secretário de Estado da Juventude Francisco Boaventura Canjongo Chitapa, do Coordenador Interino das Nações Unidas Edo Stork, do Representante UNICEF Andrew Trevett, oficiais do PNUD, Representantes do Ministério do Ambiente, especialistas, e membros de diferentes organizações que trabalham com o meio ambiente.
Para além do evento Conversa de jovens, a celebração do Dia Internacional da Juventude incluiu, a realização de Fóruns de Jovens dentro da iniciativa “Geração Ilimitada” uma iniciativa global multissectorial de parceria entre o público, o privado e a juventude, com o objectivo de assegurar que os jovens estejam conectados à internet, tenham acesso à conhecimento e habilidades digitais, e que sejam empoderados economicamente, através do acesso ao emprego e à oportunidades de empreendedorismo.
Sobre o Dia Internacional da Juventude
O Dia Internacional da Juventude é celebrado anualmente a 12 de agosto, o principal objectivo desta data é focar na educação e conscientização dos jovens sobre a responsabilidade que assumem como agentes activos para as mudanças que se requerem no presente com impacto no futuro.
O Dia Internacional da Juventude foi criado, originalmente, através da resolução 54/120, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, como consequência da Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos Jovens, realizada em Lisboa, Portugal.
A Assembleia Geral da ONU decretou o ano de 2010 como “Ano Internacional da Juventude”, período em que foram debatidos diversos assuntos relacionados com o tema “Diálogo e Compreensão Mútua”. Atualmente, por meio do Programa Mundial de Acção para a Juventude, a ONU incentiva ações políticas e diretrizes que ajudam a apoiar a melhoria na qualidade de vida dos jovens de todo o mundo.