10 mil caixas de produtos para ajudar a combater a desnutrição

Os produtos obtidos com o financiamento da Direcção de Ajuda Humanitária e da Protecção Civil da Comissão Europeia (ECHO), visa reduzir o impacto da COVID-19 nos serviços essenciais de saúde e sobrevivência da criança com incidência na nutrição

Heitor Lourenço
Criança mede o perimetro braquila numa unidade de saúde apoiada pelo UNICEF
UNICEF/ANG-2021/Heitor Lourenço
12 Maio 2021

Luanda, 12 de Maio de 2021 - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) entregou hoje, quarta feira, dia 12 de Maio, um pacote de produtos de insumos de saúde, nutrição e saneamento, para apoiar as acções de combate a desnutrição e reforçar a resposta do sector da saúde na província de Luanda, diante do impacto da pandemia da COVID-19.

A acção que aconteceu no Hospital Municipal dos Cajueiros, no Cazenga, a partir das 14 horas, e contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, da Delegação Provincial da Saúde e do UNICEF.

O pacote entregue inclui mais de 10 mil caixas com produtos diversos como: leite terapêutico, medidores de perímetro braquial, balanças, máscaras cirúrgicas e desparasitantes que deverão beneficiar mais de 7 mil crianças.

Uma das crianças beneficiadas é o pequeno José Francisco de 1 ano e seis meses de idade. O pequeno está a ser acompanhado pela Unidade de Nutrição do Hospital dos Cajueiros há mais de 4 dias por ter sido diagnosticado com Desnutrição Aguda Grave. Como parte do tratamento o menino recebe diariamente o suplemento nutricional disponibilizado pela Unidade Saúde graças ao apoio do UNICEF com o financiamento da ECHO.

José recebe o suplemento nutricional para combater a desnutrição
UNICEF/ANG-2021/Heitor Lourenço
José recebe o suplemento nutricional para combater a desnutrição

No acto de entrega simbólica dos suplementos, a Directora Nacional de Saúde Pública, Dra Helga Freitas, agradeceu ao financiamento da ECHO e sublinhou que “este pacote vai ajudar a reforçar o pacote de cuidados e serviços de saúde que inclui também a vacinação, o uso de mosquiteiros a desparasitação e outros, com um alto impacto na sobrevivência das crianças”

Esta acção faz parte das actividades desenvolvidas pelo UNICEF para apoiar o Governo a mitigar o impacto da COVID-19 na vida das crianças e assegurar que a crise da pandemia não se transforme numa crise dos direitos da criança com incidência na província de Luanda.

Representante Adjunto do UNICEF faz a entrega simbolica do kit para a nutrição
UNICEF/ANG-2021/Heitor Lourenço
Representante Adjunto do UNICEF faz a entrega simbolica do kit para a nutrição

O representante Adjunto do UNICEF, Andrew Trevett, afirmou que “apesar dos desafios causados pela pandemia, o UNICEF considera fundamental garantir que os serviços essenciais para a sobrevivência da criança, como o tratamento da desnutrição, continuem a ser disponibilizados, para evitar um agravamento da situação nutricional e de saúde”.

Para a aquisição dos produtos nutricionais e de saúde assim como a realização de outras actividades que constam do plano de resposta à COVID-19, o UNICEF contou com o apoio financeiro da Direcção de Ajuda Humanitária e da Protecção Civil da Comissão Europeia (ECHO) e do Governo do Japão.