U-Report Angola: jovens se unem à U-reporters em mais de 60 países

07 Dezembro 2020
U Report Angola
UNICEF

LUANDA, 07 de Dezembro 2020 - Um telefone celular com serviço de SMS vontade de mudar para melhor a vida na sua comunidade. Basta isso para participar do U-Report, a plataforma existente em mais de 60 países que agora está disponível para os e as jovens em Angola onde o projecto ganhou o nome de SMS Jovem.

Apresentada no dia 5 de Dezembro de 2020, a iniciativa chegou a Angola sob liderança do Ministério da Juventude e Desporto, em parceria com o Fundo da Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA).

Para participar do SMS Jovem, basta enviar a mensagem JUNTAR para o código 140. Como resposta, será enviada uma mensagem com cinco perguntas. As perguntas devem ser respondidas e enviadas para o mesmo código. Após esse breve procedimento, o registo é confirmado.

Os jovens constituem a maior parte da população angolana e o U-Report torna-se assim uma ferramenta importante para assegurar que este grupo da população possa participar das decisões que afectam directa ou indirectamente a sua vida.

Apesar das limitações impostas pela COVID-19 o processo de implementação da iniciativa contou com a participação de grupos de jovens, consultados por meio de encontros online, em fases importantes como a definição do pacote de informações à serem disponibilizadas na plataforma e a escolha do nome com que é chamado em Angola.

“Podemos afirmar que estamos na presença de uma ferramenta que permite uma maior aproximação aos jovens, esta parte da sociedade cheia de vontade de realizar sonhos e transformar para melhor o nosso mundo”, considerou Zahira Virani, Coordenadora Residente das Nações Unidas em Angola, durante o lançamento da iniciativa.

O U-Report permite que os jovens recebam informações diversas, mas também permite a recolha directa e rápida de dados e a sua análise pelas organizações governamentais e não-governementais e organizações internacionais envolvidas no projecto assim como a midia, por meio da divulgação dos resultados dos inquéritos.  Os inquéritos contêm  importantes perguntas sobre temas como prevenção a gravidez precoce, saúde sexual e questões especificas que interessam aos jovens. 

Os resultados dos inquéritos podem ser utilizados apenas com o propósito  de informar politicas publicas, acções  e estratégias para a juventude, bem como avaliar e mensurar o progresso nos diferentes setores relacionados a juventude e as crianças.

“Estas informações passadas pelos jovens vão ajudar a traçar politicas, a criar programas e projectos em prol da própria juventude”, disse a Ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula Sacramento.

Em Angola, o maior impacto do U-Report para além de permitir o acesso à informação, é assegurar que os tomadores de decisão e as autoridades associadas oiçam a juventude dopaís e tomem conhecimento para agir em defesa dos seus direitos e em resposta às suas necessidades e das suas comunidades, apoiando a partilha de informações fundamentais, como saúde sexual e reprodutiva, vacinação, mudanças de comportamento desejáveis, prevenção de doenças, entre outros.

Desde o seu lançamento global em 2011 pelo UNICEF, o U-Report tem sido uma ferramenta que  encoraja os jovens  a partilharem as suas perspectivas sobre os temas que consideram relevantes individualmente e nas suas comunidades. A rede envolve mais de 8 milhões de utilizadores em todo o mundo. A partir de agora, os jovens angolanos também estão a fazer parte do U-Report com o SMS Jovem.

Contacto para os media

Heitor Lourenço
Oficial de Comunicação
UNICEF Angola
Telefone: +244 936 836 015

Sobre o UNICEF

O UNICEF promove os direitos e bem-estar de todas as crianças, em tudo o que fazemos. Juntamente com os nossos parceiros, trabalhamos em 190 países e territórios para traduzir este nosso compromisso em acções concretas, centrando especialmente os nossos esforços em chegar às crianças mais vulneráveis e marginalizadas, para o benefício de todas as crianças, em qualquer parte do mundo.

Para saber mais sobre o UNICEF e o seu trabalho, siga-nos no FacebookTwitter e Instagram.