Sector de água e saneamento analisados em Seminário Nacional
O seminário teve como foco a análise dos pontos de constrangimento na prestação de serviços de Água, Saneamento e Higiene nas zonas rurais e periurbanas do país
Luanda 19 de Novembro de 2021 - O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente conjuntamente com o Ministério da Energia e Águas, com o apoio do escritório do UNICEF Angola, realizaram de 16 a 18 de Novembro, o seminário de Análise das áreas do sector de Água, Saneamento e Higiene, informado pelos riscos de alterações climáticas.
O seminário facilitado por especialistas do Instituto Internacional da Água de Estocolmo contou com a participação de técnicos dos sectores de Água e Ambiente, representantes dos Gabinetes Provinciais de Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários e representantes das Empresas Prestadoras de Serviços de Água e Saneamento.
Durante o seminário, foram utilizadas metodologias e ferramentas de diagnóstico adaptadas ao contexto angolano, para melhor compreender os principais componentes do quadro favorável no sector a nível nacional, juntamente com a avaliação dos riscos climáticos.
A avaliação dos riscos climáticos e ambientais permitiu identificar as secas e cheias urbanas como principais ameaças que afectam Angola no contexto actual.
A análise dos riscos climáticos conclui também que as etnias do Sul de Angola são as mais expostas ás alterações climáticas, primeiro por viverem em zonas de maior incidência das ameaças, e segundo pela forma de vida dependente dos recursos naturais.
A análise de risco ainda mostrou que as infraestruturas de água, saneamento e higiene, tanto nas zonas rurais como urbanas, estão muito expostas as ameaças, e não são resilientes. Igualmente, os resultados mostraram que existe um risco alto de dano as infraestruturas não ligadas principalmente a água, como por exemplo estradas, taludes, linhas de telecomunicação ou eletricidade, as que têm uma grande exposição e sofrem muito em caso de cheias.
Os três dias de trabalho serviram para definir as 10 principais prioridades para melhorar o desempenho do sector de água e saneamento, e assegurar o cumprimento das metas 1 e 2 do Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 6 em Angola.
As prioridades, definidas no final do seminário servirão como orientação para os principais actores do sector, no processo de elaboração dos diferentes planos nacionais, provinciais e municipais em desenvolvimento.
No final do seminário os participantes assinaram a declaração conjunta como sinal do compromisso para eliminar os pontos de constrangimento que condicionam os avanços no sector.
Contacto para os media
Sobre o UNICEF
O UNICEF promove os direitos e bem-estar de todas as crianças, em tudo o que fazemos. Juntamente com os nossos parceiros, trabalhamos em 190 países e territórios para traduzir este nosso compromisso em acções concretas, centrando especialmente os nossos esforços em chegar às crianças mais vulneráveis e marginalizadas, para o benefício de todas as crianças, em qualquer parte do mundo.
Para saber mais sobre o UNICEF e o seu trabalho, siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram.