Ministério do Ambiente apresentou projecto piloto para melhorar saneamento na comunidade
O projecto surge como resultado de uma parceria entre o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente (MCTA) e o UNICEF com o financiamento do Fórum de Diálogo Índia, Brasil e África do Sul (IBAS)
O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente lançou na segunda feira, 11 de Abril de 2022, o projecto para melhorar o saneamento na comunidade denominado “Saneamento Condominial Simplificado”, em parceria com Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
O acto de apresentação do projecto aconteceu durante a cerimónia de assinatura, efectuada pelo Ministro da Cultura Turismo e Ambiente, Filipe Zau e o Representante do UNICEF em Angola, Ivan Yerovi.
Orçado em cerca de 974,000 de dólares e com a duração de dois anos, o projecto vai reforçar a capacidade das entidades públicas e privadas que se ocupam do saneamento urbano e periurbano e envolver organizações da sociedade civil na gestão de resíduos através da reciclagem.
Todas estas acções serão baseadas na partilha de conhecimentos com instituições dos países que compõem o Fundo IBAS, em particular, do Brasil, tratando-se de um forte exemplo de como os países podem beneficiar de experiências comuns no sector de saneamento.
O projecto de Saneamento Condominial Simplificado será implementado em Viana e é baseado na Engenharia Social combinando tecnologias inovadoras de construção com o envolvimento comunitário e das autoridades locais na implementação de sistemas de esgoto sanitário simplificado, gestão de resíduos e promoção de acções para melhorar a saúde pública na comunidade.
Com esta iniciativa, será implementada uma solução inovadora, para procurar dar resposta ao deficiente saneamento e inadequadas práticas de higiene. Estas têm sido as principais causas de doenças infeciosas, que contribuem para a desnutrição e mortalidade infantil. A defecação ao ar livre, comum nos meios periurbanos e rurais, pode levar à propagação de doenças hídricas, entre elas, surtos de cólera e diarreia.
Participam do evento de lançamento representantes de diferentes Departamentos Ministeriais; do Governo da Província de Luanda; Administração de Viana e representantes das Embaixadas da Índia, Brasil e África do Sul.
Sobre o IBAS
O Fundo IBAS é a face mais visível do Fórum de Diálogo Índia, Brasil e África do Sul (IBAS) criado em Junho de 2003. O fundo, por sua vez, foi criado em 2004 e financia vários projectos de infraestrutura social em países menos desenvolvidos. Os recursos do fundo são geridos pelo Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul (UNOSSC, sigla em inglês).
Contacto para os media
Sobre o UNICEF
O UNICEF promove os direitos e bem-estar de todas as crianças, em tudo o que fazemos. Juntamente com os nossos parceiros, trabalhamos em 190 países e territórios para traduzir este nosso compromisso em acções concretas, centrando especialmente os nossos esforços em chegar às crianças mais vulneráveis e marginalizadas, para o benefício de todas as crianças, em qualquer parte do mundo.
Para saber mais sobre o UNICEF e o seu trabalho, siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram.