Governo do Japão disponibiliza 350.000 dólares para o programa de nutrição na província da Huíla

Os recursos disponibilizados por meio do UNICEF servirão para apoiar cerca de 10.000 crianças com serviços de nutrição nas comunidades e unidades de saúde no município do Lubango

16 Março 2022

Luanda 14 de Março 2022 - O Governo do Japão apoia o UNICEF Angola nas suas acções de combate a desnutrição na província da Huila, uma das províncias afectadas pelos efeitos das mudanças climáticas no sul de Angola.

O apoio do Governo Japonês é avaliado em mais de 350 mil dólares e servirá para fortalecer a prestação de serviços para prevenir e tratar a desnutrição no município do Lubango onde acorrem vários casos de desnutrição aguda severa com complicações, provenientes dos municípios vizinhos.

Os recursos servirão também para adquirir cerca de 2.400 caixas de alimentos terapêuticos prontos para usar, 600 caixas de leite terapêutico e 100 pacotes de fitas para medição do perímetro braquial de crianças, usadas durante as triagens.

É urgente darmos resposta a situação de desnutrição pois cada dia de atraso no tratamento de uma criança tem um impacto negativo na sua vida e aumenta o risco desta não sobreviver”, apela Ivan Yerovi, Representante do UNICEF em Angola.

Acreditamos que o tradicional apoio do Governo do Japão vem reforçar as acções que temos estado a realizar em várias províncias do sul em coordenação com os Governos locais”. acrescenta o Representante do UNICEF. .

O Governo do Japão junta-se a este esforço como materialização do compromisso assumido em 2021 durante a Cúpula Nutrição para o Crescimento, para atingir o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 2, relacionado com o alcance da fome zero.

Este apoio proposto à Angola vem demonstrar também o compromisso com a melhoria de vida das populações vulneráveis ​​confrontadas com desafios nutricionais face às alterações climáticas e à COVID-19.

As actividades de nutrição financiadas pelo Governo do Japão e incluídas nesta intervenção, apoiarão o fortalecimento do sistema de saúde e a capacitação das mulheres para reconhecer os sinais de desnutrição e agir rapidamente a fim de salvar as crianças desnutridas.

Para além da Huíla o UNICEF trabalha em mais seis províncias de Angola onde apoia os programas de combate a desnutrição com actividades de reforço das capacidades dos técnicos de saúde, disponibilização de suplementos nutricionais, reforço da supervisão e monitoração assim como o acompanhamento dos casos de desnutrição na comunidade.

Contacto para os media

Heitor Lourenço
Oficial de Comunicação
UNICEF Angola
Telefone: +244 936 836 015

Sobre o UNICEF

O UNICEF promove os direitos e bem-estar de todas as crianças, em tudo o que fazemos. Juntamente com os nossos parceiros, trabalhamos em 190 países e territórios para traduzir este nosso compromisso em acções concretas, centrando especialmente os nossos esforços em chegar às crianças mais vulneráveis e marginalizadas, para o benefício de todas as crianças, em qualquer parte do mundo.

Para saber mais sobre o UNICEF e o seu trabalho, siga-nos no FacebookTwitter e Instagram.