Fortalecimento da capacidade institucional nas áreas de Gestão e Redução do Risco de Desastres.

Trata-se de uma iniciativa conjunta, cofinanciada pelo UNICEF e o PNUD em apoio ao Governo de Angola, enquadrada nos esforços do fortalecimento da capacidade institucional nas áreas de Gestão e Redução do Risco de Desastres.

26 Maio 2023
UNICEF,UNDP and Angola State Officials
UNICEF Angola/2023

Maputo 25 de Maio de 2023 - Uma equipa técnica multissetorial liderada pelo Serviço de Protecção Civil e Bombeiros de Angola, encontra-se desde o dia 23 de Maio em Moçambique no âmbito da Cooperação Sul-Sul com o Instituto Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres – INGD de Moçambique. 

Trata-se de uma iniciativa conjunta, cofinanciada pelo UNICEF e o PNUD em apoio ao Governo de Angola, enquadrada nos esforços do fortalecimento da capacidade institucional nas áreas de Gestão e Redução do Risco de Desastres.

A delegação integra 15 técnicos de diversos departamentos ministeriais  e institutos Nacionais  como   integram também representantes provenientes das províncias do Cunene e Huíla.  

A missão que decorrerá de 23 -30 de Maio abordará vários temas de interesse comum no quadro da Gestão e Redução de Riscos de Desastres dentre os quais a destacar: o processo de elaboração do Plano Nacional de Contigência, Sistema de Aviso Prévio, estabelecimento e funcionamento dos Comités Locais de Gestão de Calamidades, Mapeamento com Recurso a Drones, funcionamento do Centro Nacional Operativo de Emergência, Desenvolvimento das Zonas Áridas e Semi-Áridas, Processos de Reassentamento pós Desastres, e o Fundo de Gestão de Desastres. Está previsto também, a realização de um exercício de simulação de resposta a uma emergência.

Espera-se que a Cooperação Sul-Sul Angola/Moçambique sirva de uma iniciativa catalítica para a consolidação e fortalecimento do processo e estruturas de Gestão e Redução de Riscos de Desastres em Angola.

Contacto para os media

Heitor Lourenço
Oficial de Comunicação
UNICEF Angola
Telefone: +244 936 836 015

Sobre o UNICEF

O UNICEF promove os direitos e bem-estar de todas as crianças, em tudo o que fazemos. Juntamente com os nossos parceiros, trabalhamos em 190 países e territórios para traduzir este nosso compromisso em acções concretas, centrando especialmente os nossos esforços em chegar às crianças mais vulneráveis e marginalizadas, para o benefício de todas as crianças, em qualquer parte do mundo.

Para saber mais sobre o UNICEF e o seu trabalho, siga-nos no FacebookTwitter e Instagram.