Declaração de Ivan Yerovi, Representante do UNICEF em Angola, sobre o assassinato brutal de duas meninas em Cacuaco, Luanda

19 Novembro 2020

LUANDA, 19 Novembro 2020 –  “O UNICEF tomou conhecimento dos relatos de que duas meninas foram encontradas assassinadas no Município de Cacuaco, em Luanda. Expressamos nossas profundas e sinceras condolências a suas famílias. Nenhuma palavra é suficiente para consolar as famílias enlutadas.

“Estamos horrorizados com esses actos violentos relatados e os condenamos nos termos mais fortes possíveis.

“A perda sem sentido destas duas crianças perturbou-nos a todos. A natureza bárbara desse crime relatado é profundamente angustiante.

“Muitas pessoas fecham os olhos às muitas formas de violência contra as crianças. Isso não deve ser aceitável em nenhuma sociedade. É nossa responsabilidade colectiva garantir que as crianças tenham a protecção de que precisam para prosperar.

“O UNICEF apela ao Governo, às famílias e à comunidade para que façam tudo ao seu alcance para garantir que as crianças sejam melhor protegidas.

“UNICEF apoia os esforços do Governo de Angola na consolidação de um sistema de garantias de direitos para crianças vítimas de violência, por meio do fortalecimento de mecanismos comunitários de protecção da criança através da colaboração com as redes de protecção e parceiros da sociedade civil, de modo a prevenir ameaças ao bem-estar infantil. Tem sido parte do trabalho do UNICEF prestar assistência para melhorar as políticas e os serviços que protegem as crianças angolanas, para que cada uma delas cresça num ambiente seguro, livre de qualquer forma de violência.

“Na luta contra toda e qualquer forma de violência, exploração e abuso contra a criança, apelamos a promoção da colaboração e coordenação entre os sectores, o fortalecimento das instituições de referência e a gestão de casos, assim como a conscientização sobre os serviços de atendimento e promover o acesso aos referidos serviços.”

Contacto para os media

Emanuel Paim
Oficial de Comunicação
UNICEF Angola
Telefone: +244936185551

Sobre o UNICEF

O UNICEF promove os direitos e bem-estar de todas as crianças, em tudo o que fazemos. Juntamente com os nossos parceiros, trabalhamos em 190 países e territórios para traduzir este nosso compromisso em acções concretas, centrando especialmente os nossos esforços em chegar às crianças mais vulneráveis e marginalizadas, para o benefício de todas as crianças, em qualquer parte do mundo.

Para saber mais sobre o UNICEF e o seu trabalho, siga-nos no FacebookTwitter e Instagram.