Vozes

A partir do campo

Blogs

Celebridades

Parcerias

Parcerias com ONGs

Parcerias com o sector privado

Notícias

 

Parcerias

© UNICEF/MOZA-01783/G.Pirozzi

Uma parceria mais forte

Moçambique fez uma recuperação inspiradora de um passado difícil. No entanto, o seu desenvolvimento continua a ser prejudicado pelo HIV e SIDA, pela pobreza e por calamidades naturais.

A necessidade de ultrapassar estes desafios e continuar a melhorar a qualidade de vida de todos os Moçambicanos está a incentivar os parceiros de desenvolvimento a trabalhar em conjunto de formas novas e produtivas.

A assistência para o desenvolvimento em Moçambique está a tornar-se mais eficaz à medida que os parceiros harmonizam e alinham os seus objectivos e actividades em torno das prioridades de desenvolvimento nacional. Implementaram-se mecanismos de financiamento tais como fundos comuns e apoio directo ao orçamento para tornar a atribuição de recursos mais flexível e mais relevante para as necessidades do país.

No âmbito deste enquadramento, as abordagens a nível do sector (conhecidas como SWAPs) operacionais em vários sectores, permitem aos parceiros de desenvolvimento, incluindo o UNICEF, trabalhar em conjunto de forma abrangente e coordenada para apoiar os programas liderados pelo Governo para um sector específico.

Em conjunto com outros parceiros, o UNICEF defende prestar mais atenção aos direitos das crianças nos planos para a redução da pobreza.

A segunda Estratégia Nacional para a Redução da Pobreza 2006-2009 (PARPA II) define metas claras e periodicidade para a realização dos direitos das crianças, de acordo com os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e a Convenção sobre os Direitos da Criança.

Parcerias com todos

Responder às demandas de desenvolvimento em Moçambique requer fortes parcerias com uma multiplicidade de actores. UNICEF trabalha com parceiros a todos os níveis da sociedade para assegurar que as crianças e mulheres Moçambicanas recebam a melhor oportunidade para a sobrevivência, desenvolvimento e protecção.

Com o sector privado, o UNICEF está a desenvolver parcerias novas e inovadoras para as mulheres e crianças. A Iniciativa de Parcerias com o Sector Privado reconhece o impacto positivo que este sector pode ter nos desafios de desenvolvimento enfrentados pelo país.

Com os parceiros de desenvolvimento nacionais e internacionais, o UNICEF forja alianças para melhorar os mecanismos de assistência ao desenvolvimento e mobilizar recursos para beneficiar crianças e mulheres.

A nível nacional, o UNICEF apoia o Governo no desenvolvimento de políticas nacionais e planos de acção que são centrados na criança e sensíveis ao género.

UNICEF trabalha com as autoridades provinciais e distritais através do reforço da sua capacidade de providenciarem serviços de qualidade para crianças e mulheres.

Ao nível da base, UNICEF associa-se a jovens, associações de pessoas vivendo com HIV e SIDA, famílias e líderes comunitários, facilitando a sua capacitação e habilitação para tomar conta do seu próprio desenvolvimento.

 

 
Search:

 Email this article

unite for children