Participa!

Informa-te e participa!

Programas de rádio e de televisão de criança para criança

Clube dos Bradas

Grupo de Teatro do Oprimido (GTO)

Notícias

 

Programas de rádio e de televisão de criança para criança

© UNICEF Moçambique

Um mar de oportunidades para te expressares

Sabias que tens agora mais oportunidades do que nunca de partilhar as tuas ideias, as tuas opiniões e pontos de vista com milhares de crianças, adolescentes e jovens como tu em quase todo o país?

Podes sim, através da rádio e da televisão!

Desde o ano 2000, o UNICEF tem estado a apoiar o programa da criança na Rádio Moçambique, para criar mais oportunidades para que as crianças e os adolescentes possam exercer o seu direito à participação e poderem expressar os seus pontos de vista.

A Rádio Moçambique tem agora cerca de 34 programas da criança em todo o país, difundidos em 18 línguas nacionais e em Português.

No ano 2005, o Fórum de Rádios Comunitárias (FORCOM) juntou-se à iniciativa e iniciou também a produção e apresentação de programas de rádio de criança para criança. Estes são actualmente transmitidos em cerca de 50 rádios comunitárias em todo o país.

Mais ou menos na mesma altura, também com o apoio do UNICEF e parceiros, a Televisão de Moçambique (TVM) iniciou um programa de televisão de criança para criança chamado “Roda Viva”. Este programa é produzido e apresentado por crianças dos 10 aos 17 anos e dispõe de vários jovens repórteres da tua idade em todas as delegações provinciais da TVM.

Que têm estes programas de diferente?

São dos poucos programas de rádio e de televisão, em todo o mundo, que são produzidos e apresentados por crianças e adolescentes bem preparados.

Os programas são apresentados na tua linguagem, por apresentadores da tua idade que entendem as tuas preocupações e dúvidas.

© UNICEF Moçambique/E.Machiana

São programas quase sempre interactivos, com espaços para participares em directo através do telefone ou mesmo com a tua presença nos estúdios. Muito frequentemente os programas são produzidos e transmitidos em directo a partir das escolas e bairros.

O Clube

Sabias que para além dos programas que vão para o ar, existem clubes das crianças e adolescentes que participam nos programas, onde podes ir debater ideias e ter acesso à muitos materiais educativos e informativos? Estes clubes estão nas próprias rádios e televisão, e interagem bastante com os clubes das escolas. 

Que assuntos são abordados

Para além de muito entretenimento com música variada, adivinhas, e concursos com prémios, os programas que vão para o ar e os debates no clube abordam temas importantes para tua informação como:

  • Assuntos relacionados com as matrículas, com o início do ano escolar, com os exames que tens de fazer; 

  • A prevenção do abuso e da violência contra crianças e adolescentes;

  • A prevenção da infecção pelo HIV;

  • O combate ao estigma e discriminação de pessoas vivendo com HIV e SIDA;

  • O apoio às crianças tornadas órfãs e vulneráveis; 

  • Assuntos de saúde pública como as boas práticas de higiene pessoal e colectiva e a prevenção de doenças como a cólera e a malária;

  • Educação nutricional;

  • Protecção do meio ambiente;

  • Direitos da criança;

  • Muitos outros temas.

Que deves fazer para participar

Sintoniza a Rádio Moçambique, a rádio da tua comunidade ou a TVM, fica atento à programação e informa-te sobre os horários do programa da criança.
 
Queres participar nos programas a partir do estúdio e nas sessões organizadas no clube? Então procura os coordenadores do programa da criança da Rádio Moçambique e da TVM nas respectivas sedes em Maputo ou tua província, ou procura os coordenadores do programa da criança da rádio da tua comunidade. Encontrarás a orientação necessária.

Sintoniza-te e participa!!!

 

 
Search:

 Email this article

unite for children