Participa!

Informa-te e participa!

Programas de rádio e de televisão de criança para criança

Clube dos Bradas

Grupo de Teatro do Oprimido (GTO)

Notícias

 

Clube dos Bradas

© UNICEF Moçambique

Tens entre 12 a 14 anos? Já procuraste saber se na tua escola, na rádio da tua comunidade, ou na delegação da Rádio Moçambique na tua cidade, já tem um “Clube dos Bradas”? Não percas mais tempo e procura logo. Não fiques de fora. Participa!

O que é?

O “Clube dos Bradas” é um clube constituido por um grupo de adolescentes dos 12 aos 14 anos, que se juntam para fazer actividades na escola ou na comunidade onde vivem. Mas não é um clube qualquer.

Este clube é guiado por princípios e valores muito próprios e importantes, como o espírito participativo e de iniciativa, de respeito e entre-ajuda, e também pela vontade de aprender e ter muita diversão.

O “Clube dos Bradas” faz parte de um programa implementado pelo Ministério da Educação, a N’weti Comunicação para a Saúde e activistas da RENSIDA, com apoio do UNICEF, do CNCS e da Agência Sueca para o Desenvolvimento Internacional, entre outros parceiros.

O que se faz no “Clube dos Bradas”

No “Clube dos Bradas”:

  • Obtens informação sobre vários assuntos que te dizem respeito;

  • Aprendes habilidades importantes para fazeres escolhas bem informadas na tua vida, como por exemplo sobre saúde sexual, questões relacionadas com a gravidez na adolescência, com o namoro na tua idade, como identificar, prevenir e proceder em caso de abuso e violação dos teus direitos, e muitos outros assuntos;

  • Adquires mais conhecimentos sobre a tua comunidade e sobre o mundo;

  • Convives com adolescentes da tua idade que têm ideias, estórias, experiências e iniciativas para partilhar contigo, e encontrar aconselhamento também de pessoas mais adultas que te entendem e que podem ajudar-te. Cada Clube tem pelo menos um facilitador especializado;

  • Desenvolves projectos que o grupo pode implementar;

  • Ganhas maior consciência sobre os desafios da sociedade em que vives e participas na busca de soluções locais efectivas e apropriadas;

  • Conheces melhor os teus direitos, mas também as tuas responsabilidades como adolescente;

  • Participas em concursos muito interessantes;

  • Divertir-te muito! Mas muito mesmo!

© UNICEF/MOZA-02775/Roger Lemoyne

Como circula a informação dos “Clubes dos Bradas”?

Para além dos encontros regulares com os membros do clube, podes partilhar e receber informação através dos seguintes meios:

  • O jornal “O Brada”, que é gratuito e fornece muita informação do teu interesse, sobre os teus direitos, sobre habilidades de vida para poderes enfrentar melhor os desafios próprios da tua idade. Tem também jogos e adivinhas. Mais importante ainda, é um jornal no qual podes participar publicando as estórias que escreves, os desenhos que fazes e as fotografias que tiras, e enviando ideias e sugestões.

  • Os Clubes dos Bradas nas rádios, que desenvolvem programas de rádio para crianças e adolescentes, nos quais são divulgadas as actividades e micro-projectos desenvolvidos pelos Clubes das escolas, muita informação do teu interesse e dicas sobre habilidades de vida, entre outros temas. Os Clubes nas rádios estimulam também os adultos a ouvirem os programas produzidos por crianças e adolescentes dos Clubes dos Bradas, para que possam estar informados sobre os seus sonhos, problemas, actividades desenvolvidas e opiniões.

  • O livro “Os Bradas – O amanhã começa hoje”, que é destinado a alunos entre os 12 e 14 anos de idade, providencia informação e traz para debate temas como a importância da participação, da comunicação entre pais e filhos, a sexualidade, a violação sexual de menores, o crescimento e a puberdade, a resolução de problemas sem violência, o estigma e discriminação em torno da deficiência e do HIV e SIDA, entre outros temas. Trás também exemplos reais de situações de violação dos direitos da criança em Moçambique, para tua informação e consciência.

  • A Caixa Correito + Bradas, que está também disponível nos “Clubes dos Bradas”, onde podes depositar toda a correspondência relacionada com o Clube, incluindo tuas sugestões e projectos. A “Caixa Correio + Bradas” está acessível aos membros do Clube e às outras crianças.

Que deves fazer para te juntares ao clube

Verifica na tua escola e na rádio da tua comunidade, ou Rádio Moçambique na tua cidade, se já está formado um “Clube dos Bradas” e procura o respectivo “facilitador” para te dar a orientação necessária.

Podes também escrever uma carta para:

N’weti Comunicação para Saúde
Projecto Clube dos Bradas
Rua José Macamo. n° 284, Maputo, Caixa Postal 2034

Poder enviar fax para o número 21 485256

Ou ainda escrever SMS ou ligar para a Coordenadora dos Clubes dos Bradas, a Vanessa Macamo, através do número 827641788.

Informa-te e participa!!!

 

 
Search:

 Email this article

unite for children