Imprensa

Centro de imprensa

Notícias

Comunicados de imprensa

Discursos oficiais

Vídeos

Fotografias

Rede de jornalistas amigos da criança

Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão

Calendário de eventos

Informação prática

Contacte-nos

Galeria de fotos

 

Membros do Comité das Relações Exteriores do Parlamento Holandês visitaram famílias chefiadas por pessoas idosas

Ingrid de Caluwe (VVD) e  Henk Jan Ormel (CDA)
© UNICEF Mozambique
Membros da delegação Ingrid de Caluwe (VVD) e Henk Jan Ormel (CDA) durante a introdução feita pela DPMAS e pelo UNICEF.

MAPUTO, Moçambique, 23 Agosto 2011 - Ontem, sete membros do Comité das Relações Exteriores do Parlamento Holandês fizeram uma visita de terreno a uma comunidade em Inhamízua, nos arredores da cidade da Beira, onde se reuniram com membros do Comité Local de Protecção à Criança e visitaram famílias chefiadas por pessoas idosas que beneficiam do Programa de Subsídio de Alimentos (PSA) do Governo.

Depois de uma exposição apresentada pelo Director Provincial da Mulher e Acção Social (DPMAS), Sr. José Diquissone, e pela Chefe do Programa de Protecção à Criança do UNICEF, Sra. Mayke Huijbregts, os membros da delegação usaram dessa oportunidade para conhecer e interagir com os membros do Comité Local de Protecção à Criança, bem como com os membros da comunidade.

Acompanhada por dois assistentes sociais, a delegação em seguida, fez visitas domiciliares, onde os políticos tomaram conhecimento sobre a situação de famílias chefiadas por idosos. Muitos dos idosos (avós e avôs das crianças) denotavam cansaço, devido à idade avançada, e manifestaram possuir renda muito baixa para satisfazer as necessidades básicas das crianças sob seus cuidados, e muitas das crianças foram privadas de cuidados básicos parentais.

Jesper Morch
© UNICEF Mozambique
Jesper Morch, Representante do UNICEF e Wassila Hachchi, membro do Partido para a Democracia (D66).

Durante a visita à comunidade, a delegação parlamentar também recebeu uma informação detalhada sobre o Programa de Registo de Nascimento, que beneficia consistentemente da assistência do Governo Holandês. No âmbito desse programa, em todo o País, mais de 8,8 milhões de crianças e adultos foram oficialmente registadas, ganhando assim uma identidade, os direitos de cidadania e acesso a serviços.

Os membros da delegação ficaram bastante comovidos pelo nível de pobreza que encontraram e exprimiram estarem preocupados com o que possa vir a acontecer com as crianças quando suas avós e seus avôs morrerem. 

Para mais informações, favor contactar

Arild Drivdal, UNICEF Moçambique, tel. (+258) 21 481 100; email: maputo@unicef.org

Gabriel Pereira, UNICEF Moçambique, tel. (+258) 21 481 100; email: maputo@unicef.org

 

 

 

 

Facebook


Search:

 Email this article

unite for children