Imprensa

Centro de imprensa

Notícias

Comunicados de imprensa

Discursos oficiais

Vídeos

Fotografias

Rede de jornalistas amigos da criança

Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão

Calendário de eventos

Informação prática

Contacte-nos

Galeria de fotos

 

Jesper Morch, Representante do UNICEF e Parlamentares Holandeses visitam províncias do centro de Moçambique

Jesper Morch
© UNICEF Mozambique
No Distrito de Angónia (Tete), Jesper Morch, Representante do UNICEF inaugurou uma sala de aulas construída sob os auspícios da Iniciativa Um Milhão.

MAPUTO, Moçambique, 22 Agosto 2011 - Entre os dias 17 e 22 de Agosto corrente, o Representante do UNICEF em Moçambique, Sr. Jesper Morch, esteve visitando as províncias de Tete, Manica e Sofala.

Em Tete, o Representante visitou uma aldeia rural numa zona remota do distrito de Tsangano, perto da fronteira com o Malawi, para observar o programa de perfuração de água rural implementadas no âmbito da Iniciativa Um Milhão. A aldeia é quase inacessível e as viagens de carro só são possíveis na estação seca. Durante a visita à aldeia, o Representante reuniu-se com o Administrador do Distrito e funcionários de uma empresa mista (Moçambique e África do Sul) privada de perfuração contratada para abrir poços no âmbito do programa.

O Representante também visitou as instalações do Hospital Distrital de Tsangano e reuniu-se com profissionais de saúde do hospital. Depois, para reconhecer o trabalho realizado por uma Comunidade Livre do Fecalismo a Céu Aberto, no distrito de Angónia, o Representante fez a inauguração de uma sala de aulas construída no âmbito da Iniciativa Um Milhão. Ele também visitou um centro de reassentamento apoiado pela empresa Rio Tinto em Mwaladzi, no distrito de Moatize.

Nos dias 21 e 22 de Agosto, o Representante e outro pessoal do UNICEF, acompanharam a Embaixadora do Reino dos Países Baixos em Moçambique, a Sra. Frédérique de Man, e um grupo de sete parlamentares holandeses em visita de campo aos projectos de desenvolvimento nas províncias de Manica e Sofala, que beneficiam da assistência dos Governos Holandês e Moçambicano, bem como do UNICEF.

Jesper Morch, Sam Godfrey
© UNICEF Mozambique
Jesper Morch, Representante do UNICEF e Sam Godfrey, Chefe do Programa de Água, Saneamento e Higiene do UNICEF, conversando com um empreiteiro que faz perfurações no Distrito de Tsangano.

Os parlamentares são membros da Comissão dos Assuntos Externos do Parlamento Holandês e representam seis partidos diferentes do espectro político dos Países Baixos. A visita permitiu aos parlamentares ter uma oportunidade para observar na prática os esforços de desenvolvimento financiados pelo Governo Holandês e de interagir com os parceiros de desenvolvimento, tais como o UNICEF e o FIPAG.

Posteriormente, os parlamentares acompanhados por funcionários do Governo e do UNICEF, visitaram programas de protecção social, incluindo visitas de campo a famílias chefiadas por crianças e foram tomar contacto com o programa nacional de registo de nascimento em Sofala. 

Para mais informações, favor contactar

Arild Drivdal, UNICEF Moçambique, tel. (+258) 21 481 100; email: maputo@unicef.org

Gabriel Pereira, UNICEF Moçambique, tel. (+258) 21 481 100; email: maputo@unicef.org

 

 

 

 

Facebook


Search:

 Email this article

unite for children