Imprensa

Centro de imprensa

Notícias

Comunicados de imprensa

Discursos oficiais

Vídeos

Fotografias

Rede de jornalistas amigos da criança

Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão

Calendário de eventos

Informação prática

Contacte-nos

Galeria de fotos

 

Semana Mundial do Aleitamento Materno de 2011: "Fale comigo sobre a amamentação"

Semana Mundial do Aleitamento Materno de 2011
© MISAU
O aleitamento materno é a intervenção mais eficaz para evitar mortes de crianças.

MAPUTO, Moçambique, 22 Agosto 2011 – No período de 22 a 28 de Agosto deste ano, Moçambique vai comemorar a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Será o vigésimo aniversário deste evento, que visa destacar a importância do Aleitamento Materno para as crianças, mães, famílias e sociedade como um todo. O aleitamento materno é a intervenção mais eficaz para evitar mortes de crianças. Com as práticas de aleitamento materno adequado, pelo menos 13 por cento das mortes em crianças menores de cinco anos poderia ser evitada. Em Moçambique, apenas 36 por cento das crianças com menos de seis meses recebem aleitamento materno exclusivo.

Mesmo que este seja um aumento em relação a 2003, quando a taxa foi de 30 por cento, ainda é muito inferior ao que é desejável. Apenas 63 por cento das mães de recém-nascidos iniciaram aleitamento materno na primeira hora após o nascimento, como é recomendado. Enquanto 54 por cento das crianças entre 20 e 23 meses de idade recebem leite materno, a duração média do aleitamento materno desceu de 22 para 18 meses entre 2003 e 2008.

O aleitamento materno contribui para a realização dos seguintes Objectivos de Desenvolvimento do Milénio: 1 (sobre a fome e a pobreza); 3 (sobre igualdade de género); 4 (sobre a mortalidade infantil); e 5 (sobre a mortalidade materna). As mães são informadas sobre o aleitamento materno nas unidades sanitárias e em outras ocasiões, mas elas ainda enfrentam obstáculos durante o aleitamento materno, por exemplo, apoio insuficiente por parte dos empregadores e membros da família e da comunidade.

aleitamento materno
© MISAU
Para melhorar a aceitação do aleitamento materno, a comunicação é crucial.

O aconselhamento individual e apoio prático para as mães ainda são fracos no sistema de saúde. Para melhorar a aceitação do aleitamento materno, a comunicação é crucial - o tema deste ano "Fale comigo sobre amamentação" é, portanto, muito apropriado.

A comunicação sobre o aleitamento materno deve atingir não apenas as mães, mas também membros da família, os membros da comunidade, os empregadores e outros que possam construir uma rede de apoio para as mães. Além da comunicação já estabelecida nas unidades sanitárias, as pessoas também são incentivadas a identificar novos canais de comunicação como a internet, redes sociais (email, facebook, twitter, skype…), celulares e as actividades artísticas.

O UNICEF apoia os esforços do Ministério da Saúde na divulgação de informações sobre o aleitamento materno, fortalecendo a implementação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), introduzindo uma abordagem padronizada para o aconselhamento de alimentação infantil em comunidades, e acompanhamento do Código Nacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno.

Para mais informações, favor contactar

Arild Drivdal, UNICEF Moçambique, tel. (+258) 21 481 100; email: maputo@unicef.org

Gabriel Pereira, UNICEF Moçambique, tel. (+258) 21 481 100; email: maputo@unicef.org

 

 
Search:

 Email this article

unite for children