Imprensa

Centro de imprensa

Notícias

Comunicados de imprensa

Discursos oficiais

Vídeos

Fotografias

Rede de jornalistas amigos da criança

Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão

Calendário de eventos

Informação prática

Contacte-nos

Galeria de fotos

 

MISA-Moçambique lança terceiro relatório "A Criança na Imprensa - análise da cobertura jornalística 2010"

© UNICEF Moçambique
Terceiro relatório "A Criança na Imprensa - análise da cobertura jornalística 2010"

MAPUTO, Moçambique, 15 Agosto 2011 – Na passada Sexta-feira, na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), o Instituto de Comunicação Social da África Austral em Moçambique, mais conhecido por MISA-Moçambique, fez o lançamento do terceiro relatório "A Criança na Imprensa - análise da cobertura jornalística 2010".

O relatório é uma análise de mais de 1.600 artigos publicados sobre as crianças e os problemas das crianças em 2010. Ele faz um balanço do estado e o progresso na reportagem sobre as crianças e os direitos das crianças na imprensa moçambicana e documenta as realizações, os desafios e as tendências. O relatório também destaca as principais questões abordadas pela imprensa, tais como a pobreza infantil, privações, disparidades e a situação das crianças vulneráveis.

Jesper Morch
© UNICEF Moçambique
Jesper Morch, Representante do UNICEF intervindo durante o lançamento do relatório.

O relatório aponta para a necessidade de reforçar a variedade na cobertura da imprensa e para contextualizar as questões, aprofundando a análise apresentada em artigos de notícias e concentrando-se em soluções, bem como nos desafios. Em seu discurso para a platéia de jornalistas, académicos e estudantes, o Representante do UNICEF em Moçambique, Jesper Morch, destacou o progresso e desenvolvimento contínuo da Rede de Comunicadores Amigos da Criança (RECAC), uma rede de jornalistas treinados para, e que enfatizam, questões em prol da infância apoiado pelo MISA. Alfredo Libombo, Director Executivo do MISA, e Fernando Gonçalves, Editor do Savana, também expandiram sobre o papel social e a responsabilidade dos jornalistas.

Durante a apresentação do relatório, o prémio de 2010 do Fundo de Apoio para trabalhos jornalísticos sobre a criança, foi entregue ao jornalista Adriano Biquiuane da Rádio Moçambique (Delegação de Tete) pelo excelente relato sobre os desafios enfrentados pelas crianças órfãs e vulneráveis nos campos de reassentamento em Mutarara (província de Tete).

Para mais informações, contacte:

Arild Drivdal, UNICEF Moçambique, tel. (+258) 21 481 100; email: maputo@unicef.org

Gabriel Pereira, UNICEF Moçambique, tel. (+258) 21 481 100; email: maputo@unicef.org

 

 
Search:

 Email this article

unite for children