Imprensa

Centro de imprensa

Notícias

Comunicados de imprensa

Discursos oficiais

Vídeos

Fotografias

Rede de jornalistas amigos da criança

Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão

Calendário de eventos

Informação prática

Contacte-nos

Galeria de fotos

 

Curso sobre os Direitos da Criança e Prática de Jornalismo

© UNICEF Mozambique
Funcionários do UNICEF e da ECA, na abertura do curso sobre direitos da criança e o jornalismo.

MAPUTO, Moçambique, 8 Agosto 2011 – A Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) fez o lançamento do curso "Direitos da Criança e Prática de Jornalismo: uma perspectiva baseada em direitos", apoiado pelo UNICEF e que foi desenvolvido em associação com o Instituto de Tecnologia de Dublin. O módulo visa proporcionar aos estudantes de jornalismo uma compreensão sobre os direitos humanos, em particular os direitos da criança, e equipá-los com as habilidades para reportarem nos meios de comunicação tendo em consideração e respeitando os direitos das crianças.

Ao apoiar a introdução de um módulo como um componente essencial do currículo em jornalismo, o UNICEF espera que os estudantes sejam preparados para avaliar a relevância e a importância de reportagens centradas na criança. O módulo inclui um foco sobre as normas editoriais centradas na criança, códigos de prática jornalística que serão importantes para os estudantes na sua vida profissional de jornalistas. Como parte dessa introdução do módulo, todas as quarta-feiras em Agosto, especialistas do UNICEF irão orientar palestras e facilitar discussões sobre temas seleccionados.

Mariana Muzzi, Especialista de Protecção da Criança
© UNICEF Mozambique
Mariana Muzzi, Especialista de Protecção da Criança, orientou a primeira palestra sobre o tópico violência e abuso contra a criança.

A primeira sessão foi realizada por Mariana Muzzi, Especialista em Protecção à Criança, sobre a prevenção da violência e abuso sexual de crianças. O módulo foi desenvolvido através de uma parceria entre o UNICEF e o Instituto de Tecnologia de Dublin, na Irlanda. Foi adaptado para o contexto nacional e legislação em vigor no país. Um curso preliminar para professores, formadores, estudantes finalistas e jornalistas foi realizado em Maputo em Março deste ano.

Como parte da colaboração mais ampla entre o UNICEF e a ECA, o UNICEF está a fornecer algum equipamento que será utilizado na formação de jornalistas. Este equipamento inclui computadores, impressoras, câmaras de vídeo, máquinas fotográficas, gravadores digitais, e outro equipamento audiovisual, incluindo livros e material bibliográfico.

Para mais informações, contacte:

Arild Drivdal, UNICEF Mozambique, tel. (+258) 21 481 100; email: maputo@unicef.org  

Gabriel Pereira, UNICEF Mozambique, tel. (+258) 21 481 100; email: maputo@unicef.org

 

 
Search:

 Email this article

unite for children