Imprensa

Centro de imprensa

Notícias

Comunicados de imprensa

Discursos oficiais

Vídeos

Fotografias

Rede de jornalistas amigos da criança

Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão

Calendário de eventos

Informação prática

Contacte-nos

Galeria de fotos

 

Presidente Guebuza no encerramento do Parlamento Infantil, reitera que crianças são a garantia do futuro do país

© UNICEF Moçambique
Presidente Armando Guebuza no encerramento do III Parlamento Infantil Nacional, após ter respondido à perguntas desafiadoras dos delegados.

MAPUTO, Moçambique, 3 Agosto 2011 – Depois de uma sessão em que os 114 delegados da III Sessão do Parlamento Infantil Nacional fizeram perguntas difíceis aos dirigentes do seu país, o Presidente Armando Guebuza, no seu discurso de encerramento, respondeu e agradeceu aos delegados pelo seu trabalho.

Para uma audiência que incluía o Antigo Presidente da República Joaquim Chissano, a Presidente da Assembleia da República Verónica Macamo, o Primeiro-Ministro Aires Ali, vários Deputados da Assembleia da República e membros do Conselho de Ministros, as crianças levantaram questões sobre o trabalho infantil (incluindo sobre as crianças que trabalham nas minas em Tete), a exploração sexual de crianças e violência, e perguntaram o que o Governo está a fazer para responder a estes desafios e questões afins.

© UNICEF Moçambique
Presidente Guebuza ladeado por delegados tendo à sua extrema esquerda a Presidente da Assembleia da República Verónica Macamo e à sua extrema direita a Ministra da Mulher e Acção Social Iolanda Cintura.

O Presidente Guebuza realçou o compromisso do Governo para criar um ambiente de encorajamento, onde as crianças podem aprender e a sua curiosidade seja estimulada. Ele falou sobre os aspectos sociais que precisam de ser abordadas com urgência, tais como o saneamento básico melhorado, a prevenção de doenças através de campanhas de vacinação e outros esforços para proteger a saúde das crianças, as oportunidades educacionais expandidas e o estabelecimento de mecanismos para proteger o bem-estar das crianças. Falando de crianças que ainda estão com fome, sem abrigo ou vítimas de violência, o Presidente apelou à solidariedade mútua e disse que as crianças são o tesouro do país.

Ele elogiou os delegados adolescentes e jovens pela sua participação e engajamento e chamou às crianças Moçambicanas o garante do futuro do país.

Para mais informações, contacte:

Arild Drivdal, UNICEF Mozambique, tel. (+258) 21 481 100; email: maputo@unicef.org

Gabriel Pereira, UNICEF Mozambique, tel. (+258) 21 481 100; email: maputo@unicef.org

 

 
Search:

 Email this article

unite for children