Imprensa

Centro de imprensa

Notícias

Comunicados de imprensa

Discursos oficiais

Vídeos

Fotografias

Rede de jornalistas amigos da criança

Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão

Calendário de eventos

Informação prática

Contacte-nos

Galeria de fotos

 

"O nosso futuro depende do meu presente" - III Parlamento Infantil Nacional

© UNICEF/A.Drivdal
Uma delegada segue os trabalhos do III Parlamento Infantil do seu assento no Salão principal da Assembleia da República.

MAPUTO, Mozambique, 2 Agosto 2011 – Esta manhã, cerca de 114 jovens delegados de todo o Moçambique reuniram-se no Salão principal da Assembleia da República (parlamento) para a abertura oficial do III Parlamento Nacional Infantil em Moçambique, um encontro que irá durar três dias e envolve deliberações sobre temas de importância para adultos e crianças.

Organizado pelo Ministério da Mulher e Acção Social, o Parlamento Infantil é uma iniciativa para promover e fortalecer os direitos das crianças, em particular o direito à participação e expressão.

© UNICEF/A. Drivdal
Graça Machel, Verónica Macamo, Jesper Morch e Iolanda Cintura (no fundo, da esquerda para a direita) estavam entre os delegados na abertura do III Parlamento Infantil.

O lema do III Parlamento Infantil é "O nosso futuro depende do meu presente", enfatizando a necessidade de proporcionar oportunidades e salvaguardar os direitos de cada criança, a fim de construir um futuro para o país. Vários dignitários participaram na abertura. Graça Machel falou em nome da sociedade civil, enquanto Iolanda Cintura, Ministra da Mulher e Acção Social, representou o Governo, e Verónica Macamo, Presidente da Assembleia da República, falou em nome da Assembleia da Republica. Em seu discurso aos delegados reunidos, o Representante do UNICEF em Moçambique Jesper Morch enfatizou o direito das crianças à participação e seu direito a ter acesso à informação.

Após a abertura, os jovens delegados elegeram os órgãos do seu parlamento infantil e prosseguiram as suas deliberações e discussões sobre questões importantes, tais como o casamento prematuro, o abuso sexual e HIV, e passaram em revista o progresso que foi realizado na implementação das recomendações desde a última sessão do Parlamento Infantil. Amanhã, 3 de Agosto, os jovens delegados reunir-se-ão com o Governo e terão a oportunidade de fazer perguntas directamente aos Ministros.

A sessão será encerrada pelo Presidente Armando Guebuza.

Para mais informações, contacte:

Arild Drivdal, UNICEF Mozambique, tel. (+258) 21 481 100; email: maputo@unicef.org

Gabriel Pereira, UNICEF Mozambique, tel. (+258) 21 481 100; email: maputo@unicef.org

 

 

 

 

Facebook


Search:

 Email this article

unite for children