Imprensa

Centro de imprensa

Notícias

Comunicados de imprensa

Discursos oficiais

Vídeos

Fotografias

Rede de jornalistas amigos da criança

Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão

Calendário de eventos

Informação prática

Contacte-nos

Galeria de fotos

 

O Instituto Nacional de Estatística (INE) lança versão atualizada da base de dados que pode melhorar programação, tomada de decisões e responsabilidade

ESDEM (a base de dados de Estatísticas Sociais, Demografia e Economia de Moçambique)
© ESDEM

MAPUTO, Moçambique, 20 Julho 2011 - Hoje, o Instituto Nacional de Estatística (INE), com o apoio do UNICEF, lançou o processo de difusão nacional da versão atualizada do ESDEM (a base de dados de Estatísticas Sociais, Demografia e Economia de Moçambique).

Esta base de dados, construída sobre o sistema de gestão da informação "DevInfo", contém os dados sócio-demográficos e económicos mais actualizados até à data, desagregados por sexo, província e idade, tudo em um programa de base de dados fácil de usar. Esta informação será uma ferramenta vital para tomar decisões e formulação de políticas em todo o país.

O lançamento teve lugar na Escola Nacional de Estatística e contou com representantes de vários ministérios. "DevInfo" é uma ferramenta de gerencia de dados amplamente utilizado e endossado pelas Nações Unidas para a monitorização dos indicadores de desenvolvimento humano. Ela é usada globalmente para organizar, armazenar e apresentar dados de forma padronizada e amigável para os usuários e para facilitar o uso e aplicação de dados nos programas de desenvolvimento. ESDEM, a versão localizada do "DevInfo", foi oficialmente desenvolvido e lançado em 2002, em uma colaboração entre o INE e o UNICEF, com um objectivo específico de monitorar indicadores vitais para o desenvolvimento e apoiar a implementação do PARPA e os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

Desde aquela época, os dados de ESDEM tem sido regularmente 'refrescada' para assegurar a sua precisão. Mais recentemente a base de dados foi 'migrada' de uma versão desktop para uma versão web, para permitir maior acessibilidade pelos decisores políticos, bem como o público em geral, e acesso em tempo real para os usuários de ESDEM. Enquanto a versão web foi lançado no final de 2010, o lançamento de hoje marca o início de uma campanha nacional para treinar os usuários de dados em todo o país para melhorar o acesso e uso desta importante ferramenta.

Este novo passo na divulgação vai permitir o uso e a compreensão das informações fundamentais para o desenvolvimento bem além da cidade capital. Com esses dados em mãos, os decisores políticos a nível distrital e provincial, mesmo terá novo acesso aos dados que irão melhorar a compreensão da situação do povo em suas jurisdições, e uma nova capacidade de planear de forma eficaz para o seu bem estar.

A base de dados on-line está disponível aqui: http://www.mozdata.gov.mz/esdem/

 

 

 

 

Facebook


Search:

 Email this article

unite for children