Imprensa

Centro de imprensa

Notícias

Comunicados de imprensa

Discursos oficiais

Vídeos

Fotografias

Rede de jornalistas amigos da criança

Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão

Calendário de eventos

Informação prática

Contacte-nos

Galeria de fotos

 

Fortalecendo as famílias em situação de risco: Porquê o apoio psicossocial é importante

© UNICEF Moçambique
Programas que abordem a saúde e a educação, por exemplo, não podem alcançar seu potencial sem um foco simultâneo sobre os aspectos psicossociais.

MAPUTO, Moçambique, 18 de Julho de 2011 - Uma definição de apoio psicossocial é a prestação de cuidados, amor e protecção. É o suporte para os aspectos emocionais e sociais da vida de uma pessoa, de modo a que possam viver com esperança e dignidade. Apoio psicossocial para as crianças é melhor fornecido por famílias e comunidades e, portanto, existe uma necessidade de fortalecer as habilidades e competências das famílias e comunidades para prestar esse apoio.

Em muitos países Africanos, os sistemas tradicionais de apoio familiar e comunitário foram erodidos pela SIDA, deixando crianças órfãs e vulneráveis. As famílias em risco, onde um ou mais cuidadores adultos morreram ou estão doentes, precisam ser reforçadas economicamente, socialmente e emocionalmente. Há uma grande variedade de razões pelas quais as famílias podem ser mergulhadas em instabilidade como resultado directo ou indirecto da pandemia do HIV. Estas razões vão desde a perda do emprego, morte, doença, depressão, exclusão, abuso e exploração para o abandono escolar, perda de bens e herança da família e da falta de tempo e espaço para ser criança.

O bem-estar psicossocial das crianças, no entanto, é subjacente a todos os outros processos para o desenvolvimento a longo prazo e o sucesso das sociedades, e as famílias precisam tanto de recursos materiais e psicossociais, se forem para fornecer um ambiente consistente, positivo, carinho e seguro para as crianças. Em outras palavras, apoio psicossocial significa atendimento integral e apoio às famílias.

Apoio psicossocial gera uma série de resultados importantes. O bem-estar psicossocial das famílias e dos indivíduos pode estimular o desenvolvimento de suas capacidades internas de diferentes maneiras. Um sentimento de optimismo, esperança e crença no futuro é gerado. Um sentimento de identidade e de pertença à família, comunidade ou um grupo é gerado, bem como, levando a um sentimento de inclusão. Isso muitas vezes leva a um sentimento de auto-estima, bem como a confiança nos outros e as oportunidades de participar na sociedade. Para crianças menores, ligações seguras são formadas. Segurança física e económica, por sua vez gera um sentimento de independência em vez de dependência, enquanto relacionamentos com seus semelhantes, amizades e laços sociais são desenvolvidos no nível social. O apoio psicossocial também pode melhorar o acesso de uma pessoa à oportunidades para ganhar uma educação, benefícios economicos e desenvolvimento espiritual e moral.

© UNICEF Moçambique
O bem-estar psicossocial das crianças é subjacente a todos os outros processos para o desenvolvimento a longo prazo e o sucesso das sociedades.

Uma maneira de incentivar ou fornecer apoio psicossocial é através duma comunidade fortalecida ou pela criação de práticas culturais que protegerem e nutriam famílias vulneráveis. Isso pode incluir medidas simples ou um adulto simplesmente dando tempo para conversar e incentivar uma criança. Também pode incluir a criação de espaços seguros para as crianças a fazer perguntas e obter respostas honestas. Capacitar as famílias para envolver as crianças e ouvir suas opiniões sobre questões que lhes dizem respeito é de grande importância e pode ter um impacto significativo. Pais e outros cuidadores adultos também têm a oportunidade de criar  memórias positivas de infância, permitindo que as crianças sejam crianças. A este respeito, o jogo é essencial, uma vez que conduz ao desenvolvimento em muitos níveis diferentes.

No geral, uma mudança pode ser necessária, de um foco em serviços curativos e especializados para um maior enfoque na protecção social e atendimento às necessidades básicas sociais e emocionais nas actividades da vida diária. Isto inclui o respeito dos direitos das crianças, protegendo-os e cumprindo-os. Também inclui a intervenção precoce, quando uma família que está em risco e um maior enfoque na prevenção de problemas.

Apoio psicossocial é um factor-chave para as famílias vulneráveis ??e seus filhos para obterem acesso ao bem-estar social, saúde, nutrição, formação profissional e actividades geradoras de rendimento. Outros programas, tais como aqueles que contemplarem saúde e educação, não podem cumprir seu pleno potencial sem um foco simultâneo sobre os aspectos psicossociais.

 

Para mais informações, contacte:

Arild Drivdal, UNICEF Mozambique, tel. (+258) 21 481 100; email: maputo@unicef.org  

Gabriel Pereira, UNICEF Mozambique, tel. (+258) 21 481 100; email: maputo@unicef.org 

 

 
Search:

 Email this article

unite for children