Imprensa

Centro de imprensa

Notícias

Comunicados de imprensa

Discursos oficiais

Vídeos

Fotografias

Rede de jornalistas amigos da criança

Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão

Calendário de eventos

Informação prática

Contacte-nos

Galeria de fotos

 

Semana Nacional de Saúde decorre esta semana

© UNICEF Moçambique/E. Machiana
Uma criança é vacinada no Centro de Saúde de Mitúcue, distrito de Cuamba, Província do Niassa, no âmbito da Semana Nacional de Saúde. Novembro de 2010.

Maputo, 03 de Novembro de 2010 – Decorre desde ontem, até o dia 7 de Novembro, a 2ª fase da semana Nacional de Saúde, que tem como objectivo, reactivar a implementação mais regular de acções de saúde e nutrição através dos serviços de saúde de rotina. O aumento das coberturas das intervenções de saúde de pode contribuir de forma significativa para a melhoria da saúde da mulher e do adolescente e para o aumento da sobrevivência infantil em Moçambique.

Nesta 2ª Fase da Semana Nacional de Saúde, todas as crianças menores de cinco anos de idade, adolescentes e mulheres em idade fértil, irão receber um pacote de intervenções integradas de saúde e nutrição que contribuem para a sua sobrevivência. O pacote de intervenções incluirá o seguinte:

Para as crianças menores de cinco anos de idade: suplementação com Vitamina A, administração de Mebendazol, triagem nutricional e vacinação de rotina. Estas intervenções serão oferecidas em todas as Unidades Sanitárias através dos serviços de saúde de rotina e nas Comunidades através das Brigadas Móveis Integradas.

Para as raparigas adolescentes dos 10-19 anos de idade: distribuição de Sulfato Ferroso e Ácido Fólico em todas as Unidades Sanitárias.

Para os adolescentes dos 10-14 anos de idade de ambos os sexos: distribuição de comprimidos de Albendazol em todas as Unidades Sanitárias.

Para os adolescentes a partir dos 15 anos de ambos os sexos: Oferta de informação sobre saúde sexual e reprodutiva e métodos contraceptivos, em todas as Unidades Sanitárias e nos SAAJ (Serviço Amigo do Adolescente e Jovem).

Para as mulheres em idade fértil: suplementação com Vitamina A no período de puerpério (até 42 dias após o parto); Sulfato Ferroso e Ácido Fólico no período de 3 meses após o parto; vacinação anti-tetánica às mulheres em idade fértil elegíveis; Oferta de métodos contraceptivos (Depoprovera, Pílulas, DIU e Preservativos); Referência para o Hospital das mulheres que queiram realizar a laqueação. Estas intervenções serão oferecidas em todas as Unidades Sanitárias.

Mensagens Chave

Para permitir que as famílias adiram à Semana Nacional de Saúde, o sector Saúde conduz acções de advocacia junto das lideranças locais e activistas comunitários, através de encontros com os Conselhos Consultivos (c/Governador), parceiros de cooperação, Líderes de opinião (religiosos, partidos políticos e outras pessoas influentes) e com Jornalistas para promoverem programas sobre a semana e fazerem a respectiva divulgação.

As acções de advocacia, incluem a mobilização social para a participação dos médicos chefes das direcções provinciais de saúde em programas de rádio/televisão, distribuição de CDs e spots as rádios comunitárias e Rádio Moçambique.

Nestas acções é importante frisar que:

  • A 2ª. Fase da Semana Nacional de Saúde irá decorrer de 1 a 7 de Novembro de 2010.
  • Nesses dias, todas as crianças menores de 5 anos, raparigas e rapazes adolescentes e mulheres em idade de ter bebé devem ir ao Posto de Saúde mais próxima!
  • Todos os que tiverem o Cartão de Saúde da Criança, devem levá-lo consigo ao Posto de Saúde.
  • As mulheres que tiverem o cartão de vacinas também devem levá-lo consigo (mesmo quem não tiver o cartão deve ir ao PS).
  • Durante a SNS será feita a suplementação com vitamina A, a desparasitação, a triagem nutricional e vacinação de rotina às crianças menores de 5 anos.
  • As mulheres no período após o parto e as raparigas a partir dos 15 anos irão receber a vacina contra o tétano, sal ferroso e ácido fólico e vitamina A.
  • As mulheres em idade de ter bebé, as raparigas e rapazes a partir dos 15 anos irão receber informação e serviços sobre planeamento familiar e prevenção de HIV e gravidez.
  • As raparigas e rapazes dos 10 aos 14 anos de idade irão receber o desparasitante.
  • As raparigas e rapazes a partir dos 15 anos irão receber informação e serviços sobre prevenção de HIV e gravidez.
  • A vitamina A contribui para uma boa visão e ajuda o corpo a combater as doenças.

 

 
Search:

 Email this article

unite for children