Imprensa

Centro de imprensa

Notícias

Comunicados de imprensa

Discursos oficiais

Vídeos

Fotografias

Rede de jornalistas amigos da criança

Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão

Calendário de eventos

Informação prática

Contacte-nos

Galeria de fotos

 

Escola de Comunicação e Artes introduz módulo de cobertura jornalística sobre a criança

© UNICEF Moçambique

Maputo, 8 de Setembro de 2010 – Os alunos do curso de Jornalismo da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, terão brevemente ao seu dispor um novo módulo sobre a criança e imprensa, que irá abordar a cobertura jornalística sob a perspectiva dos direitos da criança.

O módulo “Direitos da Criança e a Prática do Jornalismo: Uma perspectiva baseada nos direitos” será ministrado aos alunos no terceiro ano da licenciatura em Jornalismo a partir de 2011.

O curso visa proporcionar aos estudantes uma compreensão dos direitos humanos e capacitá-los com técnicas de produção de notícias e reportagens que englobam e respeitam os direitos da criança em todas as questões relativas à participação e representação da criança na imprensa.

O material do módulo – que foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Dublin com o apoio da UNICEF – é já parte do currículo de várias instituições académicas na Europa e está a ser já introduzido em várias universidades na África Oriental e Austral, incluindo Moçambique, Zimbabwe e Tanzania.

Ao introduzir este módulo como um elemento essencial dos currículos de jornalismo, o UNICEF espera que os alunos estejam melhor preparados para, uma vez jornalistas, avaliar a pertinência e a importância de directrizes editoriais e dos códigos de conduta amigos da criança.

A colaboração académica com a Universidade Eduardo Mondlane é um elemento fundamental de uma estratégia global que visa providenciar aos jornalistas e profissionais dos media ferramentas práticas para abordar as notícias e reportagens sob o ponto de vista das crianças, e incentivar a cobertura jornalística sobre a criança de forma ética.

Esta parceria complementa uma outra parceria entre o UNICEF e o Instituto dos Media da África Austral (MISA), que visa apoiar os jornalistas profissionais como parte de uma ampla rede que reúne mais de 350 jornalistas que estão comprometidos ou têm um interesse particular em reportar sobre questões sociais e direitos da criança.

A Rede de Comunicadores Amigos da Criança oferece um leque de recursos e actividades aos seus membros, tais como a monitoria e análise da cobertura jornalística sobre as questões relacionadas com a criança na imprensa nacional, um fundo de apoio para jornalistas, formações periódicas sobre as questões-chave do desenvolvimento, um web site que fornece orientações, pautas e ferramentas de referência para melhorar a cobertura jornalística de temas relacionados com a criança.

 

 
Search:

 Email this article

unite for children