Imprensa

Centro de imprensa

Notícias

Comunicados de imprensa

Discursos oficiais

Vídeos

Fotografias

Rede de jornalistas amigos da criança

Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão

Calendário de eventos

Informação prática

Contacte-nos

Galeria de fotos

 

Stewart Sukuma mobiliza comunidades a adoptarem boas práticas de higiene e saneamento

© UNICEF Moçambique/T. Delvigne-Jean
Stewart Sukuma canta sobre boas práticas de higiene e mudança de comportamento para a comunidade do distrito de Changara, em Tete.

Distrito de Changara, Província de Tete, 2010 – No início do mês de Abril, cerca de 150 líderes comunitários – representando comunidades de 19 distritos das Províncias de Tete, Manica e Sofala – receberam certificados e prémios por terem logrado envolver famílias na construção e uso de latrinas nas suas casas, adoptando hábitos saudáveis de higiene e eliminando totalmente o fecalismo ao céu aberto no seu seio. 

A cerimónia teve lugar no distrito de Changara, em Tete e contou com a participação de Stewart Sukuma, cantor reconhecido e grande amigo e advogado dos direitos da criança no país.

“Esta cerimónia é um espaço privilegiado de defesa das conquistas pela comunidade”, disse Stewart.

Em seguida, apreciou a sua parceria com o UNICEF – formalizada através de um Memorando de Entendimento assinado em Março deste ano – e oportunidade de de poder contribuir também para sensibilizar as comunidades.

“É de louvar esta premiação aos líderes comunitários e, esperamos, que a cada ano possamos trazer mais pessoas a este tipo de evento para comemorar junto connosco a declaração de mais comunidades livres de fecalismo ao céu aberto. Antigamente, como muitas famílias, estes líderes faziam suas necessidades ao relento, em locais onde muitas vezes suas crianças jogavam à bola”, observou passando seu olhar por entre a multidão.

© UNICEF Moçambique/ T. Delvigne-Jean
Stewart Sukuma dialoga com membros da comunidade em Changara sobre os bons resultados do Saneamento Total Liderado pela Comunidade.

Na sua interacção com as comunidades em Changara, Stewart Sukuma – autor da canção “Felismina” que é bastante popular entre crianças, jovens e adultos Moçambicanos – levou a sua mensagem sobre a necessidade da participação de crianças e jovens em assuntos que lhes dizem respeito, neste caso particular, na educação sanitária e do meio ambiente, utilizando a nova abordagem de saneamento total liderado pelas próprias comunidades no seu todo, em vez de se basear no comportamento individual dos agregados familiares.

Com esta abordagem, que está sendo implementado em 12 países em África e com sucesso em Moçambique, as comunidades são capacitadas para analisarem as condições do saneamento do seu meio local e das acções necessárias para a sua solução, sem ajuda externa e sem subsídio. Ao mesmo tempo, essa abordagem focaliza a cooperação entre as comunidades com o fito de se mudarem as práticas de higiene e saneamento do meio. Particular destaque é dado ao envolvimento das comunidades na gestão sustentável das infra-estruturas de água e saneamento.

Nas visitas as comunidades de Changara Stewart aprendeu novas canções que fazem parte da cultura local e compôs uma, a propósito do evento, que ensaiou e interpretou tocando e cantando perante os dignitários e população em Changara. O tema versava sobre a promoção de boas práticas de higiene e mudança de comportamento. Por onde passasse, Stewart distribuía abraços, autógrafos e contactos, esteve sempre alegre e com riso estridente e contagiante, sua característica.

 

 
Search:

 Email this article

unite for children