Imprensa

Centro de imprensa

Notícias

Comunicados de imprensa

Discursos oficiais

Vídeos

Fotografias

Rede de jornalistas amigos da criança

Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão

Calendário de eventos

Informação prática

Contacte-nos

Galeria de fotos

 

Teve lugar no país a Semana Nacional de Saúde da Mãe e da Criança

© UNICEF Moçambique/Ombretta Baggio
Joana e o seu filho Fabito de um ano de idade aguardam na bicha durante a Semana Nacinal da Saúde da Mãe e da Criança na Machava.

Moçambique, 14 de Abril de 2010 – Uma Semana Nacional de Saúde da Mãe e da Criança teve lugar no país de 12 a 16 de Abril, com vista a alcançar mais de 3,5 milhões de crianças e todas as mães em idade reprodutiva no país, com um pacote integrado de intervenções de saúde.

O pacote inclui suplementação de vitamina A, desparasitação e vacinação para crianças menores de cinco anos de idade. Mulheres em idade fértil receberam vacinação contra o tétano, as que deram à luz recentemente receberam suplementação de vitamina A (na primeira semana após o nascimento), ferro e ácido fólico (até três meses após o nascimento).

A abordagem da Semana Nacional de Saúde da Criança é parte da estratégia de sobrevivência e desenvolvimento acelerado da criança, com o objectivo de proporcionar intervenções básicas de saúde já provadas como altamente eficazes na redução das taxas de mortalidade e na melhoria da saúde infantil. Estas campanhas de uma semana complementam os serviços de saúde de rotina, assegurando que os serviços básicos atinjam todas as crianças - onde quer que vivam, mesmo nas comunidades mais remotas - através das unidades sanitárias e brigadas móveis.

© UNICEF Moçambique/Ombretta Baggio
Mulheres e com as suas respectivas crianças recebem um pacote de intervenções básicas de saúde no âmbito da Semana Nacional de Saúde da Mãe e da Criança, na Machava.

Este ano, pela primeira vez, foi também introduzido um pacote de saúde para mulheres em idade fértil para ajudar a evitar mortes por tétano neonatal - uma das principais causas de morte durante os primeiros meses de vida. A suplementação de Ferro e Vitamina A ajudará a prevenir a anemia e estimular o sistema imunológico das mulheres que deram à luz recentemente.

A cobertura da vacinação de rotina em Moçambique cobre até 80 por cento da população, mas permanecem grandes diferenças entre zonas urbanas e rurais - 82 por cento das crianças que vivem em zonas urbanas estão totalmente imunizadas contra apenas 46 por cento nas zonas rurais. Da mesma forma, crianças de famílias desfavorecidas têm menos probabilidades de ser completamente vacinadas do que as crianças de famílias em melhor situação. 

A Semana Nacional de Saúde da Mãe e da Criança é uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Organização Mundial de Saúde (OMS), Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), Population Services International (PSI) , Save the Children Alliance, Hellen Keller International e UNICEF.

 

 
Search:

 Email this article

unite for children