Imprensa

Centro de imprensa

Notícias

Comunicados de imprensa

Discursos oficiais

Vídeos

Fotografias

Rede de jornalistas amigos da criança

Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão

Calendário de eventos

Informação prática

Contacte-nos

Galeria de fotos

 

Crianças promovem os seus direitos em programas de televisão

© UNICEF Moçambique/Emidio Machiana
Yusnira Hassane (de azul), de 16 anos, apresentadora do programa de televisão de criança para criança “Roda Viva”, aborda com os seus colegas e com a audiência a importância da higiene e saneamento adequado nas escolas.

Maputo, Março de 2010 – Yusnira Hassane, de 16 anos de idade, está diante das câmaras e não poderia estar mais feliz. A partir do estúdio da Televisão de Moçambique em Maputo, ela apresenta o programa “Roda Viva”, produzido por crianças e adolescentes e transmitido em directo para todo o país.

"Hoje vamos falar sobre higiene e saneamento nas escolas", diz Yusnira, que é logo de seguida saudada com uma salva de palmas por uma audiência no estúdio de cerca de 30 alunos de várias escolas primárias. Os estudantes foram convidados para discutir assuntos relacionados com as boas práticas de higiene na escola.

Todos os tópicos foram abordados, desde os princípios básicos de lavagem das mãos ao correcto uso das latrinas para a prevenção das doenças como a diarreia, causadas pela falta de higiene e pelo saneamento inadequado.

O programa “Roda Viva” resulta de uma parceria entre a Televisão de Moçambique e o UNICEF para promover a participação das crianças e criar espaços elas expressarem as suas opiniões em assuntos do seu interesse.

“Este programa de televisão é muito importante porque nos permite comunicar com outras crianças e mostrar que nós também temos palavra nos assuntos que nos dizem respeito”, explica Yusnira.

Todas as semanas um tema diferente - a prevenção do HIV, a malária, higiene, saneamento escolar, ensino básico, o registo de nascimento, o trabalho infantil, entre outros - é escolhido pelos jovens apresentadores de TV, em colaboração com uma equipa de crianças e adolescentes do clube que se reúne na televisão para preparar o conteúdo do programa.

"A promoção dos direitos da criança é fundamental para nós", diz Yusnira. "O nosso clube tem quase vinte membros com os quais discutimos a melhor forma de sensibilização sobre os direitos da criança em todo o país. Nos até levamos as câmaras para o terreno para documentar a realidade nas ruas e para entrevistar outras crianças e especialistas."

O programa "Roda Viva" é parte de uma rede de programas de criança para criança apoiado pelo UNICEF, que reúne um vasto leque de rádios comunitárias em todo o país, através do Fórum de Rádios Comunitárias (FORCOM), para além da Rádio Moçambique e da Televisão de Moçambique.

 

 
Search:

 Email this article

unite for children