Imprensa

Centro de imprensa

Notícias

Comunicados de imprensa

Discursos oficiais

Vídeos

Fotografias

Rede de jornalistas amigos da criança

Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão

Calendário de eventos

Informação prática

Contacte-nos

Galeria de fotos

 

Dia Internacional da Criança na Rádio e na Televisão 2010

© UNICEF/MOZA/03124/Wolfgang Schmidt
Maisha, de 17 anos de idade, produtora e apresentadora do programa da criança na Rádio Moçambique, entrevista uma criança no distrito de Boane.

Moçambique, Março de 2010 – Os media e as crianças a nível global celebram o Dia Internacional da Criança na Rádio e na Televisão no dia 7 de Março, sob o tema 'Todas as Crianças, todos os Direitos'.

O Dia Internacional da Criança na Rádio e na Televisão foi criado para dar visibilidade à questão dos direitos das crianças. Ao longo dos anos, tornou-se também um dia de comemoração das crianças e adolescentes nos media. O direito à participação e o direito à expressão são parte integrante do desenvolvimento das crianças, e os media têm a responsabilidade de capacita-las dando-lhes competências de comunicação social e colocando as suas vozes no ar.

Em Moçambique, a Rádio Moçambique irá transmitir uma edição especial do seu programa da criança no dia 7 de Março. As crianças produtoras e jornalistas irão para o ar a partir de vários lugares ao longo do país para debater os seus direitos com outras crianças da sua idade.

A Televisão de Moçambique terá também uma edição especial do seu programa de criança para criança "Roda Viva", sobre o tema “prevenção do abuso e da violência contra crianças”. O programa vai reunir, no estúdio, crianças de várias escolas em Maputo, e também apresentará reportagens de outras províncias. Debates, concursos e entrevistas com especialistas estão também no menu.

© UNICEF Moçambique/ Emidio Machiana
Crianças apresentam uma peça de teatro no Programa da Criança "Roda Vida" da Televisão de Moçambique.

O UNICEF atribuirá o prémio do Dia Internacional da Criança na Rádio e na Televisão às emissoras de rádio e de televisão que melhor reflectirem o espírito deste dia. O processo de envio das inscrições será aberto automaticamente após esta data, podendo as emissoras apresentar os seus programas. O prazo para submissão é 15 de Junho de 2010.

O UNICEF irá também oferecer prémios regionais para emissoras que melhor promoverem os princípios, objectivos e principais temas do Dia Internacional da Criança na Rádio e na Televisão. Cada vencedor regional será convidado para Nova Iorque em Novembro de 2010 e uma televisão e uma rádio nomeada receberá o prestigiado prémio do Dia Internacional da Criança na Rádio e na Televisão.

Em 2007, o programa da criança da Rádio de Moçambique ganhou o prémio “Excelência” de Rádio do Dia Internacional da Criança na Rádio e na Televisão, em reconhecimento do papel central que as crianças têm no desenvolvimento, produção e apresentação do programa.

 

 
Search:

 Email this article

unite for children