Imprensa

Centro de imprensa

Notícias

Comunicados de imprensa

Discursos oficiais

Vídeos

Fotografias

Rede de jornalistas amigos da criança

Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão

Calendário de eventos

Informação prática

Contacte-nos

Galeria de fotos

 

Músico Stewart Sukuma partilha habilidades de vida com crianças de Matalane

© UNICEF Moçambique/Naysan Sahba
Celeste Vitorino, de 15 anos de idade, fala dos seus sonhos para o futuro com o músico Stewart e outras crianças em Matalane.

Matalane, 15 de Dezembro 2009 – Mais de cem crianças da comunidade de Matalane receberam uma inesperada visita do cantor Stewart Sukuma, que veio partilhar inspiradoras histórias de vida sobre como tornar talentos e sonhos em sucesso.

Aglomerados à sombra de uma frondosa árvore do Centro Cultural de Matalane, crianças de todas as idades ouviram atentamente Stewart e seus convidados, e falaram dos seus sonhos, aspirações e desafios que poderão encontrar pela frente.

“Estou muito feliz por Stewart estar aqui connosco. Só o conhecia da televisão e há muito que queria poder vê-lo pessoalmente. Estou a aprender muito com ele hoje” disse Celeste Vitorino, de 15 anos de idade. Celeste falou de seus planos para o futuro.

“Quando for crescida gostaria de ser Engenheira Civil. Sei que para chegar lá tenho de continuar a estudar muito e prevenir-me de doenças como o SIDA”, afirma encantada por ser ouvida e encorajada por um dos seus artistas favoritos.  

Ao longo dos últimos dois anos, e por sua iniciativa, Stewart encontrou tempo entre a suas actuações, gravações e actividades promocionais para visitar cerca de 15 escolas primárias nas províncias de Maputo, Inhambane e Gaza, levando para as crianças uma visão de um futuro brilhante, saudável e alcançável.

“O meu objectivo é contribuir para a educação das crianças com habilidades de vida úteis, ajudando-as a compreender a importância de se protegerem do HIV, da exploração sexual e dos vícios. Elas têm sonhos e aspirações, devem por isso lutar para que se tornem realidade fazendo as melhores escolhas para a sua vida”, explica Stewart. 

© UNICEF Moçambique/Emidio Machiana
Cantor Stewart partilha com crianças inspiradoras histórias de vida sobre como tornar talentos e sonhos em realidade.

Para os seus workshops nas escolas, o músico tem convidado outros artistas nacionais e internacionais, empresários de sucesso e personalidades influentes para partilharem as suas histórias e servirem de exemplo para as crianças. 

A visita à Matalane, por exemplo, contou com a activa participação do conceituado artista plástico Malangatana, membro fundador do Centro Cultural de Matalane, e do lendário músico Dilon Djindji, também membro daquele centro.

Stewart e o UNICEF têm vindo a colaborar para a promoção dos direitos da criança e disseminação de mensagens associadas a estes direitos, mais recentemente através da celebração do vigésimo aniversário da Convenção Sobre os Direitos da Criança.

“Gostei de saber que temos direitos e como é importante estudar. Quando sair daqui vou partilhar isso também com as minhas irmãs em casa”, afirma Celeste no fim do debate.

O próximo compromisso do cantor aguarda-o em Maputo. O tempo urge. Mas antes de terminar, Stewart aproveita a oportunidade para oferecer materiais escolares para as crianças, instrumentos musicais para o Centro e uma bolsa de estudo para uma promissora estudante de Matalane poder frequentar a Escola Nacional de Música em Maputo. E para alegria das crianças, Stewart não resistiu ao convite para uma pequena partida de futebol debaixo das árvores. 

Como parte da estratégia de promoção de parcerias público-privadas, O UNICEF continuará a colaborar com personalidades influentes e com o sector empresarial para a expansão de iniciativas que contribuam para a realização dos direitos da criança, e para a criação de oportunidades para que elas possam participar e expressar as suas opiniões em assuntos que lhes dizem respeito.

 

 
Search:

 Email this article

unite for children