Imprensa

Centro de imprensa

Notícias

Comunicados de imprensa

Discursos oficiais

Vídeos

Fotografias

Rede de jornalistas amigos da criança

Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão

Calendário de eventos

Informação prática

Contacte-nos

Galeria de fotos

 

Artistas moçambicanos juntam-se para celebrar o 20° aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança

© UNICEF Moçambique/T.Delvigne-Jean
O consagrado artista plástico Malangatana é especialmente reconhecido pelo seu notável contributo para o bem estar da criança durante as celebrações do vigésimo aniversário da Convenção Sobre os Direitos da Criança.

UNICEF distingue artistas pelo seu compromisso na promoção do bem-estar da criança no país

Maputo, 20 de Novembro de 2009 – Por ocasião da celebração, a nível mundial, do 20° aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) juntou hoje artistas e parceiros para reconhecer o cometimento de vários artistas na promoção dos direitos da criança no país.

“Prestamos hoje um especial tributo aos artistas, que através do seu trabalho têm demonstrado liderança nas suas profissões e usado o seu prestígio, a sua voz, imagem, talento, arte e influência para promover o bem estar da criança em Moçambique” disse Leila Pakkala, Representante do UNICEF.

O evento teve lugar no escritório do UNICEF em Maputo, tendo sido particularmente homenageado o consagrado artista plástico Malangatana, que precisamente há 20 anos – aquando da adopção da Convenção – pintou um mural do escritório do UNICEF em Maputo. Malangatana tem sido um notável advogado nacional e internacional da criança.

Foram também distinguidos vários outros artistas que mais recentemente têm vindo a colaborar com o UNICEF e outros membros da família das Naçoes Unidas em acções de advocacia para a promoção dos direitos da criança, de divulgação da legislação nacional de protecção à criança, e na criação de oportunidades para que a criança possa aprender como melhor exercer o seu direito à participação e à expressão.
 
Artistas como Naguib, Gemuce e Tchalata, têm vindo a envolver crianças nas suas actividades, ensinando-as a usar as artes plásticas para expressar as suas opiniões em assuntos que lhes dizem respeito. Músicos como José Mucavele e Elvira Viegas têm dedicado as suas composições para promover a educação e o bem estar da criança.

Cantores como Stewart, Mingas, Neyma e Mc Roger, entre outros, têm oferecido a sua voz e imagem para a produção de spots televisivos com vista à divulgação dos direitos da criança e consciencialização da sociedade sobre a importância da realização dos mesmos.

© UNICEF Moçambique/T.Delvigne-Jean
Cecília Dimande, apresentadora e produtora do programa da criança da Rádio Moçambique, fala em nome das crianças durante a celebração em Maputo.

Actores do Grupo de Teatro do Oprimido e artistas da Companhia Nacional de Canto e Dança têm notavelmente contribuido, com as suas peças, para a mobilização social com vista ao respeito e realização dos direitos da criança. 

Na ocasião, os artistas apresentaram em conjunto uma declaração na qual expressam o seu compromisso de fazer da realização dos direitos da criança uma prioridade nas suas actividades.

O evento, no qual esteve presente o Ministro da Educação e Cultura Aires Ali, contou ainda com as actuações da Companhia Nacional de Canto e Dança, de Elvira Viegas e com a interpretação da canção “Balada para as Minhas Filhas” pelo consagrado músico José Mucavele.

Crianças produtoras e apresentadoras de programas de rádio e televisão participaram também nesta comemoração, tendo aproveitado a ocasião para congratular o papel dos artistas e produzir um programa de rádio, em directo, especialmente dedicado a esta celebração.

A Convenção sobre os Direitos da Criança é o primeiro instrumento internacional com implicações legais estabelecido pelas Nações Unidas, que incorpora todo o leque de direitos humanos que as crianças têm.

Moçambique ratificou a Convenção em 1994 e, desde então, foram notáveis os passos dados no país para melhorar o quadro legal de protecção dos direitos da criança no país. Dentre as maiores conquistas salienta-se a promulgação em 2008 da Lei de Promoção e Protecção dos Direitos da Criança, de Organização Jurisdicional de Menores e de Tráfico de Pessoas, em particular Mulheres e Crianças.

Para mais informações queira contactar:

Thierry Delvigne-Jean, UNICEF Moçambique; Telefone: (+258) 82 312 1820; tdelvignejean@unicef.org

Gabriel Pereira, Oficial de Comunicação, UNICEF, Tel: (+258) 21 481 181; Cel: (+258) 82 316 5390;
email: gpereira@unicef.org

Emídio Machiana, Oficial de Comunicação do UNICEF, Tel: (+258) 21 481 180; Cel: (+258) 82 030 5100; emachiana@unicef.org

 

 
Search:

 Email this article

unite for children