Imprensa

Centro de imprensa

Notícias

Comunicados de imprensa

Discursos oficiais

Vídeos

Fotografias

Rede de jornalistas amigos da criança

Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão

Calendário de eventos

Informação prática

Contacte-nos

Galeria de fotos

 

Semana Nacional de Saúde da Criança para mais de 3 milhões de menores de cinco

© UNICEF Moçambique/ T.Delvigne-Jean
Uma criança é desparasitada por uma unidade móvel de saúde.

Maputo, Maio de 2009 –  Realiza-se em todo o país de 18 a 22 de Maio de 2009, a primeira fase da “Semana Nacional de Saúde da Criança”, com vista a alcançar mais de 3 milhões de crianças menores de 5 anos com serviços e cuidados básicos de saúde. 

Trata-se de uma iniciativa do Governo de Moçambique, apoiada pelo UNICEF, a Helen Keller International e outros parceiros, que irá providenciar às crianças suplementação com vitamina A, desparasitação com mebendazol, vacinação de rotina, triagem nutricional e sensibilizar as mães em relação aos benefícios do aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de idade.

“Durante esta semana, esperamos que todos os pais possam levar as crianças com menos de 5 anos de idade à unidade sanitária mais próxima para beneficiarem destes serviços, e que nenhuma criança seja deixada de fora”, disse Roberto De Bernardi, responsável no UNICEF pelo Programa de Saúde e Nutrição, no lançamento desta primeira fase no Centro de Saúde de Xipamanini, em Maputo.
 
O objectivo desta iniciativa é acelerar os progressos nacionais na redução da mortalidade materna, neonatal e infantil, e promover a saúde da família em Moçambique através de intervenções multi-sectoriais, contribuindo para o alcance das metas estabelecidas pelo Governo e dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.  
         
Para além disso, esta será uma oportunidade para realizar a capacitação e actualização dos técnicos de saúde de base assim como dos Agentes Comunitários de Saúde, na implementação das acções nutricionais e preventivas prioritárias nos cuidados primários de saúde.

Uma segunda fase da Semana Nacional de Saúde da Criança está planeada para Novembro deste ano.
 
Os dados mais recentes disponíveis sobre deficiência em vitamina A indicam que 69 por cento das crianças menores de 5 anos estão afectadas no país, com impacto tremendo na morbilidade e mortalidade das crianças.

A deficiência de vitamina A reduz o crescimento e a visão, diminui a resistência à infecção pelo vírus do sarampo, diarreias e infecções respiratórias agudas, resultando num aumento das taxas de mortalidade na infância. No entanto, a cobertura da suplementação de rotina é ainda muito baixa.
 
A desnutrição está associada com metade de todas as mortes infantis. A triagem nutricional na “Semana Nacional de Saúde da Criança” pretende identificar as crianças com desnutrição aguda e encaminhá-las para a Unidade Sanitária mais próxima com serviços de reabilitação nutricional.
 
Por outro lado, apesar de comprovado que a desparasitação melhora a saúde e a sobrevivência da criança, esta intervenção não é ainda implementada na maior parte das Unidades Sanitárias de forma rotineira.
 
Neste âmbito, as autoridades de saúde, em colaboração com os seus parceiros, incluindo o UNICEF, estão a acelerar as intervenções visando fazer chegar estes serviços básicos de saúde a todas as crianças, quer nas unidades de saúde fixas, quer através da acção das brigadas móveis no seio das comunidades, pelo menos duas vezes por ano.  

 

 
Search:

 Email this article

unite for children