Imprensa

Centro de imprensa

Notícias

Comunicados de imprensa

Discursos oficiais

Vídeos

Fotografias

Rede de jornalistas amigos da criança

Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão

Calendário de eventos

Informação prática

Contacte-nos

Galeria de fotos

 

Jornalistas capacitam-se sobre as novas leis de protecção à criança

© UNICEF Moçambique/E. Machiana
Jornalistas amigos da criança discutem leis de promoção e protecção dos direitos da criança.

Maputo, Maio de 2009 – Mais de 20 jornalistas da cidade e província de Maputo, Gaza e Inhambane participaram no mês passado em Maputo, num seminário de capacitação sobre a Lei de Promoção e Protecção dos Direitos da Criança, a Lei da Organização Jurisdicional de Menores e a Lei sobre o Tráfico de Pessoas, em particular Mulheres e Crianças.

Trata-se do terceiro de uma série de seminários com a participação de membros da Rede de Comunicadores Amigos da Criança, coordenada pelo MISA-Moçambique com o apoio do UNICEF. Os primeiros dois seminário sobre o mesmo tema tiveram lugar cidade de Chimoio, para jornalistas da zona centro, e na cidade de Nampula, para jornalista da zona sul, nos finais do ano passado. 

O objectivo desta série de seminários, orientada por juristas profissionais, académicos, magistrados e especialistas em comunicação, foi providenciar aos jornalistas membros desta Rede melhores conhecimentos e recursos relacionados com o actual quadro legal de protecção à criança e de promoção dos seus direitos.

“Espera-se com esta iniciativa que os profissionais de comunicação social em todo o país estejam ainda mais capacitados para advogar pela implementação das leis de protecção à criança, e pela plena realização dos seus dos direitos” disse a Representante do UNICEF, Leila Pakkala.

Estes seminários enquadram-se na série de intervenções coordenadas pelo Governo de Moçambique, em colaboração com os vários parceiros, para divulgação e sensibilização dos actores chave para implementação destas leis, recentemente promulgadas.

“Saí deste seminário com conhecimentos muito fortes sobre os aspectos legais relacionados com a criança. Eu não tinha antes conhecimento da existência destas leis”  disse Natália Daniel, chefe da programação na Rádio Comunitária do distrito de Homoíne, província de Inhambane.

“O que aprendi aqui terá sem dúvida um impacto positivo no trabalho de sensibilização que desenvolvemos junto das comunidades em Homoíne”, acrescentou. 

A Rede de Comunicadores Amigos da Criança foi criada em 2007 no âmbito da parceria entre o MISA-Moçambique e do UNICEF, e procura integrar jornalistas e comunicadores de todo o país que têm interesse particular em assuntos relacionados com a criança.

O objectivo é promover uma melhoria quantitativa e qualitativa das notícias, artigos e reportagens sobre a criança, e estimular um permanente debate público sobre a criança, para que ela seja sempre colocada no centro da agenda de desenvolvimento nacional.

 

 
Search:

 Email this article

unite for children