Imprensa

Centro de imprensa

Notícias

Comunicados de imprensa

Discursos oficiais

Vídeos

Fotografias

Rede de jornalistas amigos da criança

Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão

Calendário de eventos

Informação prática

Contacte-nos

Galeria de fotos

 

Lançada em Moçambique série de filmes documentários sobre a criança africana

© UNICEF/MOZA2259/T.Delvigne-Jean
Uma série de filmes documentários patrocinados pelo UNICEF, em parceria com a TVE, retratam progressos e desafios para a sobrevivência da criança em África.

Maputo, Março de 2009 – Cerca de sete filmes documentários sobre os progressos e desafios para a sobrevivência da criança africana estão desde o ano passado a ser lançados em cerca de 15 países africanos, incluindo Moçambique.

Os filmes foram realizados por conceituados cineastas e documentaristas africanos, com apoio do UNICEF em parceria com a Television for the Environment (TVE), com o objectivo documentar e apoiar os esforços do continente africano para acelerar os progressos na sobrevivência da criança.

São filmes de curta duração, que contam histórias de vida sobre os principais desafios enfrentados pelas mulheres e crianças em África, e o papel dos vários actores sociais na busca de soluções.

A divulgação destes filmes em Moçambique foi iniciada em Fevereiro do corrente ano, em parceria com a Iris Imaginações – responsável pela tradução e distribuição – Ministérios da Saúde e da Justiça, e televisões nacionais.

Foi também organizada uma projecção de dois dos filmes na faculdade de medicina da Universidade Eduardo Mondlane, no qual participaram representantes do Governo, pesquisadores, estudantes e profissionais de desenvolvimento.

Foi na ocasião apresentado o filme “Criança Africana”, retratando o panorama geral das condições e desafios para a sobrevivência da criança em África – filmado no Benin, República Democrática do Congo, Malawi e Madagáscar – e o filme “Sem Tecto”, produzido em Moçambique sob a direcção de Licínio de Azevedo. Este último conta uma história de vida sobre o impacto da discriminação de género, com foco no direito da mulher viúva e dos filhos órfãos de pai à herança.

© UNICEF Moçambique/Emidio Machiana
Dr Roberto de Bernardi, do UNICEF, orienta uma reflexão sobre a situação da criança em Moçambique durante a sessão de projecção da série de filmes sobre a criança africana.

A sessão foi mais uma oportunidade para uma breve reflexão sobre a situação da criança em Moçambique, e sobre os aspectos transversais da desigualdade do género no país, com foco nas heranças e sucessões e seu impacto na família.

Fazem também parte desta série os filmes:

‘Life in Slow Motion’, do director nigeriano Tunde Kelani, que  retrata o impacto das descobertas de petróleo no desenvolvimento.

‘Ca Va Aller’, de Idrissa Ouedrago, do Borquina Fasso, sobre escassez de alimentos e desnutrição nas crianças.

‘Survie des enfants’, da directora Fanta Regina Nacro do Borquina Fasso, que aborda o papel da comunidade no apoio e cuidados às crianças afectadas pelo SIDA.

‘Those Who the Train Left Behind’, do director sul africano Khalo Matabane , que nos fala dos danos para a sobrevivência da criança causados pela crescente disparidade económica.

‘The Sharing Day’,  de Tsitsi Dangarembga do Zimbabwe, um drama que aborda o papel das crianças, adolescentes e jovens na resposta ao impacto do HIV nas suas comunidades.

Para mais informações ou obtenção de uma cópia queira contactar: 

Thierry Delvigne-Jean, Especialista de Comunicação, UNICEF Moçambique; Tel: (+258) 21 481 121; tdelvignejean@unicef.org

Emidio Machiana, Oficial de Comunicação, UNICEF Moçambique, Tel: (+258) 820305100; email: emachiana@unicef.org

 

 
Search:

 Email this article

unite for children