Imprensa

Centro de imprensa

Notícias

Comunicados de imprensa

Discursos oficiais

Vídeos

Fotografias

Rede de jornalistas amigos da criança

Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão

Calendário de eventos

Informação prática

Contacte-nos

Galeria de fotos

 

Segunda fase da Semana Nacional de Saúde da Criança deverá alcançar cerca de 3.5 milhões de crianças

© UNICEF/MOZA-1447/G.Pirozzi
Dora, de 3 anos de idade, recebe suplemento de vitamina A numa unidade móvel de saúde na vila de Namurava, distrito de Maganja da Costa, província da Zambézia.

Maputo, 4 de Outubro de 2008 –  Decorre em todo o país, de 6 a 10 de Outubro de 2008, a segunda ronda da Semana Nacional de Saúde da Criança. Trata-se de um esforço com vista a acelerar a estratégia nacional de sobrevivência e desenvolvimento da criança, e melhorar os indicadores de saúde da criança.

Ao longo de uma semana, cerca de 3.5 milhões de crianças em todo o país sejam abrangidas com um pacote de intervenções de saúde, incluindo vacinação contra sarampo, suplementação com vitamina A e desparasitação. Para além disso, 770 mil redes mosquiteiras impregnadas de longa duração serão distribuidas na província de Nampula.

A primeira ronda da Semana Nacional de Saúde da Criança, que teve lugar de 31 de Março a 4 de Abril do corrente ano, alcançou mais de 2.8 milhões de crianças com vitamina A e mais de 1.9 milhões de crianças com desparasitação. Cerca de 432 mil crianças receberam também suplementação com iodo nas províncias do Niassa, Nampula, Tete e Zambézia.

O objectivo da Semana Nacional de Saúde da Criança é assegurar que o país continue no caminho certo para alcançar as metas dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio de reduzir a mortalidade infantil para dois terços até 2015.

© MISAU
Poster sobre a segunda Semana Nacional de Saúde da Criança.

Complementando a vacinação de rotina

Apesar do sucesso da campanha de vacinação contra o sarampo realizada em 2005, que resultou na redução de casos de sarampo em cerca de 97 por cento entre 2004 e 2007, as coberturas atingidas pela vacinação de rotina ainda não são suficientes para interromper a transmissão do vírus.

Os dados mais recentes disponíveis indicam também que 69 por cento das crianças menores de 5 anos sofrem de deficiência em vitamina A. A deficiência em vitamina A reduz o crescimento e a visão, e diminui a resistência a uma vasta série de infecções como pelo vírus do sarampo, diarreias e infecções respiratórias agudas.

A Semana Nacional de Saúde da Criança pretente complementar os serviços de saúde de rotina, assegurando que os serviços básicos cheguem a todas as crianças, onde quer que elas vivam, através de unidades de saúde fixas e móveis.

Sob a liderança do Ministério da Saúde, a segunda Semana Nacional de Saúde da Criança é apoiada pela OMS, UNICEF, Cruz Vermelha, PSI e USAID.

 

 
Search:

 Email this article

unite for children