Imprensa

Centro de imprensa

Notícias

Comunicados de imprensa

Discursos oficiais

Vídeos

Fotografias

Rede de jornalistas amigos da criança

Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão

Calendário de eventos

Informação prática

Contacte-nos

Galeria de fotos

 

Exposição fotográfica retrata o impacto do HIV e SIDA tal como vivido através dos olhos das crianças

© UNICEF Moçambique/ Joaquim Alberto Macamo
Fotografia entitulada “As minhas recordações”, tirada por Joaquim Alberto Macamo, de 16 anos, uma das enúmeras fotografias patentes na exposição.

Maputo, 8 de Julho de 2008 –  Em meados do ano passado, vinte e quatro crianças e adolescentes fizeram-se às ruas dos subúrbios de Maputo, de câmaras fotográficas na mão, para documentarem as suas vidas.

Durante duas semanas, elas aprenderam com fotógrafos profissionais como contar as suas histórias através da fotografia. As fotografias que resultaram desta iniciativa estão agora expostas no Centro Cultural Franco Moçambicano, de 8 a 19 de Julho. No Sábado dia 12 de Julho, as 11:00 horas, os participantes estarão no local da exposição para falarem do significado da sua experiência.

Esta exposição é uma iniciativa conjunta da organização norte-americana Venice Arts, da organização moçambicana Reencontro, do UNICEF, da African Millennium Foundation e da Associação Moçambicana de Fotógrafos, para criar mais oportunidades para as crianças expressarem-se em assuntos que as afectam.

A exposição é parte do projecto “A Casa é Pequena mas a Hospitalidade é Grande”, desenvolvido pela Venice Arts, como uma iniciativa de arte social que explora o impacto do SIDA nas comunidades, tal como é vivido através dos olhos das crianças.

O projecto juntou cerca de 15 crianças tornadas órfãs que estão a tomar conta dos seus irmãos mais novos e seis activistas adolescentes que usam diferentes formas para abordar assuntos sociais e de saúde pública nas suas comunidades – como produtores de rádio e televisão, como actores em grupos de teatro comunitário e como conselheiros de pares em centros de saúde amigos do adolescente e do jovem.

© UNICEF Moçambique/ Emidio Machiana
Visitante ao local da exposição observa as fotografias tiradas pelas crianças. Julho de 2008.

Esta exposição acontece num ano em que se celebra o 60 aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adoptada em 1948 pelas Nações Unidas.

Em 1989, os líderes mundiais decidiram que as crianças careciam de uma convenção especial somente para elas, uma vez que geralmente precisam de cuidados e protecção que os adultos não precisam. Os direitos das crianças foram então estipulados na Convenção Sobre os Direitos da Criança, desenvolvida a partir dos princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A Convenção Sobre os Direitos da Criança foi ractificada por Moçambique em Abril de 1994. Desde então significativos Desde então, foram significativos os passos dados para melhorar o quadro legal de protecção dos direitos da criança no país, conformando-o com os princípios estabelecidos na Convenção. 

Uma das maiores conquistas foi a recente aprovação da Lei Sobre a Protecção da Criança, Lei de Organização Jurisdicional de Menores e Lei Contra o Tráfico de Pessoas em Particular Mulheres e Crianças.

A aprovação destas leis traz uma nova forma de encarar os direitos da criança no país, estabelecendo as bases para a protecção da criança no seu ambiente familiar, na escola ou em qualquer outro lugar, determinando que nenhuma criança pode ser sujeita a tratamento negligente, discriminatório, violento e abusivo.

A participação é um dos direitos consagrados na Convenção e na Lei Sobre a Protecção da Criança. A participação das crianças envolve o encorajamento e a sua capacitação para tornarem os seus pontos de vista conhecidos em assuntos que as afectam. Significa dar espaço às crianças para se expressarem através das suas mais variadas formas de comunicação.

É neste contexto que esta exposição mostra que as crianças têm ideias, experiências e contribuições que enriquecem a compreensão dos adultos e dão um contributo positivo à sociedade, que são agora partilhadas através da fotografia.

Para mais informações queira contactar:

Thierry Delvigne-Jean, UNICEF Moçambique; Telefone: (+258) 21 481 121; tdelvignejean@unicef.org

Emídio Machiana, Oficial de Comunicação do UNICEF, Tel: (+258) 21 481 180; Cel: (+258) 82 030 5100; emachiana@unicef.org

 

 
Search:

 Email this article

unite for children