Imprensa

Centro de imprensa

Notícias

Comunicados de imprensa

Discursos oficiais

Vídeos

Fotografias

Rede de jornalistas amigos da criança

Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão

Calendário de eventos

Informação prática

Contacte-nos

Galeria de fotos

 

Lançado Prémio Saúde para jornalistas


O Jornalista na promoção da saúde da comunidade

Maputo, 7 de Novembro de 2007– Foi hoje lançada pela Vice-Ministra da Saúde, Aida Libombo, a 12ª edição do “Prémio Saúde” para jornalistas. Trata-se de um concurso anual que visa estimular a produção de trabalhos jornalísticos investigativos e de qualidade, que contribuam para a melhoria da vida e da saúde das comunidades no país.

O concurso este ano tem como tema “O jornalista na promoção da Saúde da Comunidade”, e é lançado pelo Ministério da Saúde com o apoio financeiro e técnico da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em colaboração com o Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ) e o Instituto de Comunicação Social para a Africa Austral (MISA Moçambique).

A atribuição do prémio saúde é um reconhecimento do papel chave que os media  desempenham na facilitação do diálogo entre a população e os provedores de serviços de saúde, particularmente na informação e educação das comunidades para o envolvimento destas na promoção, protecção e defesa da sua própria saúde.

O concurso é aberto a jornalistas de todas as províncias do país. São elegíveis artigos e reportagens publicadas entre Novembro de 2006 e Novembro de 2007 na imprensa escrita, rádios ou televisões baseadas em Moçambique.

Os jornalistas são estimulados a submeter, até ao dia 7 de Dezembro,  trabalhos que abordem temas que enfatizem o envolvimento da comunidade na promoção da saúde, as acções e estratégias de prevenção de doenças mais comuns – como a cólera, a malária e o HIV/SIDA, por exemplo – para além de temas que abordem a saúde sexual e reprodutiva e a saúde das crianças, entre outros assuntos de saúde pública.

O concurso irá atribuir um prémio equivalente a $US1000 para o primeiro classificado, $US750 para o segundo classificado e $US500 para o terceiro classificado em cada uma das três categorias – imprensa escrita, rádio e televisão. 

Um folheto detalhando as condições de participação no concurso está disponível a partir do link na caixa azul à direita desta página, e será endereçado às redações dos media em todo o país. 

O UNICEF tem vindo a apoiar várias iniciativas com vista a capacitar os jornalistas e a envolver cada vez mais os media na advocacia pelo bem estar das crianças moçambicanas. Em parceria com o MISA, está a ser criada uma “Rede de Jornalistas Amigos da Criança” integrando profissionais dos media de todas as províncias. 

Como parte das actividades desta rede, foram já realizadas este ano duas formações envolvendo jornalistas das províncias do Niassa, Cabo Delgado, Nampula, Zambézia, Tete, Manica e Beira. Está ainda prevista a formação de jornalistas das províncias de Inhambane, Gaza, Maputo e cidade de Maputo.

Ainda com o apoio do UNICEF, o MISA está também a desenvolver uma análise da cobertura jornalística dos assuntos relacionados com os direitos da criança em Moçambique, e irá lançar um web site com informações de utilidade para os jornalistas.

Para capacitação dos jornalistas o UNICEF co-organizou na “quinzena da criança” em Junho, com a Fundação para o Deselvolvimento da Comunidade (FDC) e o MISA, um workshop sobre a cobertura jornalística de temas relacionados com a violência, tráfico, exploração, assédio e abuso sexual de crianças.

Mais recentemente, no âmbito do Dia da Malária na SADC, o UNICEF organizou um encontro com jornalistas para discussão das melhores formas de participação dos media na resposta à malária. Ambos os eventos foram baseados em estudos produzidos pelo UNICEF sobre o tratamento dado pela imprensa a estes temas, os quais incluiem recomendações.

Visite o nosso “Centro de Imprensa” neste web site para mais informações sobre o leque de recursos úteis que o UNICEF tem disponível para os jornalistas.

 

 

 

 

Prémio Saúde 2007

Veja folheto com as condições de participação no concurso.


[PDF]
(PDF documents require Acrobat Reader to view.)

Publicações de referência

Análise da cobertura jornalística: A Malária em Moçambique

Guia prático para jornalistas: Cobertura jornalística sobre a violência, abuso sexual e exploração da criança


Search:

 Email this article

unite for children