Imprensa

Centro de imprensa

Notícias

Comunicados de imprensa

Discursos oficiais

Vídeos

Fotografias

Rede de jornalistas amigos da criança

Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão

Calendário de eventos

Informação prática

Contacte-nos

Galeria de fotos

 

Crianças aprendem a usar a fotografia para retratar a sua realidade e expressar os seus pontos de vista

© UNICEF Mozambique/ E. Machiana
Fárida (à direita) é uma jovem apresentadora do programa da criança na Rádio Moçambique. No primeiro dia do workshop ela aprende com uma profissional da Venice Arts como usar a máquina fotográfica.

Maputo, 7 de Agosto de 2007 – Cerca de vinte e quatro crianças percorrem as ruas de Maputo de máquinas fotográficas na mão para documentar as suas vidas e as suas comunidades. Têm entre os 11 e os 17 anos de idade e estão ansiosas por se expressarem através das suas imagens. Durante as duas próximas semanas irão aprender com uma equipa de fotógrafos profissionais como contar as suas estórias e documentar as suas vidas através da fotografia.
 
Este projecto é parte integrante da iniciativa de arte social “A casa é Pequena mas a Hospitalidade é Grande”, promovida pela organização norte-americana Venice Arts, que explora a intersecção entre assuntos de saúde pública e pobreza em comunidades africanas, tal como experimentado e documentado através dos olhos das mulheres e crianças. A primeira parte do projecto teve lugar em 2006 com mães e mulheres em vias de serem mães, vivendo com HIV/SIDA na Cidade do Cabo na África do Sul.

A segunda parte do projecto realiza-se neste mês em Moçambique, com o apoio da African Millennium Foundation, da ONG moçambiana Reencontro e do UNICEF, em  colaboração com a Associação Moçambicana de Fotógrafos.

Um grupo de 15 crianças tornadas órfãs pelo SIDA, que estão agora a chefiar agregados familiares e a tomar conta dos seus irmãos mais novos, participam neste workshop juntamente com 6 jovens activistas sociais que usam diferentes formas para abordar assuntos sociais e de saúde pública nas suas comunidades – como produtores de rádio e televisão, como actores em grupos de teatro comunitário ou como educadores de pares em centros de saúde amigos dos adolescentes e jovens. 

Nilza Laice, de 17 anos, é uma actriz de teatro no Grupo de Teatro do Oprimido. Ela usa o teatro para sensibilizar sobre saúde sexual e reprodutiva.

© UNICEF Mozambique/E.Machiana
Marta (esquerda) está envolvida no teatro comunitário e Nelson (direita) é activista num centro de saúde amigo dos adolescentes e dos jovens em Maputo. Os dois participantes observam as fotografias tiradas no primeiro dia do workshop.

“Vim participar neste workshop porque as actividades em que tenho estado envolvida despertaram-me para a necessidade de usar a fotografia como forma de sensibilização,” explicou. 

“Depois deste projecto, gostaria de fazer um quadro com fotografias antigas de pessoas vivendo com HIV/SIDA no seu estado debilitado antes de acederam ao tratamento antiretroviral, ao qual juntarei fotografias que irei tirar depois deste workshop mostrando o seu estado melhorado de saúde como resultado do tratamento antiretroviral. Acho que será uma boa forma de estimular as pessoas a aderirem ao tratamento”, acrescentou Nilza.
 
Na primeira semana do workshop, os participantes irão aprender aspectos básicos da documentação fotográfica, incluindo o manuseamento da câmara e técnicas de composição, com o apoio de profissionais. 

Na segunda semana, os participantes irão documentar eles próprios a sua vida e o trabalho social que têm desenvolvido como activistas para consciencializar outras crianças, adolescentes e jovens.

As imagens processadas digitalmente serão regularmente dadas aos participantes e divulgadas através da página web www.thehouseissmall.org bem como através de exposições em Moçambique e nos EUA.   

Este projecto coincide com o 18º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, que é celebrado este ano. O projecto oferece uma oportunidade para promover o direito das criancas de darem a sua opinião em assuntos que as afectam e também evidencia o trabalho social feito por adolescentes e jovens em Moçambique.

 

 

 

 

Páginas relacionadas

A Casa é Pequena mas a Hospitalidade é Grande (Página oficial do projecto).


Publicações relacionadas

Search:

 Email this article

unite for children