Imprensa

Centro de imprensa

Notícias

Comunicados de imprensa

Discursos oficiais

Vídeos

Fotografias

Rede de jornalistas amigos da criança

Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão

Calendário de eventos

Informação prática

Contacte-nos

Galeria de fotos

 

Comunicados de imprensa

 

A Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane e o UNICEF organizam um Seminário para académicos e jornalistas
Maputo, 1 Março 2011 – Durante dois dias, a Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane, em colaboração com o UNICEF e apoio técnico do Instituto de Tecnologia de Dublin, organizam um Seminário de Capacitação sobre Direitos da Criança.

Lançamento da campanha do registo de nascimento gratuito 120 dias após o nascimento da criança
Maputo, 28 Outubro de 2010 – Numa acção tendente a incentivar e reforçar o registo de nascimento de crianças, 120 dias após o nascimento, a Direcção Nacional de Registo e Notariado (DNRN) reuniu hoje, em Maputo, com as autoridades nacionais e parceiros.

Colóquio sobre Direitos da Criança: Por uma Promoção e Protecção Efectivas dos Direitos da Criança
Maputo, 27 de Outubro de 2010 – Actores-chave na área de justiça juvenil, participam nos dia 27, 28 e 29 de Outubro num colóquio sobre direitos da criança, sob o lema: “Por uma promoção e protecção efectivas dos Direitos da Criança”.

Mais países em desenvolvimento mostram ser possível o acesso universal aos serviços de HIV e SIDA
Maputo, 6 de Outubro de 2010 - Segundo um novo relatório divulgado na semana passada, um progresso significativo foi feito em vários países de baixa e média renda, no aumento do acesso aos serviços de HIV e SIDA.

Novo estudo do UNICEF demonstra que os ODMs relativos à criança podem ser alcançados mais rapidamente focalizando nas mais desfavorecidas
NOVA IORQUE, 7 de Setembro de 2010 – A comunidade global pode salvar milhões de vidas investindo primeiro nas crianças e comunidades mais desfavorecidas, de acordo com um novo estudo divulgado hoje pelo UNICEF.

Unidades sanitárias são vitais no apoio às boas práticas de aleitamento materno
Maputo, 23 de Agosto de 2010 - Por ocasião da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que em Moçambique é este ano celebrado de 23 a 28 de Agosto, a Organização Mundial da Saúde e o UNICEF juntam-se ao apelo do Ministério da Saúde.

Quebrando o Silêncio
Maputo, 19 Julho 2010 - O Governo de Moçambique, o Fórum Nacional das Rádios Comunitárias (FORCOM) e a Rádio Moçambique (RM), com o apoio técnico do UNICEF está a implementar o projecto de intensificação de programas e debates radiofónicos.

Apresentada Proposta do Regulamento da Lei de Promoção e Protecção dos Direitos da Criança
Maputo, 26 de Abril de 2010 – Actores-chave na área de justiça juvenil, participam no dia 26 de Abril numa cerimónia de apresentação da Proposta de Regulamentação da Lei de Promoção e Protecção dos Direitos da Criança.

Primeira fábrica de Alimento Terapêutico Pronto para Uso em Moçambique lançada na cidade da Beira
Moçambique, Abril de 2010 - A primeira fábrica de Alimento Terapêutico Pronto para Uso (ATPU) em Moçambique será lançada na cidade da Beira no dia 5 de Abril pelo Ministro da Saúde, Professor Dr. Paulo Ivo Garrido.

Redução significativa de fecalismo a céu aberto em Tete, Manica e Sofala
Changara, Província de Tete, 5 de Abril de 2010 – Numa cerimónia realizada hoje em Changara, Província de Tete, cento e cinquenta uma (151) comunidades de Tete, Manica e Sofala foram declaradas livres do fecalismo a céu aberto em 2009.

Parceria público-privado lança unidade móvel para sensibilização comunitária na província do Niassa
Cuamba, província do Niassa, 13 de Novembro de 2009 – Uma unidade móvel multimedia foi hoje inaugurada no município de Cuamba, com vista a promover atitudes saudáveis, envolvendo as comunidades em debates interactivos.

Segunda Ronda da Semana Nacional de Saúde da Criança
Maputo, Novembro de 2009 – Irá decorrer em todo o país, de 17 a 21 de Novembro de 2009, a segunda ronda da “Semana Nacional de Saúde da Criança”. Trata-se de uma iniciativa do Governo de Moçambique com vista a intensificar a oferta de serviços de saúde.

Taxa de mortalidade de menores de 5 anos reduz em quinze pontos percentuais em Moçambique
Maputo, 30 de Setembro de 2009 - Foram hoje lançados em Maputo os resultados de um inquérito nacional conhecido por Inquérito de Indicadores Múltiplos (MICS), que apresenta os dados mais recentes sobre a situação da mulher e da criança no país.

Rede de Comunicadores Amigos da criança lança website e relatório de cobertura da criança na imprensa
Maputo, 22 de Setembro de 2009 – A Rede de Comunicadores Amigos da Criança, lançou hoje em Maputo o seu mais recente relatório analisando a cobertura de assuntos relacionados com a criança na imprensa em Moçambique e um website desta Rede.

Celebra-se no país Semana Mundial do Aleitamento Materno
Maputo, 5 de Agosto de 2009 – Celebra-se de 1-7 de Agosto a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Por esta ocasião, as autoridades nacionais, parceiros de desenvolvimento e sociedade civil juntam-se uma vez mais no reforço das acções de sensibilização.

Músico José Mucavele doa “Balada para as Minhas Filhas” ao UNICEF
Maputo, 23 de Julho de 2009 – O conceituado músico moçambicano José Mucavele acaba de doar ao UNICEF a música “Balada para as Minhas Filhas”.

Ministério da Justiça e Centro de Formação Jurídica e Judiciária capacitam actores-chave na área de justiça juvenil
Maputo, 15 de Junho de 2009 – Actores-chave na área de justiça juvenil participam de 15 a 17 de Junho num seminário de capacitação a ter lugar no Hotel Rovuma em Maputo.

Lançado em Maputo Gabinete “Modelo” de Atendimento a Mulher e Criança Vítimas de Violência Doméstica
Maputo, 1 Março 2011 – Durante dois dias, a Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane, em colaboração com o UNICEF e apoio técnico do Instituto de Tecnologia de Dublin, organizam um Seminário de Capacitação sobre Direitos da Criança.

Trinta e quatro comunidades livres de fecalismo a céu aberto
Dondo, Província de Sofala, 27 de Fevereiro de 2009 – trinta e quatro comunidades das províncias de Tete, Manica e Sofala receberam hoje prémios por terem logrado envolver todas as suas famílias na construção e uso de latrinas nas suas casas.

Mc Roger Initiative e UNICEF criam parceria para a promoção dos direitos da criança no país
Maputo, 9 de Fevereiro de 2009 – O cantor e apresentador de televisão Mc Roger assinou hoje em Maputo, pela sua organização Mc Roger Iniative, um Memorando de Entendimento para uma parceria com o UNICEF para promoção dos direitos da criança no país.

Exposição de fotografias tiradas por crianças marca celebrações do Dia Mundial de Combate ao SIDA na cidade da Beira
Beira, 28 de Novembro de 2008 – A galeria do Instituto Camões, na cidade da Beira, irá acolher de 1 a 10 de Dezembro de 2008, a exposição fotográfica “A casa é Pequena mas a Hospitalidade é grande".

Celebridades moçambicanas juntam-se em concerto contra o SIDA
Concerto alusivo às celebrações do vigésimo aniversário do Dia Mundial do Combate ao SIDA.

UNICEF lança relatório sobre a situação da infância em África
Maputo, 25 de Novembro de2008 – É hoje lançado em Nairobi o relatório do UNICEF “Situação da Infância na África 2008: Sobrevivência Infantil”, pelo antigo Presidente de Moçambique, Joaquim Chissano, e pelo Primeiro Ministro do Quénia , Raila Odinga.

Delegação Moçambicana participa no 3º Congresso Mundial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Maputo, 24 de Novembro de 2008 – Uma delegação moçambicana liderada pela Ministra da Mulher e da Acção Social, Virgília Matabele, vai tomar parte no 3º Congresso Mundial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a ter lugar no Rio de Janeiro.

Governo da Suécia e UNICEF reconfirmam parceria e apoio à Sociedade Civil para 2009
Maputo, 30 de Outubro 2008 – O Governo da Suécia e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) reconfirmaram hoje a continuação, em 2009, da parceria no Programa Conjunto da Sociedade Civil e os Direitos da Criança.

UNICEF saúda Ministério da Justiça pela distinção outorgada pela Associação Africana para a Administração e Gestão Pública, da União Africana, no Gana
Maputo, 24 de Outubro de 2008- UNICEF saudou hoje ao Governo da República de Moçambique pela medalha de prata, correspondente ao segundo lugar no concurso da Associação Africana para Administração e Gestão Pública.

Celebra-se no país primeiro Dia Mundial de Lavagem das Mãos
Maputo 14 de Outubro de 2008 – O Município de Quelimane acolhe no dia 15 de Outubro as cerimónias que irão marcar a celebração, em Moçambique, do primeiro Dia Mundial de Lavagem das Mãos.

Directora Executiva do UNICEF anuncia três milhões de dólares para crianças afectadas pelo aumento global do preço dos alimentos
Maputo, 2 de Agosto de 2008 – A Directora Executiva do UNICEF, Ann. M. Veneman, anunciou após três dias de visita a Moçambique a disponibilização de mais três milhões de dólares para os programas de nutrição apoiados pelo UNICEF no país.

Líderes de negócios discutem com parceiros papel do sector privado na resposta ao HIV e SIDA
Nampula, 21 de Julho de 2008 – Vários parceiros nacionais e internacionais, reuniram-se hoje com líderes de negócios em Nampula para dialogarem sobre estratégias para uma maior participação do sector privado na resposta ao HIV e SIDA naquele ponto do país

1 de Junho, Dia Internacional da Criança
Maputo, 30 de Maio de 2008 – No dia 1 de Junho comemora-se o Dia Internacional da Criança. As celebrações decorrerão ao dia 16 de Junho, sob o lema “Proteger a Criança é Garantir o Futuro: Materializemos as Leis sobre a Protecção da Criança”.

Evite a fraude: Como se proteger
O UNICEF está profundamente preocupado com o uso fraudulento do nosso nome e logótipo feito por indivíduos sem ética que abusam deliberadamente da confiança dos parceiros do UNICEF em todo mundo.

Direitos das Crianças Salvaguardados – Assembleia da República aprova em definitivo Propostas de Lei de Protecção da Criança, da Organização Jurisdicional de Menores e de Tráfico de Pessoas em Particular Mulheres e Crianças
Maputo, 28 Abril 2008 – O UNICEF em Moçambique congratula a Assembleia da República pela aprovação das Propostas de Lei de Protecção da Criança, da Organização Jurisdicional de Menores e de Tráfico de Pessoas em Particular Mulheres e Crianças.

De 31 de Março a 4 de Abril: Semana Nacional de Saúde da Criança
Maputo, 28 de Março de 2008 – Irá decorrer em todo o país, de 31 de Março a 4 de Abril de 2008, a “Semana Nacional de Saúde da Criança”, que irá intensificar a oferta de serviços e cuidados de saúde a todas as crianças com menos de 5 anos de idade.

Campanha Nacional de Saneamento do Meio e da Promoção de Higiene
Maputo, 28 de Fevereiro de 2008 – Uma iniciativa do Governo de Moçambique visando melhorar as condições de higiene individual e colectiva e as condições de saneamento do meio no País será lançada no dia 1 de Março.

AfricaSan +5: Segunda conferência sobre saneamento e higiene começa hoje na África do Sul
Maputo, 18 Fevereiro 2008 – A Segunda Conferência sobre Saneamento e Higiene, realiza-se este ano de 18 a 20 de Fevereiro de 2008, em Durban (RSA).

Nações Unidas exprimem sua preocupação pelo suspeito caso de tráfico de crianças Moçambicanas
Maputo, 31 Janeiro 2008 – As Nações Unidas exprimiram estar preocupadas ao tomar conhecimento hoje de um suspeito caso de tráfico - um incidente envolvendo 40 crianças - na Província de Manica, no centro do País.

NU preparam-se para ajudar as vítimas das cheias em Moçambique
Maputo, 7 de Janeiro de 2008 – As NU e parceiros não governamentais estão a preparar-se para uma resposta de emergência na região central de Moçambique, logo após as autoridades nacionais terem declarado o nível mais alto de alerta devido às cheias.

Rádio Moçambique ganha prémio “Excelência” de rádio para crianças
Maputo, 14 de Dezembro de 2007- O Programa da Criança da Rádio Moçambique recebeu este ano, juntamente com a Rádio ONUCI FM da Costa do Marfim, o prémio “Excelência”, pela qualidade dos seus programas infantis.

Actividades das Nações Unidas para o Dia Mundial do SIDA
Nota para a imprensa: Os media estão convidados à reunião geral na sala de conferências das TDM e a testemunhar o conselhamento e testagem voluntária dos Representantes das Agências das NU.

Primeira Conferência Moçambicana de Pediatria: “De Mãos Dadas pelas Nossas Crianças”
Sob o lema “De mãos dadas pelas nossas crianças”, a primeira Conferência Moçambicana de Pediatria a ter lugar em Moçambique irá, durante 3 dias, debater as abordagens integradas de saúde.

Convenção Sobre os Direitos da Criança celebra 18° aniversário
Maputo, 19 de Novembro de 2007 – Faz no dia 20 de Novembro precisamente 18 anos em que a Convenção sobre os Direitos da Criança foi oficialmente adoptada pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Governo de Moçambique e parceiros empenhados na luta contra o tétano neo-natal
Maputo, 18 de Outubro de 2007 – Terá lugar de 22 a 26 de Outubro, em 15 distritos de cinco províncias do país, a terceira e última ronda da da campanha contra o tétano neo-natal, cujo grupo alvo é mulheres em idade fértil, entre os 15 e 49 anos.

Uma análise do Relatório Machel assinala que dez anos após, as crianças continuam sofrendo abusos em situações de conflito
Nova Iorque, Maputo, 17 de Outubro de 2007 - Dezenas de conflitos em todo mundo continuam privando às crianças a sua infância, segundo um relatório das Nações Unidas que analisa o progresso desde o pioneiro estudo de 1996.

Maria da Luz Guebuza Visita Projectos na Área do HIV e SIDA na Província de Gaza
Maputo, 27 de Setembro de 2007 – A Primeira Dama Maria da Luz Guebuza, visita Xai-Xai e Chókwè nos dias 27 e 28 de Setembro corrente, para tomar contacto directo com as actividades de resposta ao HIV e SIDA.

Pesquisas revelam um sólido progresso na sobrevivência da criança
Nova Iorque/Maputo, 13 Setembro 2007 – Dados recentes revelam um sólido progresso na sobrevivência da criança, incluindo o declínio do valor anual da mortalidade em menores de cinco anos, refere o UNICEF.

Aviso à imprensa: Seminário Nacional sobre Legislação sobre Protecção à Criança – Mecanismos de Implementação reúne Especialistas e Peritos Nacionais e Internacionais
Ante-projectos da Lei sobre Protecção à Criança e da Lei sobre a Organização Tutelar de Menores

Lançada versão actualizada da base de dados nacional sobre estatísticas sociais, demográficas e económicas de Moçambique
Maputo, 22 de Maio de 2007- O Instituto Nacional de Estatística (INE) lançou hoje a quarta versão do ESDEM, a base de dados digital contendo a mais actualizada informação estatística de Moçambique a nível social, demográfico e económico.

Lançado em Maputo Centro de Informação para o Desenvolvimento
Maputo, 11 de Maio de 2007 – Numa parceria entre o Governo de Moçambique, representado pelo Ministério da Educação e Cultura, as Nações Unidas e o Banco Mundial, abre portas na quarta-feira, dia 16, o Centro de Informação para o Desenvolvimento.

Seminário Nacional Parlamentares e Autarcas Moçambicanos pela Defesa dos Direitos da Criança: Celebrando os 15 Anos da AWEPA
Convite à imprensa

Comissão Europeia disponibiliza 2 milhões de Euros para reabilitar infra-estruturas públicas, com enfoque os serviços visando as crianças, atingidas por calamidades naturais
Maputo, 12 Abril 2007 – A Comissão Europeia em Moçambique, respondendo ao apelo do Governo de Inhambane, reagiu estrategicamente ao reprogramar €2milhões de euros para beneficiar crianças vivendo nas áreas mais afectadas pelo ciclone Fávio.

Escassez de água exige maior colaboração entre parceiros e países
Maputo, 21 de Março de 2007 – ‘Enfrentando a escassez de Água’ é o lema do Dia Mundial da Água 2007, que se celebra anualmente a 22 de Março.

UNICEF Moçambique lança novo web site em Português
Maputo, 9 de Março de 2007 – O UNICEF Moçambique lançou hoje o seu novo web site na Internet em Português, oferecendo cerca de cem páginas de informação e dados sobre a situação socio-económica das crianças em Moçambique.

Dar Poder à Mulher para Ajudar a Criança
Maputo, 8 Março 2007 – A eliminação da discriminação de género tem um impacto positivo na sobrevivência e bem-estar das crianças, disse o UNICEF por ocasião do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.

Quick funding from ECHO to benefit thousands of children affected by cyclone Favio
Maputo, Mozambique, 6 March 2007 - Rapidly responding to the growing needs of children affected by Cyclone Favio in central Mozambique, the European Commission’s Humanitarian Aid department (ECHO) has donated €652,000 to UNICEF.

UNICEF Portugal providencia rápida assistência às crianças afectadas pela crise em Moçambique
Maputo, Moçambique 1 Março 2007 – Como resposta imediata às crescentes necessidades das crianças moçambicanas que perderam os seus lares devido às cheias e ao ciclone Fávio, o UNICEF Portugal disponibilizou 300,000 euros para o apoio urgente.

Dual emergencies hit Mozambique
Mozambique, 27 February 2007 – With more than 70,000 Mozambican children already homeless after three week’s of severe flooding, UNICEF says that Friday’s cyclone has greatly increased the threat for a growing number of children.

Nações Unidas disponibilizam 7.6 milhões de dólares em apoio às vítimas das cheias
Maputo, 23 de Fevereiro de 2007 – Nações Unidas desembolsam 7,624,000 (sete milhões e seissentos mil dólares americanos) para apoiar as populações afectadas pelas cheias ao longo do vale do Zambeze.

Portugal doa tendas em apoio aos esforços de resposta à emergência
Maputo, 22 de Fevereiro de 2007 – O Governo português, através da sua Embaixada em Maputo, doou 25 tendas ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) como parte do seu apoio inicial às severas cheias que levaram cerca de 120.000 pessoas.

UN joins forces with Government of Mozambique to help flood victims
Maputo, 13th February 2007 – The United Nations is stepping up its emergency response in central Mozambique as the number of people seeking refuge in temporary accommodation centres along the Zambeze River Valley is increasing due to severe flooding.

Nações Unidas juntam esforços com o Governo de Moçambique no apoio às vítimas das cheias
Maputo, 13 de Fevereiro de 2007 – As Nações Unidas estão a incrementar a sua resposta de emergência na região central de Moçambique.

Cerca 42 milhões de dólares serão investidos no melhoramento do acesso à água potável e saneamento na zona centro do país
Maputo, 7 de Fevereiro de 2007 – Cerca de um milhão de pessoas irão beneficiar de novas fontes de água potável e saneamento adequado nas províncias de Manica, Sofala e Tete, no âmbito da Iniciativa Um Milhão lançada hoje.

 

 
Search:

 Email this article

unite for children