Imprensa

Centro de imprensa

Notícias

Comunicados de imprensa

Discursos oficiais

Vídeos

Fotografias

Rede de jornalistas amigos da criança

Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão

Calendário de eventos

Informação prática

Contacte-nos

Galeria de fotos

 

Notícias

 

UNICEF Moçambique Notícias 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

Cantora Moçambicana Neyma, acompanhada por Stewart Sukuma, faz lançamento de um novo vídeo sobre crianças
MAPUTO, Moçambique, 20 de Dezembro de 2011 – Hoje de manhã, a cantora Moçambicana Neyma, acompanhada pelo artista Stewart Sukuma e convidados, procedeu ao lançamento do seu novo vídeo musical chamado 'Sofrimento' no escritório do UNICEF, em Maputo.

UNICEF Moçambique lança série de blogs para fortalecer a liderança do conhecimento e promover o diálogo profissional
MAPUTO, Moçambique, 29 de Novembro de 2011 - Num contínuo esforço para promover o diálogo e o intercâmbio de ideias, ligando o conhecimento ao nível global com experiências e acções locais, o UNICEF Moçambique lançou um conjunto de seis blogs programático

UNICEF e o Dia Mundial de Oração e Acção pelas Crianças para proteger as crianças contra a violência
MAPUTO, Moçambique, 22 Novembro de 2011 - O Dia Mundial de Oração e Acção pelas Crianças é um movimento que tem como base o poderoso papel que as comunidades religiosas podem desempenhar na segurança das crianças através da promoção de medidas positivas.

UNICEF recebe certificado de Melhor Marca de Moçambique 2011 na categoria de Acção Social
MAPUTO, Moçambique, 22 de Novembro de 2011 - No decurso da terceira gala anual do Prémio MMM – Melhores Marcas de Moçambique, realizada ontem a noite em Maputo, o UNICEF foi avaliado como a marca estreia do país na categoria de Acção Social.

UNICEF apela para um maior investimento para as crianças em Moçambique por ocasião do Dia Universal da Criança
MAPUTO, Moçambique, 18 Novembro 2011 – Por ocasião do Dia Universal da Criança, que é comemorado mundialmente a 20 de Novembro de cada ano, o Representante do UNICEF em Moçambique Jesper Morch está apelando para um maior investimento a favor das crianças

Programa Iniciativa Um Milhão em Moçambique
MAPUTO, Moçambique, 11 Novembro 2011 - O Programa Iniciativa Um Milhão em Moçambique é parte de uma parceria global entre o Governo dos Países Baixos e o UNICEF no domínio de água, saneamento e higiene em sete países da África Oriental e Austral.

UNICEF apela à construção de escolas e edifícios resistentes à calamidades
MAPUTO, 02 de Novembro de 2011 - Nas últimas semanas, várias escolas e outros edifícios nas províncias da zona central do país viram seus telhados arrancados como resultado de fortes ventos e chuva, causando danos materiais significativos.

Relatório do UNICEF: Crise no Corno de África longe de acabar
NAIROBI, Quénia, 20 de Outubro de 2011 - A resposta internacional maciça para a crise de sobrevivência infantil no Corno de África mostrou já alguns resultados positivos, mas muito mais precisa ser feito para salvar centenas de milhares de crianças.

Declaração de Jesper Morch, Representante do UNICEF, por ocasião do Dia do Professor em Moçambique
Neste dia 12 de Outubro, instituído como Dia Nacional dos Professores, o UNICEF felicita a todos os professores em Moçambique e homenageia esses arquitectos que forjam o desenvolvimento educacional e intelectual de crianças - o futuro de Moçambique.

A estrela do ténis Serena Williams nomeada nova Embaixadora de Boa Vontade do UNICEF
NOVA IORQUE, 20 de Setembro de 2011 - O UNICEF anunciou hoje a nomeação da tenista Serena Williams como Embaixadora internacional de Boa Vontade.

Em 2010, morreram 12.000 crianças menos diariamente que em 1990 - dizem o UNICEF e a OMS
NOVA IORQUE / GENEBRA, 15 de Setembro de 2011 - O número de crianças menores de cinco anos que morrem cada ano reduziu-se de mais de 12 milhões em 1990 para 7,6 milhões em 2010, disseram hoje o UNICEF e a Organização Mundial da Saúde.

Presidente Guebuza procede abertura da 47a Edição da FACIM (Feira Internacional de Maputo)
MAPUTO, Mozambique, 29 Agosto 2011 - O Presidente Armando Guebuza procedeu esta manhã à abertura da 47a Edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), em Marracuene, na periferia norte da cidade de Maputo.

FACIM 2011: tem lugar em Marracuene de 29 de Agosto a 4 de Setembro - Visite a exposição do UNICEF
MAPUTO, Moçambique, 26 Agosto 2011 - Como no ano passado, o UNICEF Moçambique terá um stand na FACIM 2011, que está localizado na tenda denominada Chai, sendo a última tenda-exposição do lado esquerdo da entrada principal.

Membros do Comité das Relações Exteriores do Parlamento Holandês visitaram famílias chefiadas por pessoas idosas
MAPUTO, Moçambique, 23 Agosto 2011 - Ontem, sete membros do Comité das Relações Exteriores do Parlamento Holandês fizeram uma visita de terreno a uma comunidade em Inhamízua, nos arredores da cidade da Beira.

Jesper Morch, Representante do UNICEF e Parlamentares Holandeses visitam províncias do centro de Moçambique
MAPUTO, Moçambique, 22 Agosto 2011 - Entre os dias 17 e 22 de Agosto corrente, o Representante do UNICEF em Moçambique, Sr. Jesper Morch, esteve visitando as províncias de Tete, Manica e Sofala.

Alimentação de bebés e crianças pequenas
MAPUTO, Moçambique, 22 Agosto 2011 – As práticas apropriadas de alimentação infantil são cruciais para a sobrevivência e desenvolvimento da criança, recomendando-se o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida.

Saúde e Vida: Por que é importante o aleitamento materno?
MAPUTO, Moçambique, 22 Agosto 2011 – Os bebés que são amamentados crescem melhor e são mais saudáveis do que os bebés que são alimentados com fórmulas infantis.

Em todo o mundo, o UNICEF comemora a Semana Mundial do Aleitamento Materno levando a mensagem para além das unidades sanitárias
MAPUTO, Moçambique, 22 Agosto 2011 – Durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno, o UNICEF junta-se a outros parceiros mundiais na exortação sobre os benefícios do aleitamento materno.

Semana Mundial do Aleitamento Materno de 2011: "Fale comigo sobre a amamentação"
MAPUTO, Moçambique, 22 Agosto 2011 – No período de 22 a 28 de Agosto deste ano, Moçambique vai comemorar a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Será o vigésimo aniversário deste evento, que visa destacar a importância do Aleitamento Materno.

Lançado Fundo de Apoio para Trabalhos Jornalísticos 2011
MAPUTO, Moçambique, 16 Agosto 2011 - A Rede de Comunicadores Amigos da Criança (RECAC) fez o lançamento do Fundo de Apoio para trabalhos jornalísticos sobre a criança 2011.

MISA-Moçambique lança terceiro relatório "A Criança na Imprensa - análise da cobertura jornalística 2010"
MAPUTO, Moçambique, 15 Agosto 2011 - Na passada Sexta-feira, o Instituto de Comunicação Social da África Austral em Moçambique fez o lançamento do terceiro relatório "A Criança na Imprensa - análise da cobertura jornalística 2010".

Clubes escolares: Pequenos Passos, Grandes Benefícios - a participação das crianças na escola
MAPUTO, Moçambique, 8 de Agosto de 2011 - Uma sexta-feira à tarde, treze meninos e meninas estavam reunidos em torno de uma mesa em uma pequena sala para planejar sua actividade do clube escolar no sábado.

Um programa de rádio feito por crianças para crianças
ANGOCHE, Moçambique, 8 de Agosto de 2011 - Enquanto as outras crianças da sua idade estão brincando, Augusta e seus amigos utilizam o seu tempo para preparar um programa de rádio para discutir questões que afectam os direitos das crianças.

"Juntos com a Vida": uma parceria inovadora de grande impacto nas comunidades remotas do Niassa
NIASSA, Moçambique, 8 de Agosto 2011 - Era já meio da tarde quando a unidade móvel multimédia chegou ao pátio da escola primária de Matuane, no distrito de Cuamba. A escola estava deserta, pois as aulas tinham terminado.

Curso sobre os Direitos da Criança e Prática de Jornalismo
MAPUTO, Moçambique, 8 Agosto 2011 – A Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) fez o lançamento do curso "Direitos da Criança e Prática de Jornalismo: uma perspectiva baseada em direitos", apoiado pelo UNICEF.

Presidente Guebuza no encerramento do Parlamento Infantil, reitera que crianças são a garantia do futuro do país
MAPUTO, Moçambique, 3 Agosto 2011 - Durante o seu discurso de encerramento da III Sessão do Parlamento Infantil Nacional, o Presidente Armando Guebuza, respondeu e agradeceu aos delegados pelo seu trabalho.

"O nosso futuro depende do meu presente" - III Parlamento Infantil Nacional
MAPUTO, Mozambique, 2 Agosto 2011 – Cerca de 114 jovens delegados de todo o Moçambique reuniram-se no Salão principal da Assembleia da República (parlamento) para a abertura oficial do III Parlamento Nacional Infantil em Moçambique.

Crise no Corno de África - Uma Emegência para a Sobrevivência Infantil
MAPUTO, Moçambique, 24 Julho 2011 - Com a situação de fome declarada em duas regiões do sul da Somália e as taxas de desnutrição em níveis alarmantes em zonas áridas e semi-áridas em do Corno de África.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) lança versão atualizada da base de dados que pode melhorar programação, tomada de decisões e responsabilidade
MAPUTO, Moçambique, 20 Julho 2011 - Hoje, o Instituto Nacional de Estatística (INE), com o apoio do UNICEF, lançou o processo de difusão nacional da versão atualizada do ESDEM (a base de dados de Estatísticas Sociais, Demografia e Economia de Moçambique).

O Piso de Protecção Social: Um enquadramento para políticas de segurança social básica
MAPUTO, Moçambique, 18 de Julho de 2011 – Actualmente, 80% da população mundial não usufrui de um conjunto de garantias sociais que lhes permitam enfrentar os riscos da vida.

Fortalecendo as famílias em situação de risco: Porquê o apoio psicossocial é importante
MAPUTO, Moçambique, 18 de Julho de 2011 – Uma definição de apoio psicossocial é a prestação de cuidados, amor e protecção. É o suporte para os aspectos emocionais e sociais da vida de uma pessoa, de modo a que possam viver com esperança e dignidade.

Crianças que vivem em centros de atendimento residencial em Moçambique
Beira, Moçambique, 18 de Julho de 2011 - O Colégio Infantil presta assistência às crianças afectadas pela pobreza, doença, malária, HIV, desnutrição, perda dos pais ou quebra da estrutura familiar, bem como as crianças, cuja vida está em risco.

OBCs em Manjakaze e Guijá Monitoram a Qualidade dos Serviços de Saúde e Educação com o uso de Cartão de Pontuação Comunitária
GAZA, Moçambique, 18 July 2011 - Desde 2010, organizações baseadas na comunidade monitoram a qualidade dos serviços de saúde e educação em dois distritos da Província de Gaza.

Programa de Subsídio Alimentar (PSA) em Moçambique: A história de Diolinda
GAZA, Moçambique – 21 Março 2011 – Diolinda é um dos mais de 200.000 beneficiários do Programa de Subsídio Alimentar (PSA) em Moçambique, um programa de transferência de renda executado pelo Governo e dirigido para os idosos e os doentes crónicos.

Dia Mundial da Água 2011: Água para as cidades - respondendo ao desafio urbano
MAPUTO, Moçambique – 22 Março 2011 – O acesso à água é vital para o desenvolvimento sustentável das cidades e seus habitantes.

Moçambique elimina o tétano materno e neo-natal
Maputo, 23 Novembro 2010 – Moçambique aderiu às fileiras dos 19 países que eliminaram o tétano materno e neo-natal desde 2000, segundo uma pesquisa de validação realizada no mês passado em conformidade com as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Promovendo a universalização da iodização do sal em Moçambique
Distrito de Boane, Província de Maputo, Novembro 2010 – Apesar dos enormes desafios enfrentados na produção e promoção do consumo de sal iodado, alguns produtores têm demonstrado que cada vez mais crianças e suas famílias podem ter acesso a sal iodado.

Moçambique premiado pelo seu trabalho de saneamento e higiene liderado por comunidades nas áreas rurais
MAPUTO, 22 Novembro 2010 – Moçambique vai ser agraciado com o Prémio AMCOW AfricanSan Award por Serviços Públicos no domínio de saneamento e higiene esta semana.

Convenção sobre os Direitos da Criança completa 21 anos
NOVA IORQUE, 20 Novembro 2010 – 21 anos atrás, hoje, um marco notável para a protecção e realização dos direitos das crianças - a Convenção sobre os Direitos da Criança - foi oficialmente aberta à assinatura dos Estados-Membros das Nações Unidas.

Mães seropositivas ajudam a prevenir a transmissão do vírus do HIV para as crianças
Cidade da Beira, Província de Sofala, Novembro de 2010 – Na cidade da Beira, província de Sofala, um grupo de jovens mães tem estado a liderar acções de sensibilização para a prevenção da transmissão do HIV da mãe para a criança.

Músico Stewart Sukuma apela para tolerância zero à violência e abuso sexual da rapariga
Província de Maputo, Novembro de 2010 – A sala do espectáculo já estava lotada, mas mais gente continuava a chegar. Sentadas, de pé, esgueiradas na porta e onde quer que houvesse espaço, dezenas de vozes se misturavam em diferentes tons cantando em coro.

UNICEF tem um novo Representante em Moçambique
Maputo, 3 Novembro 2010 – O senhor Jesper Morch começou as suas novas funções esta semana como Representante do UNICEF em Moçambique. Ele possui mais de 20 anos de experiência internacional na planificação, coordenação e implementação.

Semana Nacional de Saúde decorre esta semana
Maputo, 03 de Novembro de 2010 – Decorre desde ontem, até o dia 7 de Novembro, a 2ª fase da semana Nacional de Saúde, que tem como objectivo, reactivar a implementação mais regular de acções de saúde e nutrição através dos serviços de saúde de rotina.

Jovem coordenadora de programa de rádio de criança para criança inspira nova geração de pequenos jornalistas
Província de Nampula, Outubro de 2010 – Lúcia Máquina, de 24 anos de idade, orgulha-se de ser hoje um modelo de vida para dezenas de crianças que com ela têm aprendido a produzir e a apresentar programas de rádio.

Promover actividades desportivas no recinto escolar ajuda a elevar as taxas de frequência
Moçambique, distrito de Chibuto, Outubro de 2010 – Hoje é um dia típico na escola para Phumzile Nkavele, de 11 anos de idade. As crianças sentam-se nas carteiras com livros e canetas, os professores ensinam usando giz e quadro preto.

Dia Mundial de Lavagem das Mãos 2010: Tornando as mãos limpas uma prioridade por muito mais do que apenas um dia
Maputo, 5 Outubro 2010 – Pela comemoração do terceiro ano do Dia Mundial de Lavagem das Mãos, mais de 200 milhões de alunos, pais, professores, celebridades e autoridades governamentais de todo o mundo vão unir esforços.

Cuidados integrados de saúde materna e infantil ajudam a salvar vidas
Moçambique, Tete, Setembro de 2010 - Aida Olímpio, de 22 anos, está grávida de seis meses e chegou para sua consulta pré-natal no centro de saúde Mavuzi Ponte, um posto rural no distrito de Chiuta.

Escola de Comunicação e Artes introduz módulo de cobertura jornalística sobre a criança
Maputo, 8 de Setembro de 2010 – Os alunos do curso de Jornalismo da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, terão brevemente ao seu dispor um novo módulo sobre a criança e imprensa, que irá abordar a cobertura jornalísti

Nove candidatos seleccionados no concurso Fundo de Apoio para Trabalhos Jornalísticos 2010
Maputo, 19 de Agosto de 2010 – A Rede de Comunicadores Amigos da Criança (RECAC) uma parceria do MISA-Moçambique e do UNICEF, anunciou hoje os candidatos seleccionados para o Fundo de Apoio para Trabalhos Jornalísticos 2010.

Semana do Aleitamento Materno em Moçambique destaca o papel dos profissionais de saúde
Maputo, 23 de Agosto de 2010 – A cada dia, cerca de 340 crianças menores de cinco anos morrem em Moçambique, a maioria de doenças facilmente preveníveis e tratáveis. O aleitamento materno é uma das formas mais eficazes para reduzir estas mortes.

Jovem repórter de rádio apresenta a sua escola amiga da criança
Moçambique, Agosto de 2010 – Raissa, de 12 anos de idade, é uma jovem repórter de rádio que apresenta, juntamente com outros participantes da sua idade, um programa semanal de rádio de criança para criança na rádio comunitária de Chibuto.

Novas infraestruturas de água e saneamento melhoram o ambiente escolar em comunidades remotas
Distrito de Buzi, Província de Sofala, Julho de 2010 - É já meio da manhã e os alunos da Escola Primária Completa Manica, no distrito de Buzi, Província de Sofala, acabam de sair para um curto intervalo.

Lançado relatório "A Criança na Imprensa, 2009"
Maputo, 21 de Julho de 2010 – Foi hoje lançado em Maputo a segunda edição do relatório de monitoria a cobertura dos Media sobre assuntos relacionados com a criança.

Concerto de dois pianos dedicado à criança
Maputo, 2010 – A sala estava cheia. O Cineteatro Avenida mais parecia um ovo. Mais ninguém podia lá caber, tantas eram as crianças e suas famílias que ali se juntaram para assistir ao concerto de dois pianos dedicado à criança, pelo 1 de Junho.

Rádio comunitária ajuda a combater o abuso e a violência contra a criança
Búzi, Moçambique, Junho 2010 – Desde a sua abertura alguns anos atrás, a pequena estação de rádio do distrito do Buzi, na província de Sofala, tem desempenhado um papel importante na promoção do diálogo entre os membros da comunidade.

Artistas juntam esforços contra o tráfico e a exploração de crianças
Maputo, 2 de Junho 2010 – Conceituados artistas irão juntar-se este sábado dia 5 de Junho, em Matalane, distrito de Marracuene, para um concerto com vista à sensibilização pública para a prevenção do tráfico e da exploração da criança.

Stewart Sukuma mobiliza comunidades a adoptarem boas práticas de higiene e saneamento
Distrito de Changara, Província de Tete, 2010 – No início do mês de Abril, cerca de 150 líderes comunitários – representando comunidades de 19 distritos das Províncias de Tete, Manica e Sofala – receberam certificados e prémios.

Mudando mentalidades com o saneamento total liderado pela comunidade
Changara, Moçambique, Maio de 2010 - O rufar dos tambores assinala o início da dança. Uma multidão de adultos e crianças assistem resguardados pela sombra de grandes e frondosas árvores.

Moçambique acelera luta contra a malária
Moçambique, 2010 - Depois de uma viagem de 30 quilómetros numa motorizada e de um teste de sangue de vinte minutos numa unidade sanitária rural ter confirmado o pior –malária grave com complicações – Bonita Gomes, de três anos de idade...

Serviços básicos de saúde alcançam crianças em zonas remotas
Manica, Mocambique, 2010 – Estava uma linda manhã de Abril, temperatura agradável, céu limpo e sol brilhante. As actividades da Semana Nacional de Saúde da Mulher e da Criança decorriam em todo o país, de 12 a 16 de Abril.

Teve lugar no país a Semana Nacional de Saúde da Mãe e da Criança
Moçambique, 16 de Abril de 2010 – Uma Semana Nacional de Saúde da Mãe e da Criança teve lugar de 12 a 16 de Abril, com vista a alcançar mais de 3,5 milhões de crianças e todas as mães em idade reprodutiva no país, com um pacote integrado de intervenções.

Novo website sobre os direitos da criança lançado em Moçambique
Maputo, 14 de Abril de 2010 - Um novo website sobre direitos da criança foi lançado hoje em Maputo, durante a cerimónia oficial de reabertura da Biblioteca Nacional.

Estudo de base sobre a cobertura da imprensa sobre o HIV e SIDA
Maputo, Abril 2010 - Um estudo de base apoiado pelo UNICEF no âmbito da parceria com o MISA foi conduzido sobre a cobertura mediática do HIV e SIDA em Moçambique.

Primeira fábrica de Alimento Terapêutico Pronto para Uso em Moçambique lançada na cidade da Beira
Moçambique, Abril de 2010 - A primeira fábrica de Alimento Terapêutico Pronto para Uso (ATPU) em Moçambique será lançada na cidade da Beira no dia 5 de Abril pelo Ministro da Saúde, Professor Dr. Paulo Ivo Garrido.

Crianças promovem os seus direitos em programas de televisão
Maputo, Março de 2010 – Yusnira Hassane, de 16 anos de idade, está diante das câmaras e não poderia estar mais feliz. A partir do estúdio da Televisão de Moçambique em Maputo, ela apresenta o programa “Roda Viva”, produzido por crianças e adolescentes.

Dia Internacional da Criança na Rádio e na Televisão 2010
Moçambique, Março de 2010 – Os media e as crianças a nível global celebram o Dia Internacional da Criança na Rádio e na Televisão no dia 7 de Março, sob o tema 'Todas as Crianças, todos os Direitos'.

Providenciando cuidados a crianças vulneráveis e suas famílias nas comunidades
Xai-Xai, Moçambique, 2010 - Celeste Macuacua*, viúva de 60 anos de idade que vive com seus dois netos órfãos, acabava de voltar para casa esta manhã, vindo da sua machamba, quando ela ouviu uma voz familiar vindo do lado de fora.

Escolas Amigas da Criança para as mais vulneráveis
Búzi, Província de Sofala, 2010 – De pé em frente à sua sala de aula recentemente construída, Muchindo Alberto, professor da quinta classe na Escola Primária 3 de Fevereiro, no distrito de Buzi, fala com orgulho da sua escola amiga da criança.

Grupos de Apoio de Mães Seropositivas ajudam a trazer à vida crianças saudáveis
Xai-Xai, Janeiro de 2010 – Tal como nos outros dias da semana, o Centro de Saúde da cidade de Xai-Xai, na província de Gaza, regista uma grande azáfama logo de manhã. Na sala de espera dos serviços de saúde materno-infantil...

Promovendo a participação das crianças através de programas de rádio de criança para criança
Maputo, Dezembro de 2009 – Todos os sábados de manhã, milhares de crianças ao longo do país ligam os receptores de rádio em casa para ouvir a já bem conhecida e afável voz de Paulo Manjate, de 16 anos de idade, apresentador do programa da criança.

Músico Stewart Sukuma partilha habilidades de vida com crianças de Matalane
Matalane, 15 de Dezembro 2009 – Mais de cem crianças da comunidade de Matalane receberam uma inesperada visita do cantor Stewart Sukuma, que veio partilhar inspiradoras histórias de vida sobre como tornar talentos e sonhos em sucesso.

Programa de reabilitação nutricional ajuda crianças em risco
Moçambique, Dezembro de 2009 – É já fim da manhã na cidade de Xai-Xai, capital da provincia de Gaza. Na enfermaria de pediatria do Hospital Central de Gaza, o pequeno João, de catorze meses de idade, brinca alegremente no colo da sua mãe Delfina.

Avaliação das Actividades de Teatro Comunitário: Relatório Final
Maputo, Novembro de 2009 – Em 2008, o UNICEF contratou uma empresa de consultoria para avaliar a efectividade, eficiência, sustentabilidade, relevância e impacto das actividades do projecto de “Mobilização Social através da Rede de Teatro Comunitário”.

Artistas moçambicanos juntam-se para celebrar o 20° aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança
Maputo, 20 de Novembro de 2009 – Por ocasião da celebração, a nível mundial, do 20° aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, o UNICEF juntou hoje artistas e parceiros para reconhecer o cometimento dos artistas para com a criança.

Avaliação do "Programa de Aceleramento do Registo de Nascimento"
Maputo, Novembro de 2009 - Em 2008, o UNICEF realizou uma avaliação com o objectivo de informar a expansão do programa nacional de aceleramento do registo de nascimento.

Estudo Nacional sobre a Mortalidade Infantil, 2009: Sumário dos resultados
Moçambique, 30 de Setembro de 2009 – O Ministério da Saúde, com o apoio do UNICEF e do London School of Hygiene and Tropical Medicine, conduziu em 2008 um Estudo Nacional Sobre a Mortalidade Infantil.

Inquérito de Indicadores Múltiplos (MICS) 2008: Sumário dos resultados
Moçambique, 30 de Setembro de 2009 – O Instituto Nacional de Estatística (INE) realizou ao longo de 2008, com o apoio do UNICEF, um inquérito nacional conhecido por Inquérito de Multiplicadores Múltiplos (MICS 2008).

Fontes de água potável nas escolas beneficiam alunos e comunidade
Distrito do Buzi, Setembro de 2009 -Desde a introdução da Iniciativa Escolas Amigas da Criança no distrito, Deolinda e outras crianças como ela têm cada vez mais oportunidades e motivação para ir às aulas. O acesso à água potável deixou de ser problema.

Avaliação do Programa de Consciencialização sobre HIV e SIDA nas Escolas
Maputo, Junho 2009 - Em 2008 o UNICEF contratou a empresa Ernst & Young para realizar uma avaliação do impacto do Programa de Consciencialização sobre o HIV e SIDA nas Escolas, apoiado pelo UNICEF.

Parceiros diplomáticos e de investimento abordam políticas de HIV e SIDA nas empresas
Maputo, Maio de 2009 – Parceiros de desenvolvimento, representantes do corpo diplomático e do empresariado, participaram no dia 15 deste mês em Maputo num encontro de diálogo sobre iniciativas de responsabilidade social.

Semana Nacional de Saúde da Criança para mais de 3 milhões de menores de cinco
Maputo, Maio de 2009 – Realiza-se em todo o país de 18 a 22 de Maio de 2009, a primeira fase da “Semana Nacional de Saúde da Criança”, com vista a alcançar mais de 3 milhões de crianças menores de 5 anos com serviços e cuidados básicos de saúde.

Iniciativa Escolas Amigas da criança: relatório de avaliação anual de campo
Moçambique, Maio de 2009 – Em finais de 2008, foi realizada conjuntamente pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e pelo UNICEF, uma avaliação anual de campo do programa Escolas Amigas da Criança (EAC).

Redes mosquiteiras para todas as crianças menores de 5 anos
Maputo, Maio de 2009 – Todas as crianças menores de cinco anos poderão, até ao final deste ano, receber uma rede mosquiteira tratada com insecticida de longa duração, nos 92 distritos não abrangidos pela pulverização intra-domiciliária.

Jornalistas capacitam-se sobre as novas leis de protecção à criança
Maputo, Abril de 2009 – Jornalistas da cidade e província de Maputo, Gaza e Inhambane tiveram a oportunidade de participar no início do mês em Maputo, num seminário de capacitação sobre a Lei de Promoção e Protecção dos Direitos da Criança.

Providenciando saneamento adequado para melhorar a saúde das comunidades
Quelimane, Província da Zambézia, Março de 2009 - É já meio da tarde quando Armando Jorge, arquitecto e assistente técnico do Município de Quelimane, inicia a sua ronda de visitas ao bairro Sampene, na zona peri-urbana da cidade.

Lançada em Moçambique série de filmes documentários sobre a criança africana
Maputo, Março de 2009 – Cerca de sete filmes documentários sobre os progressos e desafios para a sobrevivência da criança africana estão desde o ano passado a ser lançados em cerca de 15 países africanos, incluindo Moçambique.

Rápida expansão de programas de PTV aumenta as oportunidades de sobrevivência de crianças nascidas de mães vivendo com HIV
Chibuto, província de Gaza, 2008 – Até cerca de dois anos atrás, havia muito pouca esperança para crianças nascidas de mães vivendo com HIV em Malahice, província de Gaza.

Estudantes aprendem o ABC da lavagem das mãos
Quelimane (Província da Zambézia), 15 de Outubro de 2008 - Os alunos da terceira classe da Escola Primária de Nhanhubua, na zona peri-urbana do Município de Quelimane, foram apanhados de surpresa quando retornaram à sala de aula após o intervalo.

Segunda fase da Semana Nacional de Saúde da Criança deverá alcançar cerca de 3.5 milhões de crianças
Maputo, 4 de Outubro de 2008 – Decorre em todo o país, de 6 a 10 de Outubro de 2008, a segunda ronda da Semana Nacional de Saúde da Criança.

Promovendo a educação da rapariga para assegurar um início de vida saudável para todas as crianças
Maputo, 8 de Setembro de 2008 - “A alfabetização é o melhor remédio” é o tema das celebrações do Dia Internacional da Alfabetização este ano.

Mães aprendem a melhor cuidar da dieta alimentar da suas crianças
Nampula, Agosto de 2008 – É já meio da manhã na Ilha de Moçambique, província de Nampula. Na enfermaria de saúde materno infantil do principal Centro de Saúde da ilha, Suhura Vasco brinca com a sua frágil filha Mazuza, de um ano de idade.

Amamentação exclusiva nos primeiros seis meses pode evitar até 13 por cento das mortes em crianças recém nascidas
Maputo, 1 de Agosto de 2008 – No âmbito da semana mundial do aleitamento materno, que se celebra de 1 a 7 de Agosto, o UNICEF e parceiros apelam para que as mães sejam encorajadas a amamentar as suas crianças de forma exclusiva até aos seis meses.

Exposição fotográfica retrata o impacto do HIV e SIDA tal como vivido através dos olhos das crianças
Maputo, 8 de Julho de 2008 – Em meados do ano passado, vinte e quatro crianças e adolescentes fizeram-se às ruas dos subúrbios de Maputo, de câmaras fotográficas na mão, para documentarem as suas vidas. As fotografias que resultaram desta iniciativa estão agora expostas no Centro Cultural Franco Moçambicano, de 8 a 19 de Julho.

Dia da Criança Africana: promovendo a realização dos direitos da criança
Maputo, 16 de Junho de 2008 – Todos os anos a 16 de Junho, os países africanos juntam-se para celebrar o Dia da Criança Africana. Em Moçambique, as celebrações deste ano centram-se nos direitos da criança.

"Vivendo Juntos” ajuda as comunidades a cuidar das suas crianças vulneráveis
Distrito do Chókwe, Província de Gaza, Junho de 2008 – É já meio da manhã e Rosina, de 16 anos idade, encontra-se ainda em casa. Ela está atarefada a terminar os afazeres domésticos para ir à escola. O seu lar é uma pequena, velha e escura palhota, onde ela vive há cerca de um ano com os seus 3 irmãos mais novos.

Candidatos seleccionados para o Fundo de Apoio para Trabalhos Jornalísticos
Maputo, 15 de Maio de 2008 - O UNICEF Moçambique, em parceria com o MISA Moçambique, lançou em Fevereiro de 2008 um concurso aberto a jornalistas a nível nacional, para submeterem candidaturas a um Fundo de Apoio para Produção de Trabalhos Jornalísticos.

Mães seropositivas e crianças afectadas pelo HIV e SIDA recebem cuidados e apoio nos PTVs
Xai-Xai, Província de Gaza, Abril de 2008 – Tal como acontece todas as quartas feiras de manhã, Telzira, de 30 anos de idade, veio até ao Centro de Saúde da Cidade de Xai-Xai com a sua filha de 8 meses. Ela trouxe-a à Consulta de Crianças de Risco.

Dia Mundial da Malária: juntos no combate à doença que tira a vida das crianças
Maputo, Abril de 2008 – No dia 25 de Abril, o mundo junta-se para celebrar o primeiro Dia Mundial da Malária. O tema das celebrações este ano é “doença sem fronteiras”.

Crianças e membros da comunidade juntos na gestão da água e saneamento na escola
Província da Zambézia, Abril de 2008 – A vida das crianças e da comunidade ao redor da EPC de Limuila, no distrito de Maganja da Costa, tem vindo a melhorar desde o ano passado, com a instalação de uma fonte de água potável.

Rádio comunitária mobiliza raparigas a frequentarem a escola
Província da Zambézia, 8 de Março de 2008- O distrito de Maganja da Costa jamais voltará a ser o mesmo. Desde o ano passado, é pela voz afável dos jovens locutores da Rádio Comunitária de Erive que muitos dos seus lares são acordados logo pela manhã.

Crianças aprendem na sala de aula a protegerem-se do HIV
Maputo, 22 de Fevereiro de 2008 – Todas as semanas, activistas do Kidlimuka – uma associação de pessoas vivendo com HIV/SIDA – visitam escolas primárias em Maputo para discutir com os estudantes como se podem proteger do HIV.

Criar parcerias para prestar apoio aos deslocados das cheias no vale do Zambeze
MUTARA, Moçambique, 23 de Janeiro de 2008 – Mais de 96.400 pessoas continuam deslocadas das suas casas devido a fortes chuvas sazonais à medida que as águas continuam a subir ao longo do vasto Vale do Rio Zambeze. O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades de Moçambique apenas registou até agora sete mortes, no entanto, é necessário apoio para os milhares de pessoas que ainda estão à procura de abrigo nos centros de reassentamento.

Polícia defende nos Gabinetes de Atendimento mulheres e crianças vítimas de violência
Maputo, 3 de Dezembro de 2007- Quando as agentes da polícia chegam ao “Mercado do Povo”, na cidade de Maputo, as mulheres vendedoras daquele mercado estavam já a aglomerar-se junto à maior árvore no interior daquele recinto.

Progresso encorajante para as crianças afectadas pelo SIDA em Moçambique
Maputo, Novembro de 2007 – Desde o lançamento da Campanha “Juntos pelas Crianças. Juntos Contra o SIDA”, a 5 de Novembro de 2005, consideráveis e encorajantes progressos foram realizados na provisão de tratamento, cuidados e apoio à crianças afectadas pelo SIDA em Moçambique.

Mais de 500 mil redes mosquiteiras são distribuidas a crianças menores de 5 anos
Maputo, 9 de Novembro de 2007 – Uma ampla campanha para distribuição de mais de 500 mil redes mosquiteiras está em curso em Moçambique de Outubro a Dezembro, em cinco províncias do país.

Lançado Prémio Saúde para jornalistas
Maputo, 7 de Novembro de 2007– Foi hoje lançada pela Vice-Ministra da Saúde, Aida Libombo, a 12ª edição do “Prémio Saúde” para jornalistas. Trata-se de um concurso que visa estimular a produção de trabalhos jornalísticos investigativos e de qualidade.

Promovendo a saúde e o desenvolvimento das crianças em comunidades remotas
Xai-Xai, Outubro de 2007– São as primeiras horas da manhã. No Hospital Rural de Chicumbane a agente de saúde Cândida Chaves está já de serviço, preparando-se para um longo dia no terreno.

Trabalhando em parceria para reconstruir as escolas depois do devastador ciclone
Maputo, 24 de Outubro de 2007 – Em resposta aos severos danos causados às escolas pelo Ciclone Fávio em Fevereiro de 2007, o UNICEF e o Governo Provincial de Inhambane têm estado a trabalhar em conjunto para melhorar a educação das crianças.

Adolescentes e jovens reforçam a voz nos observatórios de desenvolvimento do país
Maputo, 16 de Outubro de 2007 – Todos os anos, a 17 de Outubro, o mundo se une para celebrar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

Escolas Amigas da Criança beneficiarão cerca de 300.000 crianças
Maputo, 11 de Outubro de 2007- Cerca de 300 mil crianças em Moçambique irão beneficiar de melhor educação e ambiente escolar, como resultado do programa Escolas Amigas da Criança.

Primeira Dama visita programas de resposta ao impacto do HIV e SIDA nas crianças
Maputo, 28 de Setembro de 2007- A Primeira Dama Maria da Luz Dai Guebuza, Patrona da campanha “Juntos Pelas Crianças Juntos contra o SIDA” em Moçambique, visitou Xai-Xai e Chókwè nos dias 27 e 28 de Setembro.

Crianças, adolescentes e jovens lideram acções de sensibilização sobre saúde sexual e reprodutiva
Maputo, 11 Setembro de 2007- Passava já do meio dia quando Nelson Cumbe irrompeu pelo Centro de Saúde do Alto Maé adentro, ainda trajando o seu uniforme de escola secundária, de onde vinha. Tinha estado nas aulas durante toda a manhã.

Levar os serviços de registo de nascimento para junto das comunidades
Maputo, 31 de Agosto de 2007- Numa manhã de Terça-Feira, dezenas de mães acompanhadas das suas crianças, e algumas também acompanhadas do pai das crianças, deixaram os seus afazeres domésticos e a lida da machamba para se aglomerarem desde muito cedo diante dos serviços de registo.

Crianças aprendem a usar a fotografia para retratar a sua realidade e expressar os seus pontos de vista
Maputo, 7 de Agosto de 2007 – Cerca de vinte e quatro crianças percorrem as ruas de Maputo de máquinas fotográficas na mão para documentar as suas vidas e as suas comunidades.

A promoção do aleitamento materno na primeira hora após o parto pode salvar a vida das crianças
Maputo, 1 de Agosto de 2007- Cerca de 120 países no mundo dedicam a semana de 1 a 7 de Agosto para chamar a atenção para a importância do aleitamento materno exclusivo para a sobrevivência e desenvolvimento da criança.

A prevenção da malária aumenta as oportunidades de sobrevivência e crescimento saudável das crianças Moçambicanas
Maputo, 27 de Julho de 2007 – A malária continua a ser uma das principais ameaças à sobrevivência das crianças em Moçambique, estimando-se que esteja na causa de mais de duas mortes em cada cinco mortes entre crianças menores de 5 anos no país.

Seminário discute protecção dos direitos da criança
Maputo, 16 de Julho de 2007- Funcionários séniores e especialistas de diferentes sectores reuniram-se na cidade de Maputo, de 10 a 13 de Julho, para discutir os mecanismos para melhor proteger os direitos da Criança em Moçambique.

Crianças participam através da arte na advocacia pelo seu direito a um crescimento saudável
Maputo, 13 de Julho de 2007– Rapazes e raparigas dos 14 aos 15 anos provenientes do centro de protecção à criança Arco-Íris, em Maputo, participaram na produção de vários quadros ilustrando o seu direito a um crescimento saudável.

Jornalistas capacitam-se para melhor promoverem os direitos da criança
Maputo, 4 de Julho de 2007– Cerca de 15 jornalistas das províncias do Niassa, Cabo Delgado e Nampula participaram num workshop realizado de 27 a 29 de Junho em Nampula, onde aprenderam como melhor usar os media para advogar pelos direitos da criança.

Media e parceiros juntam-se contra o tráfico, violência, abuso e exploração da criança
Maputo 14 de Junho de 2007- Editores, jornalistas, parceiros do governo e da sociedade civil juntaram-se para discutir o papel que os media podem desempenhar no combate ao tráfico, violência, abuso e exploração da criança em Moçambique.

Criando um ambiente protector contra a mão de obra infantil
Maputo 11 de Junho de 2007– O Dia Internacional Contra o Trabalho Infantil, celebrado a 12 de Junho, é este ano dedicado à consciencialização contra o uso de mão de obra infantil na indústria agrícola.

Providenciando serviços de saúde amigos dos adolescentes e jovens
Maputo 31 de Maio de 2007- Como parte da sua visita a Moçambique, uma delegação do Fundo dos Estados Unidos para o UNICEF teve a oportunidade de testemunhar esta semana o empenho dos jovens Moçambicanos na luta contra o HIV/SIDA.

Dia Internacional da Criança: combatendo o tráfico, abuso e exploração da criança
Maputo 31 de Maio- No dia 1 de Junho o mundo celebra o Dia Internacional da Criança, data em que este ano se comemora também o 18 aniversário da Convenção das Nações Unidas sobre dos Direitos da Criança.

Crianças moçambicanas partilham a sua experiência de media com o mundo
Maputo 4 de Abril 2007- Na manhã do dia 24 de Março, quando Tânia de Abreu, Paulo Manjate Amélia Maisha Tunzine e Abílio Matusse Júnior, chegaram ao Centro de Conferências de Sandton, uma nova experiência começou nas suas vidas.

Activistas de saúde transmitem mensagens que salvam vidas
Província de Sofala, 14 de Março de 2007 – Há poucos espectáculos mais agradáveis do que ver os risos de alegria na cara de 100 crianças. Quando o motivo dessa alegria é uma mensagem de boa saúde e higiene, em forma de teatro, só enriquece o momento.

Protegendo as crianças da malária e das doenças transportadas pela água
Província de Sofala, Moçambique, 13 de Fevereiro de 2007 – Em 2000, enquanto Moçambique enfrentava as mortíferas cheias que ceifaram milhares de vidas humanas, Rosita Pedro tornou-se numa famosa bebé.

Crianças afectadas pelas cheias regressam às aulas
Província de Sofala, Moçambique, 06 de Março de 2007 – Até esta semana, Joana Minete, de sete anos de idade, nunca tinha ido à escola. Nunca tivera um livro, e nunca usara um lápis. Hoje, ela tem as três coisas e está muito satisfeita.

Cidades costeiras trabalham arduamente após o Ciclone Favio
Maputo, 28 de Fevereiro de 2007 – Cerca de 48 horas após um grande ciclone ter quase arrasado grandes porções desta tranquila cidade, a população de Vilanculos estava ocupada – reparando tectos, postes de electricidade, cortando árvores caídas.

 

 

 

 

RSS Feeds

 UNICEF Moçambique Notícias
As últimas notícias do nosso website em português.

 UNICEF Mozambique News
The latest updates from our english homepage.


Search:

 Email this article

unite for children