Imprensa

Centro de imprensa

Notícias

Comunicados de imprensa

Discursos oficiais

Publicações

Vídeos

Fotografias

Rede de jornalistas amigos da criança

Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão

Calendário de eventos para 2008

Informação prática

Contacte-nos

 

Cerca 42 milhões de dólares serão investidos no melhoramento do acesso à água potável e saneamento na zona centro do país

Um milhão de pessoas irão beneficiar da iniciativa hoje lançada pelo Governo de Moçambique, Países Baixos e UNICEF 

Maputo, 7 de Fevereiro de 2007 – Cerca de um milhão de pessoas irão beneficiar de novas fontes de água potável e saneamento adequado nas províncias de Manica, Sofala e Tete, no âmbito da Iniciativa Um Milhão lançada hoje pelo Governo de Moçambique, em parceria com o Governo do Reino dos Países Baixos e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A iniciativa deverá contribuir para o aceleramento do cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODMs) relacionados com o abastecimento de água potável e saneamento adequado em Moçambique.

A cerimónia oficial de lançamento do projecto teve lugar na cidade de Tete e contou com a participação do Ministro das Obras Públicas e Habitação, Felício Zacarias, dos Governadores das províncias de Manica e Tete, e representantes da Embaixada dos Países Baixos e do UNICEF.

Durante os próximos seis anos, com implementação efectiva de Janeiro de 2007 a Dezembro de 2012, serão investidos em Manica, Sofala e Tete, cerca de 42 milhões de dólares norte-americanos, dos quais os Países Baixos cobrirão mais de 28 milhões de dólares, o UNICEF cobrirá mais de 7 milhões de dólares e o Governo de Moçambique e as populações beneficiárias participarão com cerca de seis milhões.

Este programa integrado de água, saneamento e higiene será implementado em 18 distritos, seis em cada uma destas províncias, as quais apresentam baixas taxas de acesso ao abastecimento de água e saneamento adequados. Nestas províncias as doenças diarreicas e a malária representam umas das principais causas de morbilidade e mortalidade nas crianças, têm altas taxas de sero-prevalência do HIV e são particularmente vulneráveis a emergências (cólera e seca).

O programa enquadra-se no âmbito do Programa de Cooperação entre o Governo de Moçambique e o UNICEF (2007-2009) e nas estratégias do sector da água e saneamento estabelecidas no Plano de Acção para a Redução da Pobreza Absoluta (PARPA) assim como nas metas do país para o alcance dos ODMs.

Como resultado desta parceria espera-se que, em Moçambique, até ao fim do programa:

  • 1 milhão de pessoas vivendo nas zonas rurais tenham acesso sustentável à água potável através da construção de 2.000 novas fontes de abastecimento de água;
  • 200.000 pessoas tenham acesso sustentável à água potável através da reabilitação de 400 fontes de abastecimento de água;
  • 1 milhão de pessoas tenham acesso às infra-estruturas adequadas de saneamento. Cerca de 200.000 latrinas novas serão construidas;
  • 1.2 milhão de pessoas adoptem práticas de higiene apropriadas;
  • 400 escolas primárias (envolvendo um total de 140.000 crianças) tenham acesso às infra-estruturas de água potável, saneamento e higiene;
  • 18 distritos e 3 províncias tenham capacidades técnicas e de gestão reforçadas para a planificação, coordenação e implementação dos programas de abastecimento de água, saneamento e educação para higiene. 

Para o alcance destas metas, o programa irá focalizar as suas intervenções em duas componentes principais:

(a) Aumento e melhoramento do acesso à água potável e saneamento adequado para populações pobres e vulneráveis a residir em áreas rurais incluindo a comunidade escolar, fortalecimento do conhecimento e capacidades das comunidades e crianças em idade escolar para a adopção das práticas de higiene seguras dando especial atenção às famílias afectadas pelo HIV/SIDA.

(b) Criação e desenvolvimento de capacidades através do fortalecimento da capacidade das instituições do Governo a nível distrital e provincial, para que possam desempenhar  efectivamente os seus papéis e responsabilidades com particular ênfase para a planificação, gestão, coordenação, supervisão dos programas integrados de água, saneamento e higiene, assim como para o estabelecimento de parcerias com o sector privado para a criação de redes sustentáveis de fornecimento de bombas manuais e respectivas peças sobressalentes junto aos utentes .

Para mais informações, por favor contacte:

Julião Alferes, Director Nacional de Águas, Telefone: (+ 258) 21 302 129;  jalferes@dnapnda.org

Kees Konstapel, Embaixada Real dos Países Baixos; Telefone (+258) 21 490 031; kees.konstapel@minbuza.nl

Thierry Delvigne-Jean, UNICEF Moçambique; Telefone: (+258) 21 481 121; tdelvignejean@unicef.org

 

 
Search:

 Email this article

unite for children