Imprensa

Centro de imprensa

Notícias

Comunicados de imprensa

Discursos oficiais

Vídeos

Fotografias

Rede de jornalistas amigos da criança

Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão

Calendário de eventos

Informação prática

Contacte-nos

Galeria de fotos

 

O Governo de Moçambique, com o apoio do UNICEF, lança a campanha sobre os Direitos das Crianças com Deficiência

O Governo de Moçambique, com o apoio do UNICEF, lança a campanha sobre os Direitos das Crianças com Deficiência
© UNICEF Mozambique/2013/Marie-Consolee Mukangendo

“É preciso que a família e a sociedade aceitem e facilitem a inclusão das pessoas com deficiência”

Maputo, 15 de Outubro de 2013 - Sem uma mudança de atitudes, poucas melhorias ocorrerão na vida das crianças moçambicanas com deficiência. A ignorância sobre a natureza e as causas da deficiência, a recusa da existência de crianças com deficiência, a atitude negativa de subestimar o seu potencial e as suas capacidades, e outros obstáculos à igualdade de oportunidades e de tratamento conspiram, em conjunto, para silenciar e marginalizar as crianças com deficiência.

Incluir a deficiência no discurso político e social pode contribuir para sensibilizar as autoridades decisórias e os provedores de serviços, e demonstrar à sociedade em geral, que a deficiência faz parte da condição humana. Concentrando-se nas capacidades e potencialidades das crianças com deficiência criam-se benefícios para a sociedade como um todo.

A inclusão das crianças com diferentes tipos de deficiência física, auditiva e visual, mental ou de outro tipo, seja moderada ou grave, no sistema do ensino, através de um papel activo do professores e directores das escolas, é fundamental para assegurar o desenvolvimento saudável de todas as crianças, num ambiente livre de estigma e discriminação.

Com o objectivo de sensibilizar a sociedade a respeitar os direitos das crianças com deficiência, o Governo de Moçambique, sob a liderança do Ministério da Mulher e da Acção Social, vai lançar a partir de hoje,  dia 15 de Outubro, a primeira fase da campanha de comunicação sobre os direitos das crianças com deficiência, no seio das suas famílias, na sociedade e na escola. Esta iniciativa conta com a participação do Ministério da Educação, em parceria com as organizações da sociedade civil e das Nações Unidas, através do UNICEF.

Este lançamento também enquadra-se no âmbito da semana de protecção social que decorre de 14 a 19 de Outubro.

No âmbito da campanha, foram elaborados três spots de televisão e rádio, os últimos em português e em algumas línguas nacionais mais faladas, nomeadamente Changana, Sena e Makua. A campanha pretende alcançar toda a população moçambicana e em particular os cuidadores das crianças.

Videos da campanha sobre os Direitos das Crianças com Deficiência

Video: Criança com Deficiência - Ambiente Familiar

Video: Criança com Deficiência - Estigma e Discriminação

Video: Criança com Deficiência - Educação Inclusiva

Para mais informações, favor contactar:

Patricia Nakell, UNICEF Mozambique
Tel: +258 82 312 1820; Email: pnakell@unicef.org

Gabriel Pereira, UNICEF Mozambique
Tel. (+258) 21 481 100; Email: maputo@unicef.org

 

 
Search:

 Email this article

unite for children