Imprensa

Centro de imprensa

Notícias

Comunicados de imprensa

Discursos oficiais

Vídeos

Fotografias

Rede de jornalistas amigos da criança

Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão

Calendário de eventos

Informação prática

Contacte-nos

Galeria de fotos

 

Programa com apoio do UNICEF lançado em Ribáuè

Programa com apoio do UNICEF lançado em Ribáuè
"Através deste programa, o UNICEF apoia no desenvolvimento de modelos de gestão para os serviços de água e saneamento, os quais irão beneficiar, em última instância, 2 milhões de pessoas que vivem em pequenas cidades e vilas,"diz o Representante do UNICEF

MAPUTO (Moçambique), 03 Outubro 2013 -"Através deste programa, o UNICEF apoia no desenvolvimento de modelos de gestão para os serviços de água e saneamento, os quais irão beneficiar, em última instância, 2 milhões de pessoas que vivem em pequenas cidades e vilas," diz o Representante do UNICEF Koenraad Vanormelingen , marcando a cerimónia de inauguração, hoje, para a reabilitação e ampliação do sistema de abastecimento de água canalizada em Ribáuè, Província de Nampula.

O programa, que é financiado pelo Governo Australiano , é uma parceria entre o UNICEF, a AIAS , o Governo Provincial e os cinco governos locais de Ribáuè, Mecubúri, Rapale, Namialo e Monapo . Estes estão situados no chamado corredor de Nacala, cuja população está crescendo a uma taxa de 15 % ao ano.

"Este esforço único está respondendo a uma lacuna gritante que temos hoje em atender as necessidades em água e saneamento de 2 milhões de pessoas que vivem em vilas, que ficaram em segundo plano a favor de grandes cidades," continuou o Dr. Vanormelingen, que enfatizou os aspectos de capacitação do projecto. "A nossa ambição é contribuir para a definição de políticas a nível nacional. "

O Programa de Água, Saneamento e Higiene em Pequenos Aglomerados, na Província de Nampula, conhecido como NAMWASH, é implementado na base de um acordo conjunto de financiamento assinado pela Agência Australiana de Cooperação e Desenvolvimento Internacional ( AusAID ), o Governo de Moçambique e o UNICEF, e tem um orçamento total de US $ 7,3 milhões, para o qual a AusAID está a contribuir com cerca de US $ 5,1 milhões.

Através do estabelecimento de uma parceria entre a Administração de Infra-estruturas de Abastecimento de Água e Saneamento (AIAS) e do Governo Provincial de Nampula através da sua Direcção das Obras Públicas e Habitação (DPOPH), o programa NAMWASH visa cobrir a área crítica de demanda do fornecimento e abastecimento de água e saneamento e terá um grande impacto sobre a saúde, em particular de mulheres e crianças.

O programa é dividido em duas fases. A Fase 1 está a financiar a reabilitação e ampliação do sistema de abastecimento de água canalizada para o Município de Ribáuè com um custo de 42 milhões de meticais (1,4 milhões de dólares). A construção deste sistema que vai beneficiar mais de 8.000 homens, mulheres e crianças começou a 3 de Outubro de 2013, com a presença de autoridades municipais, distritais, provinciais e nacional. O projecto deverá estar concluído no primeiro semestre de 2014.

O programa também financia intervenções de promoção do saneamento e de higiene que irão beneficiar mais de 10 mil pessoas nas vilas de Ribáuè e Rapale, incluindo a construção de latrinas domésticas melhoradas, bem como instalações sanitárias em escolas, hospitais, mercados centrais e paragens de autocarros.

A Fase 2 de NAMWASH, para a qual o UNICEF e a AIAS estão actualmente à procura de financiamento, será implementada nos próximos anos em outras quatro vilas (Rapale, Monapo, Mecubúri  e Namialo) .

A cerimónia de inauguração acontece em Ribáuè hoje e contará com a participação de SEXA Francisco Pereira, Vice-Ministro das OPH, SEXA Cidália Chaúque , Governadora de Nampula, Sra. Olinda Sousa Directora Nacional de AIAS, Sr. Constantino António, Presidente do Municipio e o Sr. Juma Taratibo, Administrador do Distrito.

Para mais informações, favor contactar: 

Patricia Nakell, UNICEF Moçambique, tel: (+258) 21 481 100; 
email: pnakell@unicef.org;

Gabriel Pereira, UNICEF Moçambique, tel: (+258) 21 481 100; 
e-mail: gpereira@unicef.org


 

 

 

 

Redes sociais

Search:

 Email this article

unite for children