Imprensa

Centro de imprensa

Notícias

Comunicados de imprensa

Discursos oficiais

Vídeos

Fotografias

Rede de jornalistas amigos da criança

Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão

Calendário de eventos

Informação prática

Contacte-nos

Galeria de fotos

 

É novamente tempo da Semana Nacional de Saúde!

da Semana Nacional de Saúde
© UNICEF Mozambique/2013/Patricia Nakell
Marcando o lançamento da Semana Nacional de Saúde, Paulo, bebé de dois meses de idade visto aqui nos braços de sua mãe, Hortência, recebe sua certidão de nascimento oficial pelas mãos da Ministra da Justiça, Benvinda Levy, no Centro de Saúde de Mavalane,

Maputo, 6 de Maio de 2013. Teve início, hoje, em Moçambique, a Semana Nacional de Saúde, com planos de atingir cerca de 4 milhões de crianças menores de 5 anos em todo o país, no que se tornou a pedra angular da promoção nacional de saúde da criança.

Lançada em 2008 e organizada pelo Ministério da Saúde, a Semana Nacional de Saúde que se realiza duas vezes ao ano, tem crescido de ano para ano, e abrange todas as unidades sanitárias em todos os distritos de Moçambique. A Semana Nacional de Saúde tem como alvo principal as crianças com menos de 5 anos de idade e mulheres em idade reprodutiva. De igual modo, o planeamento familiar, por exemplo, também tem sido oferecido cada vez mais amplamente.

"Podemos considerar que (a Semana Nacional de Saúde) é facilmente a semana mais importante do ano em termos de saúde da criança, com milhões de crianças alcançadas com serviços essenciais, tais como a imunização," diz o Dr. Roberto de Bernardi, Representante interino do UNICEF em Moçambique. O UNICEF é um dos principais parceiros do Ministério da Saúde e apoia o governo, tanto na concepção e lançamento da campanha, bem como no fornecimento de suprimentos, tais como vacinas, Vitamina A e Mebendazol (para desparasitação).

Este ano, os serviços oferecidos incluem a Vitamina A, a desparasitação e triagem nutricional, bem como vacinas contra a poliomielite para cobrir a mais de 4 milhões de crianças com menos de 5 anos, bem como um serviço de registo de nascimento.

O registo de nascimento foi introduzido como um componente piloto das semanas de saúde em Novembro passado, e está sendo implementado de forma mais ampla este ano, com a meta de se atingir um mínimo de 50 mil inscrições até o final da campanha, a 10 de Maio. O registo de nascimento é realizado em cooperação com o Ministério da Justiça, nas conservatórias do registo civil e brigadas móveis em campo, e poderia aumentar, substancialmente, o número de crianças com documentos oficiais de registo, caso as metas sejam cumpridas.

Mensagens informando à comunidade sobre a Semana Nacional de Saúde e os serviços prestados têm sido divulgadas, há semanas, na TV e rádio em Português e outras línguas locais. Os líderes comunitários, os activistas e profissionais de saúde também estão envolvidos na difusão da informação e certificando-se sobre se o comparecimento é alto.

Para mais informações, favor contactar: 

Patricia Nakell, UNICEF Moçambique, tel: (+258) 21 481 100; 
email: pnakell@unicef.org;

Gabriel Pereira, UNICEF Moçambique, tel: (+258) 21 481 100; 
e-mail: gpereira@unicef.org

 

 

 

 

 

Redes sociais

Search:

 Email this article

unite for children