Imprensa

Centro de imprensa

Notícias

Comunicados de imprensa

Discursos oficiais

Vídeos

Fotografias

Rede de jornalistas amigos da criança

Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão

Calendário de eventos

Informação prática

Contacte-nos

Galeria de fotos

 

Lançada vacina contra a pneumonia

Lançada vacina contra a pneumonia
© UNICEF Mozambique/2013/Emidio Machiana
O Ministro da Saúde Dr Alexandre Manguele vacinou as primeiras crianças, lançando a vacina conta a pneumonia em Moçambique.

Boane, Moçambique, 10 Abril 2013 − A vacina contra a pneumonia foi hoje lançada em Moçambique pelo Ministério da Saúde com o apoio do UNICEF e parceiros.

O lançamento oficial teve lugar no Centro de Saúde de Boane, na província de Maputo, onde dezenas de mães com crianças menores de 12 meses se apresentaram para a vacinação. Acompanhando o Ministro da Saúde Dr Alexandre Manguele estiveram autoridades do distrito e da província, parceiros do Ministério da Saúde, líderes comunitários, funcionários da saúde, famílias e crianças.

“A introdução da vacina contra a pneumonia no calendário de vacinação do Sistema Nacional de Saúde é uma grande conquista para Moçambique e seus parceiros, incluindo o UNICEF. Irá contribuir para a redução das mortes devido à pneumonia, principalmente de crianças menores de dois anos” disse o Representante Interino do UNICEF, Dr. Roberto De Bernardi.

Infecções Respiratórias Agudas e pneumonia seguem-se à malaria em termos de causa de mortes de crianças no país, tirando a vida a cerca de 10 mil crianças por ano. Espera-se que a nova vacina venha a contribuir de forma significativa nos esforços nacionais para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio número quatro, de reduzir a mortalidade de menores de cinco anos de 97 para 73 mortes por mil nados vivos.  

Em apoio a esta iniciativa, o Embaixador de Boa Vontade do UNICEF Stewart Sukuma participou na cerimónia de lançamento, chamando a atenção da comunidade para a importância da vacina, e encorajando os pais a cumprirem com o calendário da vacinação.

“A partir de hoje as nossas crianças têm ainda mais chances de sobreviver” disse Stewart Sukuma ao aglomerado que aproveitou a ocasião para cantar e dançar com o artista algumas das suas músicas mais populares.

Para além da vacina, outras intervenções apoiadas pelo UNICEF podem ajudar a prevenir a pneumonia, tais como o aleitamento materno exclusivo durante os primeiros seis meses de vida da criança e a lavagem regular das mãos.

Video: Lançada vacina contra a pneumonia em Moçambique

Video: Moçambique introduz nova vacina contra a pneumonia

Para mais informações, favor contactar:

Patricia Nakell, UNICEF Moçambique, tel: (+258) 21 481 100; 
email: pnakell@unicef.org;

Gabriel Pereira, UNICEF Moçambique, tel: (+258) 21 481 100; 
e-mail: gpereira@unicef.org

 

 

 

 

Redes sociais

Search:

 Email this article

unite for children