Imprensa

Centro de imprensa

Notícias

Comunicados de imprensa

Discursos oficiais

Vídeos

Fotografias

Rede de jornalistas amigos da criança

Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão

Calendário de eventos

Informação prática

Contacte-nos

Galeria de fotos

 

UNICEF lança SMS para a Vida em parceria com a Mcel e o Ministério da Saúde

UNICEF lança SMS para a Vida em parceria com a Mcel e o Ministério da Saúde
© UNICEF Moçambique/2013/Emidio Machiana
UNICEF lança "SMS para a Vida" e parceria com a maior operadora nacional de telefonia móvel Mcel e o Ministério da Saúde.

Maputo, 27 de Março de 2013–  O UNICEF assinou hoje um Memorando de Entendimento com a maior operadora nacional de telefonia móvel mcel e o Ministério da Saúde (MISAU), para o envio de mensagens sobre Saúde e Vida aos subscritores da Mcel.

O projecto “SMS para a Vida” visa apoiar o MISAU a melhorar, através dos Serviços de Mensagens Curtas (SMS), o nível de informação do público sobre as práticas de prevenção de doenças, lesões e violência contra a criança, e sobre a utilização dos serviços de saúde pela população. Este projecto de três anos contribui para os esforços nacionais de redução das taxas de mortalidade infantil e melhoria da saúde materna, para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio 4 e 5.

“No âmbito da sua responsabilidade nacional de planificação de Saúde, o MISAU começou recentemente a contemplar o uso da telefonia móvel e da tecnologia SMS nos seus programas de promoção de saúde. Acreditamos que o maior aproveitamento destas tecnologias irá contribuir de forma significativa para o aumento do conhecimento de um segmento importante da população em relação aos cuidados primários de saúde e de protecção da criança “ disse o Director Nacional de Saúde Pública, Dr Mouzinho Saíde.

Para esta iniciativa a Mcel disponibiliza a sua plataforma de SMS para o envio gratuito de mensagens aos seus subscritores, incluindo nos serviços de recarga automática GIRO e serviço Mbip. A frequência das mensagens poderá aumentar em caso de emergências humanitárias e de epidemias graves.

“A mcel, no âmbito das suas acções de responsabilidade social corporativa, privilegia também acções onde a sua tecnologia pode ser aplicada para o bem das comunidades moçambicanas e neste projecto específico, irá permitir que os seus mais de 5 milhões de clientes beneficiem de informações relacionadas com os cuidados de saúde pública e deste modo contribuir para o melhoramento da qualidade de vida das populações”, disse o PCA da mcel, Teodato Hunguana.

Embora o uso de telemóveis esteja ainda longe de ser universal em Moçambique, o número de subscritores é crescente e abrange quase todos os grupos sociais, desde os fazedores de opinião aos cuidadores de crianças em famílias e comunidades mais vulneráveis. A informação e o conhecimento a serem partilhadas através deste projecto irão potencialmente alcançar também um número de pessoas sem telemóvel que convivem de perto com os usuários da rede Mcel.

“Este é mais um exemplo de uma Parceria Público- Privada inovadora e estratégica para o país, e do papel crucial que o sector privado pode desempenhar, com os seus meios técnicos e recursos, no apoio aos esforços nacionais para a promoção da saúde e da protecção dos direitos da criança”, disse o Representante Adjunto do UNICEF interino, Dr. Emanuele Capobianco.  

Ao longo dos últimos anos o UNICEF tem advogado para a adopção de politicas de responsabilidade social centradas na criança, promovendo parcerias que contribuam para a realização dos direitos da criança no país.

Para mais informações, favor contactar:

Patricia Nakell, UNICEF Moçambique, tel: (+258) 21 481 100; 
email: pnakell@unicef.org;

Gabriel Pereira, UNICEF Moçambique, tel: (+258) 21 481 100; 
e-mail: gpereira@unicef.org

 

 

 

 

Redes sociais

Search:

 Email this article

unite for children