Imprensa

Centro de imprensa

Notícias

Comunicados de imprensa

Discursos oficiais

Vídeos

Fotografias

Rede de jornalistas amigos da criança

Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão

Calendário de eventos

Informação prática

Contacte-nos

Galeria de fotos

 

Cantor Stewart Sukuma nomeado primeiro Embaixador Nacional de Boa Vontade do UNICEF para Moçambique

© UNICEF Mozambique/2012/N.Sahba
Cantor Stewart Sukuma foi nomeado Embaixador Nacional de Boa Vontade do UNICEF, a primeira nomeação da agência para Moçambique.

Maputo, 14 de Dezembro de 2012 - O UNICEF em Moçambique anunciou hoje a nomeação do cantor Stewart Sukuma como seu Embaixador Nacional de Boa Vontade.

Esta é a primeira vez que a agência nomeia um embaixador em Moçambique, e acontece após seis anos de cooperação entre o cantor e o UNICEF.

"Este compromisso com o UNICEF é uma grande honra e responsabilidade para mim, particularmente este ano em que comemoro os meus 30 anos como um artista", disse Stewart Sukuma na cerimónia de nomeação hoje em Maputo. "Os artistas e personalidades têm um papel fundamental a desempenhar na promoção do bem-estar da criança, e esta é a minha contribuição para as crianças do meu país."

"Estamos muito satisfeitos que Stewart Sukuma se tenha disponibilizado para este importante papel humanitário", disse o representante do UNICEF em Moçambique Jesper Morch. "Esta nomeação é um reconhecimento do seu empenho e liderança nas questões da criança e da juventude ao longo da sua célebre carreira."

Stewart Sukuma
© UNICEF Mozambique/2012/E.Machiana
"Artistas têm um papel crucial na promoção dos direitos da criança", disse o novo Embaixador de Boa Vontade na cerimónia de nomeação em Maputo.

Nascido em 1963 na nortenha província do Niassa, Stewart Sukuma é um aclamado músico e personalidade de televisão, conhecido por misturar música popular e tradicional, e respeitado pela sua integridade, compromisso e liderança na promoção das artes e da cultura moçambicana. Um nome familiar em Moçambique, a sua música está cada vez mais a ganhar significativo renome internacional.

Além dos seus próprios projectos filantrópicos, Stewart tem colaborado com o UNICEF em campanhas de prevenção do HIV, violência e relacionadas com a sobrevivência da criança. Stewart mobilizou destacados artistas do país em apoio às iniciativas de conscientização sobre os direitos da criança, bem como ajudou a assegurar recursos através dos seus parceiros do sector privado para financiar actuações, workshops e viagens de campo com vista a promoção dos direitos da criança.

Como parte do seu mandato de dois anos como Embaixador da Boa Vontade, Stewart vai emprestar o seu talento e influência para apoiar o UNICEF no seu trabalho para as crianças em Moçambique.

Ao longo dos anos o UNICEF tem colaborado com um leque de artistas de vanguarda no país, tais como Mingas, José Mucavele, Elvira Viegas, Neyma, Naguib, e o falecido artista plástico Malangatana, entre outros, com vista a colocar a criança no centro da agenda de desenvolvimento nacional.

Para mais informações, favor contactar:

Gabriel Pereira, Oficial de Comunicação, tel. (+258) 21 481 100; e-mail: gpereira@unicef.org

 

 

 

 

Redes sociais

Search:

 Email this article

unite for children