Imprensa

Centro de imprensa

Notícias

Comunicados de imprensa

Discursos oficiais

Vídeos

Fotografias

Rede de jornalistas amigos da criança

Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão

Calendário de eventos

Informação prática

Contacte-nos

Galeria de fotos

 

Semana Nacional de Saúde, 26 a 30 de Novembro de 2012

Semana Nacional de Saúde, 26 a 30 de Novembro de 2012
© UNICEF Moçambique
Como parte da Semana Nacional de Saúde, crianças menores de cinco anos devem receber suplementação de Vitamina A para evitar a cegueira nocturna, proteger o organismo contra infecções e ajudar no crescimento e desenvolvimento.

Leve a sua criança menor de 5 anos ao Posto de Saúde. Mulher em idade fértil vá também.

MAPUTO, Moçambique, 23 de Novembro de 2012 – Começa na Segunda-feira, dia 26 de Novembro de 2012, a Semana Nacional de Saúde, onde, durante cinco dias, serão oferecidas intervenções para melhorar a saúde de mais quatro milhões de crianças menores de cinco anos e cerca de 500 mil mulheres em idade reprodutiva.

Em todo o País, todas as crianças entre os zero e cinco anos de idade serão vacinadas contra a pólio, as crianças com idade entre os seis e 59 meses receberão o suplemento de Vitamina A, enquanto as crianças a partir de um ano de idade deverão ser desparasitadas contra as lombrigas. A desparasitação e a suplementação com a Vitamina A devem ser feitas de seis em seis meses, enquanto as vacinas contra a poliomielite e outras doenças devem obedecer a rotina de vacinação prevista no calendário do Programa Alargado de Vacinação.

Enquanto isso todos os rapazes e raparigas, homens e mulheres em idade reprodutiva que estiverem interessados irão beneficiar-se de sessões de aconselhamento sobre o planeamento familiar e receberão anticonceptivos de acordo com a sua escolha.

Ao longo dos últimos trintas dias, uma ampla mobilização social envolvendo os órgãos de comunicação social, foi levada a cabo com o objectivo de informar todos os pais e outras pessoas que cuidam de crianças, professores, educadores, o sector privado, líderes comunitários, religiosos e dos partidos políticos sobre a necessidade de levarem as suas crianças para receberem vacina contra a pólio e suplementação com Vitamina A, que é muito importante para o fortalecimento do sistema imunológico das crianças, de forma a protegê-las contra doenças infecciosas.

A Semana Nacional de Saúde decorrerá em todas as unidades sanitárias do país e brigadas móveis de saúde visitarão as comunidades no período de 26 a 30 de Novembro de 2012.

O Ministério da Saúde realizará estas intervenções com o apoio de seus parceiros internacionais entre os quais a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Fundo das Nações Unidas para a População, a Save the Children, a Agência Britânica de Assistência (UKaid), a Agência Canadiana para o Desenvolvimento Internacional (CIDA), o Banco Mundial, a Hellen Keller International e o UNICEF.

Para mais informações, favor contactar

Gabriel Pereira, UNICEF Moçambique, tel. (+258) 21 481 100;
email: maputo@unicef.org

 

 

 

 

Redes sociais

Search:

 Email this article

unite for children