Imprensa

Centro de imprensa

Notícias

Comunicados de imprensa

Discursos oficiais

Vídeos

Fotografias

Rede de jornalistas amigos da criança

Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão

Calendário de eventos

Informação prática

Contacte-nos

Galeria de fotos

 

Moçambique vai introduzir vacina contra a pneumonia no primeiro semestre de 2013

Moçambique vai introduzir vacina contra a pneumonia no primeiro semestre de 2003
© UNICEF Moçambique
A vacina pneumocócica será introduzida através de uma parceria entre o Governo de Moçambique e a Aliança GAVI - que inclui o UNICEF, a OMS e a sociedade civil.

MAPUTO, Moçambique, 12 de Novembro 2012 - Moçambique vai introduzir no primeiro semestre do próximo ano, a vacina pneumocócica, com vista a prevenir e reduzir a mortalidade causada por esta doença respiratória que afecta maioritariamente crianças.

A vacina será introduzida através de uma parceria entre o Governo de Moçambique e a Aliança GAVI - que inclui o UNICEF, a OMS e a sociedade civil.

O Estudo Nacional Sobre a Mortalidade Infantil em Moçambique (MISAU, London School of Hygiene and Tropical Medicine, UNICEF, 2009) indica que as doenças respiratórias são a causa de aproximadamente 10 por cento das mortes registadas no país entre crianças menores de cinco anos de idade.

Em contrapartida o Inquérito de Indicadores Múltiplos de 2008 revelou que apenas 22 por cento das crianças com suspeita de pneumonia recebem antibióticos adequados e a tempo em Moçambique.

Para garantir o acesso ao diagnóstico e tratamento desta doença, o Sistema Nacional de Saúde já está a colocar em todas as províncias Agentes Polivalentes Elementares (APEs), que são formados para diagnosticar casos de infecções respiratórias agudas.

Os APEs também são regularmente abastecidos com medicamentos essenciais pelo Ministério da Saúde, inclusive a amoxicillina para o tratamento da pneumonia.

A pneumonia é uma das principais causas de mortalidade de crianças menores de cinco anos a nível mundial, respondendo por 18 por cento dos cerca de 6,9 milhões de mortes por ano ou cerca de 1,3 milhões de crianças por ano.

No mundo, uma criança morre de pneumonia a cada 25 segundos e cerca de 3.400 por dia.

A pneumonia é uma doença que pode surgir em decorrência de doenças imuno-preveníveis, como sarampo e tosse convulsa e frequente em famílias de baixa renda que usam lenha, esterco, carvão e outros combustíveis sólidos para cozinhar ou aquecimento, com fogos e fogões mal ventilados.

Para mais informações, favor contactar

Gabriel Pereira, UNICEF Moçambique, tel. (+258) 21 481 100; email: maputo@unicef.org

 

 
Search:

 Email this article

unite for children