Imprensa

Centro de imprensa

Notícias

Comunicados de imprensa

Discursos oficiais

Vídeos

Fotografias

Rede de jornalistas amigos da criança

Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão

Calendário de eventos

Informação prática

Contacte-nos

Galeria de fotos

 

RECAC lança quarta edição do relatório Criança na Imprensa 2011 e Fundo de Apoio 2012

Criança na Imprensa 2012- análise da cobertura jornalístiva
RECAC lança 4ª edição do relatório Criança na Imprensa 2011 e Fundo de Apoio 2012

MAPUTO, 18 de Setembro de 2012 - A Rede de Comunicadores Amigos da Criança, RECAC – Comunicações e Direitos, que tem como missão, promover a protecção e realização dos Direitos Humanos e da Criança, através dos Media, lançou, no dia 17 de Setembro em Maputo, a 4ª edição do Relatório “Criança na Imprensa 2012- análise da cobertura jornalística” em parceria com o UNICEF e a Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane.

O lançamento teve lugar na Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane, e contou com a participação dos estudantes, jornalistas seniores e representantes do UNICEF.

O relatório foi lançado oficialmente pelo representante do UNICEF, Jesper Morch.

De acordo com o representante do UNICEF, Jesper Morch, para a opinião pública em Moçambique, o papel dos media é muito importante para a consciencialização do que se está a passar no país relativamente a criança. Para UNICEF é muito importante que as crianças estejam em todas as agendas políticas e também das agendas do desenvolvimento do país.

“Estou impressionado com a RECAC, pois esta joga um papel activo na promoção dos direitos da criança no país. Estou em Moçambique há dois anos e pude ver o melhoramento concreto na cobertura e no número de artigos relacionados com a criança, em termos quantitativos e também qualitativos, porém, o mais importante é continuar a monitoria e vigilância deste processo”. Disse o representante do UNICEF

Embora o representante do UNICEF, Jesper Morch, se sinta satisfeito com o trabalho da RECAC e do melhoramento em termos quantitativos e qualitativos na cobertura e promoção aos direitos da criança em Moçambique, este vê vários e difíceis desafios pela frente, pelo facto de em Moçambique, a criança se encontrar ainda em condições muito deploráveis.

Para Jesper Morch, os desafios são: combater a falta de qualidade na educação, no acesso a saúde, saneamento e pobreza. Morch acrescentou que Moçambique logrou coisas muito impressionantes, no entanto, os pobres em Moçambique são mais que a metade da população e os mais vulneráveis são as crianças, como demonstram os índices sobre a nutrição, saúde, saneamento, educação e sua protecção.

Jesper Morch, disse ainda que a industrialização, os mega-projectos, deviam contribuir para a redução dos problemas que a criança enfrenta no país.

Para além do relatório “A Criança na imprensa - uma análise da cobertura jornalística 2011” foram anunciados, pelo presidente do Conselho Nacional Governativo da RECAC, Lázaro Mabunda, os melhores textos jornalísticos, vencedores do Prémio Fundo de Apoio aos Trabalhos Jornalísticos sobre a Criança 2011.

O Prémio do Fundo de Apoio é de sessenta mil meticais, mas nesta edição será repartido por dois vencedores, Cláudio Saúte com o artigo publicado no jornal Canal de Moçambique com o título: “Trabalho infantil deixa a nu os problemas do distrito da Massinga” e Suizane Rafael com os artigo “Crianças com poucos direitos…”, publicado no jornal Faísca impresso em Lichinga.

Na mesma ocasião, foi lançado, pelo director da Escola de Comunicação e Artes, Nataniel Ngomane, o Fundo de Apoio de 2012, destinado a jornalistas e comunicadores membros da RECAC, que pretendam produzir reportagens investigativas sobre a Criança.

Com esta iniciativa, a RECAC, em parceria com o UNICEF pretende estimular o desenvolvimento de reportagens mais abrangentes e pertinentes sobre a situação da Criança e realização dos seus direitos nos vários pontos do país, e a abordagem de assuntos que têm merecido menor atenção dos Media.

Para mais informação queira visite http://www.recac.org.mz/

 

 

 

 

Relatório Criança na Imprensa 2011 em PDF

Search:

 Email this article

unite for children