HIV e SIDA

Resposta integrada ao HIV e SIDA

O que está sendo feito

Juntos Pelas Crianças Juntos Contra o SIDA

O que os parlamentares podem fazer sobre o HIV/SIDA

Notícias

Vidas reais

 

Juntos Pelas Crianças Juntos Contra o SIDA

JUNTOS PELAS CRIANÇAS, JUNTOS CONTRA O SIDA é uma campanha de cinco anos que tem por finalidade colocar as crianças no centro da resposta nacional ao HIV/SIDA.

A campanha é um urgente apelo à acção com vista a consciencializar para o devastador impacto da pandemia sobre as crianças e expandir todos os programas de prevenção, tratamento, prestação de cuidados e apoio a crianças.

A campanha apela a todas as partes da sociedade moçambicana a juntarem-se com vista a responder ao desafio colocado pela pandemia do SIDA, incluindo instituições do governo, sistema das Nações Unidas, organizações não-governamentais, grupos comunitários, instituições comunitárias, sector empresarial, órgãos de comunicação, líderes religiosos e os próprios jovens.

JUNTOS PELAS CRIANÇAS, JUNTOS CONTRA O SIDA faz parte de uma campanha global que foi lançada pelas Nações Unidas em Nova Iorque, a 25 de Outubro, pelo então Secretário Geral Kofi Annan, a Directora Executiva do UNICEF, Ann M. Veneman, e o Director Executivo da ONUSIDA, Peter Piot. Trata-se da maior campanha já montada para chamar a atenção do mundo para o impacto global do HIV/SIDA nas crianças e nos jovens.

A face da SIDA é a face de uma criança

O HIV/SIDA está a transformar a infância de milhões de crianças. Em Moçambique, mais de um milhão de crianças estão directamente afectadas pela pandemia, seja porque estão elas próprias a viver com o vírus, seja porque perderam um ou ambos os progenitores, seja ainda porque estão a cuidar de membros da família que sofrem de doenças relacionadas com o SIDA. Tal como na maior parte dos países da África Austral, as mulheres e raparigas são particularmente afectadas.

Em Moçambique:

  • 95 mil  adolescentes dos 15 a 19 anos vivem com HIV/SIDA
  • há 350.000 crianças órfãs de pais devido ao SIDA

A resposta ao HIV/SIDA em Moçambique está a ganhar ritmo, mas muito há ainda a fazer para travar e reverter a propagação da doença, devendo as crianças estar no centro de todas as intervenções contra o HIV/SIDA.

 

 

 

 

 

Páginas relacionadas

Publicações

Uma Chamada para a Acção: Crianças, a Face Oculta do SIDA

Children and AIDS: A stocktaking report


Search:

 Email this article

unite for children