HIV e SIDA

Resposta integrada ao HIV e SIDA

O que está sendo feito

Juntos Pelas Crianças Juntos Contra o SIDA

O que os parlamentares podem fazer sobre o HIV/SIDA

Notícias

Vidas reais

 

O que está sendo feito

© UNICEF/MOZA-01638/G.Pirozzi

Prevenção da transmissão vertical

Entre 2010 e 2011, o UNICEF continuará a apoiar o Ministério da Saúde e outros parceiros a expandir o programa de PTV e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos às mulheres grávidas.  

Para prevenir a transmissão do HIV de mãe para filho, o Ministério da Saúde pretende expandir os serviços de PTV a todas as unidades sanitárias com cuidados pré-natais e maternidades, com o objectivo de abranger 861 até 2011.  

O Ministério da Saúde promove o tratamento pediátrico através de ligações com outras intervenções de sobrevivência infantil, tais como a suplementação da vitamina A, imunização, e práticas seguras de alimentação de lactentes e de crianças da primeira infância.

A prevenção e tratamento do HIV esções incorporados na abordagem da Gestão Integrada de Doenças da Infância, a fim de detectar e tratar as criancas vivendo com HIV ainda cedo.

Expansão do tratamento pediátrico

Na área do tratamento do SIDA pediátrico, o Ministério da Saúde recebe o apoio do UNICEF e seus parceiros para expandir o tratamento, cuidados e apoio às crianças vivendo com o HIV em todo o país.   

Entre 2010 e 2011, o UNICEF e seus parceiros continuarão apoiando o Ministério da Saúde nos 173 postos apoiados pelo UNICEF e irão apoiar a criação de novos postos, trazendo o número de postos apoiados pelo UNICEF para 215.  

Nos últimos anos, cresceu drasticamente o número de postos fornecendo um ou mais elementos de cuidados, tratamento pacote de nutrição necessário para crianças expostas e/ou infectadas com o HIV.  

A estratégia para os próximos três anos será de reforçar a qualidade dos servicos nos postos já existentes em todo o país e criar ligações mais fortes com os serviços de PTV, diagnóstico precoce infantil e actividades comunitárias.  

Prevenção de novas infecções

O UNICEF continuará a expandir as actividades de prevenção para crianças e jovens em todo o país em apoio ao Governo e parceiros da sociedade civil. Entre 2010 e  2011, o UNICEF focalizará as suas actividades de prevenção do HIV em crianças na escola, com idades entre os 10 e 14 anos, complementando as actividades de prevenção do HIV para os outros grupos etários realizadas pelo Governo e outros parceiros de desenvolvimento no país.  

Ao mesmo tempo, o UNICEF continuará expandindo e reforçando as actividades comunitárias, usando vários canais de comunicação comunitária, tais como as brigadas móveis multimédia, programas de criança-para-criança nos meios de comunicação social e redes de teatro.  

Protecção de crianças vulneráveis

O Governo,instituições nacionais e a sociedade civil são apoiadas pelo UNICEF e outros parceiros para melhorar o acesso aos serviços básicos e protecção social das crianças órfãs e vulneráveis nas províncias mais afectadas pelo HIV e SIDA.  

Entre 2010 e 2011, o UNICEF continuará apoiando a expansão de serviços para crianças órfãs e vulneráveis em conformidade com a estratégia nacional através da prestação de serviços directos e programas de protecção social.  

O trabalho do UNICEF é orientado pelo Plano de Acção Nacional para Crianças Órfãs e Vulneráveis, o que realça os principais princípios de intervenção, metas e acções prioritárias que foram acordadas pelo Governo, sociedade civil e parceiros multilaterais.  

O plano visa cobrir 1,3 milhões de crianças órfãs e vulneráveis com um conjunto de seis serviços básicos: educação, cuidados de saúde, apoio material/financeiro (incluindo o acesso a atestados de pobreza), apoio nutricional, apoio psicossocial e assistência legal (incluindo o acesso às certidões de nascimento).

 

 
Search:

 Email this article

unite for children